TALMIDIM DE YESHUA!

TALMIDIM DE YESHUA!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

VIDEOS PARASHÁ NÔACH ANO 5770 MINISTÉRIO ENSINANDO DE SIÃO

Videos parashá Noach Ministério Ensinando de Sião:

parte 1 parte 2 parte 3  parte 4 parte 5 parte 6 parte 7

Peça ao Eterno discernimento e ore para que o Senhor só permita você aprender aquilo que vem do Eterno! Peça ao seu Espírito Santo para que te conduza e esteja contigo!
Os homens são falhos e assim como eu e você, todos podem errar, indiferente de ser sacerdote, levita ou rei! Só o nosso Messias é a verdade! Siga seus passos! Discípulos são os que seguem e falam do seu mestre. Pegue sua cruz e o siga!
Que o Senhor tenha misericórdia de todos nós!
D-us te abençoe!

PARASHÁ NÔACH (NOÉ)

Olá queridos do Eterno!

A parashá Nôach começa com as gerações de Noé e apresentando o mesmo como um homem justo!

Mais o que seria justo, justiça? Bom a própria Toráh pode nos responder! Justo/justiça segundo Dt 6:24-25 é guardar os estatutos e mandamentos do Senhor!

Noé apesar de não conhecer a Toráh, já guardava as leis de D-us em seu coração, semelhantemente a Abel e a todos aqueles que receberam depois de Yeshua a nova aliança de Jr 31:31, de que o Eterno colocaria sua Lei no nosso coração.

Apesar de Noé viver em um local cercado de iniquidade, mantinha-se fiel ao Eterno. Noé andava com   D-us!

Hoje não é diferente, vivemos cercados de maldade, mas podemos nos manter fiéis, graças ao Espírito do Senhor e ao entendimento que ele nos dá de sua Palavra. 

Noé era descendente da linhagem de Sete, aquela que se mantinha fiel ao Senhor!

O Eterno pede que ele faça uma arca e coloque 7 pares de animais puros e 1 par de animais impuros.

Noé demora 120 anos para construir a arca. Ele entra na arca com 600 anos. Então possuia 480 quando começou seu Chamado.

No dia 17 do segundo mês do ano 600 da vida de Noé, as forças que sustentam o mar foram rompidas. D-us fecha a porta da arca.

Por 40 dias e 40 noites a chuva cai sobre a face da terra. Os picos mais altos foram cobertos pela água e ainda mais 7 metros. Como exemplo coloco o Everest, que possui 8.848m.

150 dias as águas prevaleceram sobre a terra, depois disso D-us se lembrou de Noé.

17/07 do ano 600 de Noé a arca repousa sobre o monte Ararat, que possui 5.165m. 01/10 do ano 600 de Noé, os cumes dos montes começam a aparecer!

Noé solta um corvo, mas ele retorna! Depois disso Noé solta uma pomba, mas ela retorna! Mais uma vez ele solta uma pomba e ela volta com um ramo de oliveira no bico.

No dia 01/01 do ano 601 de Noé as águas secaram sobre a terra. No dia 27/02/ d ano 601 de Noé, eles saem da arca.

Após 1 ano na arca, chegando em solo, Noé faz um altar ao Senhor! Ele provavelmente agradeceu ao Eterno pela sua misericórdia, pois de toda terra, sua família era a única a possuir a vida. Os animais usados no sacrifício foram animais puros, é o que achamos e vemos na Toráh.

Toda vitória ou derrota tem que ter um altar ao Eterno! Se você vence, agradeça a Benção do Eterno, se perde, talvez aquilo fosse te fazer mau no futuro, ou não era a hora. A vontade do Eterno é boa, perfeita e agradável! Rm 12:2

D-us se alegra com o sacrifício e promete não amaldiçoar a terra por causa do homem. Ele deixa um sinal para lembrar, o arco-íris. O eterno ainda faz outra promessa, de que haveria frio e calor, inverno e verão, dia e noite enquanto durar a Terra.

O Eterno então libera o consumo de carne, desde que não fosse comido o sangue, pois a vida está no sangue. Ele condena o assassinato também, dizendo que cobrará o sangue pelo homem derramado.

Isso nos leva a At 15:20-21 onde Tiago revela aos gentios as regras iniciais de conduta cristã. Noé ainda não era judeu, visto que apenas depois de Abraão a linhagem judaica se formou, portanto era como gentio.
As regras impostas por D-us a Noé foram usadas por Tiago para nos mostrar o ínicio do caminho santo, portanto devemos obedecer essas regras.

São elas:


1. Creia em D-us - não adore ídolos (Reconheça que existe apenas um D’us)
2. Respeite a D-us e louve-O - não blasfeme usando Seu nome em vão. (Respeite o Criador)
3. Respeite a vida humana - não mate (Respeite a vida humana)
4. Respeite a instituição do casamento - não cometa atos sexuais imorais (Respeite a instituição do casamento)
5. Respeite os direitos e a propriedade dos outros - não furte (Respeite a propriedade alheia)
6. Respeite as criaturas de D’us (Respeite todas as criaturas)
7. Promova a justiça (Estabeleça tribunais de justiça)
                                                         
Após, Noé planta a 1º vinha e se embriaga com ela. Cam, ao ver o pai nu em sua barraca chama os outros irmãos para apreciarem a cena. Os irmãos cobrem o pai com todo respeito, sem se quer olhar para ele.

Ao acordar, Noé fica sabendo do fato e amaldiçoa Cam! Nesse ponto alguns estudiosos acreditam que Cam fez alguma imoralidade com o pai, por isso a maldição!

Dos filhos de Noé, Cam deu origem aos:

Cananeus, Egípcios, Filisteu, Hititas e Amorreus. (África)

Jafé deu origem aos:

Gregos, Tácios E Citas. (Europa)

Sem, de Semitas, deu origem aos:

Hebreus, Caldeus, Assírios, Persas e Sírios. (Oriente Médio).

Dai entramos na história da torre de Babel(Babilônia), onde os homens, que falavam um idioma, resolveram criar uma torre que chegasse aos céus, monumento em honra deles mesmos, para que todos pudessem ver sua maravilha.

O Eterno desce e olha para aquilo e diz não haveria restrição ao que o homem intentassem fazer e que Ele confundiria os homens e os espalharia. Por isso o nome Babel que significa confusão!

A parashá termina com a descendencia de Sem que gera Tera, que gera Abraão.

Tera, pai de Abraão sai da terra de Ur dos caldeus levando consigo Abraão e sua esposa Sarai, Ló que era filho de Harã, irmão de Abraão que havia morrido, e vai em direção a Canaã.
Eles resolvem morar na cidade de Harã e ali morre Tera.

Bom amados de D-us, assim terminamos mais um dia de estudo!
Mais uma vez e sempre quero dizer que devemos orar ao Eterno e pedir que ele nos mostre o caminho correto! Todos podem errar e nós, como um devemos seguir juntos, um ajudando o outro, para que cheguemos juntos aos pés do Senhor!

D-us os abençoe e os guarde, faça resplandescer o Seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti! Que o Eterno te abençoe e te guarde e te dê a Shalom!
Amo vocês!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

VIDEOS PARASHÁ BERESHIT ANO 5770 MINISTÉRIO ENSINANDO DE SIÃO.

Videos parashá Bereshit ano 5770 Ensinando de Sião.

Peça ao Eterno discernimento e ore para que o Senhor só permita você aprender aquilo que vem do Eterno! Peça ao seu Espírito Santo para que te conduza e esteja contigo!
Os homens são falhos e assim como eu e você, todos podem errar, indiferente de ser sacerdote, levita ou rei! Só o nosso Messias é a verdade! Siga seus passos! Discipulos são os que seguem e falam do seu mestre. Pegue sua cruz e o siga!
Que o Senhor tenha misericórdia de todos nós!
D-us te abençoe!

PARASHÁ BERESHIT (NO PRINCÍPIO).


A Toráh e a primeira parashá falam da criação, das obras do Senhor para construir o universo, a Terra e os seres viventes.
A Toráh significa ensinamento, e apresenta uma moral inabalável, que a diferencia de todos os livros de outras religiões assim como toda a palavra do Senhor, do início ao fim.
Em seu primeiro capítulo, Gênesis, o livro que se atribui ao profeta Moisés fala generalizadamente sobre os princípios da criação. O Eterno apenas lança uma Palavra e assim houve a luz! Sabemos que Yeshua é o Verbo, a Palavra, e que estava presente na criação.
Toda criação se faz de maneira organizada, com todos os elementos integrados e em total harmonia.
È importante a gente perceber que antes da criação dos astros não havia 24 horas na terra e que os astros foram criados para o homem perceber a mudança de dias, tempos, estações e outros.
O tempo foi criado para o homem, e o Eterno não se limita nesse tempo. Portanto não podemos afirmar o tempo em que foram criadas as obras de D-us! D-us não se limita a tempo, ele é Eterno!
È fundamental termos em mente que o calendário bíblico é o lunar! Ou seja, o dia começa ao por do sol e termina nele.
O Rabino Marcelo Guimarães nos ensina em suas pregações sobre algumas leis interessantes na criação.
Vejamos o exemplo das sementes. O Eterno diz “produza a terra erva verde” Se olharmos bem, o Eterno lança uma palavra a terra e ela produz a semente que possui todas as características bioquímicas da terra que a formou! A semente precisa da terra para crescer e viver!
Ou seja, para que haja criação a necessidade da ordem de D-us! Segundo, a criação tem a mesma estrutura do criador! Terceiro, a criação precisa do criador para se manter! Aleluia!
Assim se faz com os peixes, aves e animais!
Quando o homem é criado à ordem vem do Eterno, mas o veículo não é mais a terra ou a água, e sim o próprio D-us! Por isso temos sua natureza e precisamos do Eterno para Viver em plenitude!
Até aqui podemos dizer que o dia tinha 24 horas na terra, mas Adão e Eva eram eternos, pois não havia pecado no homem e, portanto não havia morte.
O segundo capítulo nos mostra o Eterno abençoando o Shabat, como dia de descanso de suas obras e nos mostra mais especificamente a criação do corpo humano, como veículo do espírito.
D-us manda o homem governar! Adão nomeia os animais!
A mulher é tirada de Adão, de sua costela e o Senhor nos mostra que ela será uma adjutora, uma auxiliadora do homem.
O Senhor deixa claro que não poderiam comer do fruto da árvore do  conhecimento do bem e do mau. Eva é enganada pela cobra!
Preste atenção como provavelmente Adão colocou um mandamento a mais na proteção de Eva em relação ao fruto proibido! Eva diz à cobra que não podia tocar nem comer! D-us diz a Adão que não podia comer!! Ele não fala nada a Eva até o momento da maldição!
 Importante observar que a cobra não manda  que ela coma a fruta, mas faz com que ela perceba a beleza do fruto, fazendo ela perceber a cobiça.
O nosso adversário age na nossa vida dessa maneira, fazendo com que a gente cobice o que não pode o que normalmente é a nossa fraqueza.
Eva e Adão ao comer o fruto atentam para suas almas que tomam as rédeas do homem, e de imediato sentimentos surgem como medo, rejeição, vergonha.......
Na viração do dia o Eterno vinha se relacionar com o homem. Observe ao por do sol como a natureza canta e se alegram através dos cantos dos pássaros, borboletas voando e animais eufóricos.
Ao encontrar com D-us, após tentarem se esconder do Onisciente, Adão tenta jogar sua culpa na mulher, como todo homem normalmente faz! A mulher diz que a serpente a enganou!
O Eterno amaldiçoa a cobra a rastejar pelo chão e a comer o pó! Eu nunca vi cobra comer pó! A palavra em hebraico ADAM que é o nome de Adão também que dizer terra. Portanto acho que talvez aqui possamos entender como o adversário comendo o fruto da nossa carne, ou seja, os nossos pecados e iniqüidades. Quer ver o adversário com fome? Evite pecar! Que tal essa campanha!!!
D-us faz a primeira profecia da vinda do Messias! Gn 3:15.
Ele amaldiçoa a mulher nas dores do parto e no que diz respeito ao seu desejo, ele será para seu marido que a dominará. Ao homem a maldição é em relação ao esforço para adquirir seu alimento!
A terra também é amaldiçoada e espinhos e acúleos nascem. A terra sofre desde então pelo pecado do homem.
O primeira expiação sacrifical é realizada por D-us ao matar os animais para fazer túnicas a Adão e Eva.
O Eterno expulsa o homem e a mulher do paraíso, pois agora o homem é como D-us e não pode ter mais acesso a árvore da vida, para que não seja eterna a maldade dele.
Adão e Eva têm filhos, Caim e Abel. Caim mata Abel após se revoltar, pois o Senhor não aceitou sua oferta carnal e aceitou a oferta de Abel que foi espiritual, conforme a lei que ele possivelmente ainda não conhecia, mas a tinha no seu coração.
O Eterno diz a Caim que ele poderia dominar o desejo do seu pecado, mas Caim se torna o 1º assassino e 1º nômade.
D-us coloca Sete no lugar de Abel e ele da continuidade a uma descendência justa. A geração de Caim continua mal, a ponto de na 7º geração Lameque se tornar um assassino e Enoque da geração de Sete ser arrebatado para D-us.
A conseqüência disso é que a geração de Sete subiu na arca através de Noé e não a de Caim.
Bom a palavra ainda diz que os filhos de D-us começaram a ter relacionamento com as filhas dos homens. Acredito que aqui se refere aos filhos de Sete com as filhas de Caim.
O Eterno limita a idade humana. Ele vê a maldade dos homens crescerem e se entristece, mas por misericórdia ele já prepara um escape para os justos, um protótipo de salvação através de um homem justo e isso nos leva para o nosso próximo estudo.
Que o Eterno possa nos ajudar por misericórdia a colocar Seus mandamentos em nossos corações, porque os que o amam guardam os Seus mandamentos!
D-us os abençoe e os guarde e os proteja de todo mau! Bendito seja o nome do Senhor!


PORQUE ESTUDAR COMO JUDEUS E APRENDER COM ELES?!?

Olá amados do Eterno!

Nesse último dia 02/10/2010 começamos a nos reunir para estudar a palavra do Eterno e escolhemos o método judaico para condução de nossos estudos!
Porque fizemos isso?
Bom se formos olhar a Bíblia, iremos perceber que todos os escritores eram judeus, tirando Lucas que pela quantidade de informações dadas em seu livro no mínimo conhecia muito bem os costumes e tradições judaicas.
Outro quesito importante é que, por ser um livro judaico, os costumes e hábitos descritos nela são judaicos, portanto sendo necessário um conhecimento prévio dessa cultura para um entendimento mais apurado, e isso só é possível buscando entender essa cultura seja por livros ou por contato com os que a vivem.
O afastamento da igreja de Israel nos trouxe, infelizmente, a introdução de costumes pagãos originados de Roma e Grécia que nos afastaram de alguns princípios bíblicos importantes para nossa santificação. Não estou dizendo que se a igreja estivesse caminhado com Israel isso não aconteceria. È só olhar mais atentamente o judaísmo hoje, e veremos falsos princípios também adotados.
Um dos princípios perdidos, foi a leitura e estudo da Toráh(ensino), que são os 5 primeiros livros da Bíblia.
Surgiram até teorias teológicas de que o Antigo Testamento era coisa de judeu!
Até hoje muitos dizem:   " Pra que saber a lei? Eu vivo no tempo da Graça!"
A Graça sempre existiu! Ou será que D-us tirou o povo do Egito por merecimento?
Acho que não né! Dt 9:4-5
Ora como se essa divisão de Novo e Velho Testamento não fosse feita pelo homem!
Em 1590 o papa Gregório inventou essa história de dividir os textos em antiga e nova aliança!
Entre muitas teorias e entradas de principios pagãos, hoje o Eterno está nos trazendo de volta para sua Palavra e não nos importa hoje teorias e principios que nos afastem da verdade escrita na Santa Palavra. Bom, foram os homens que nos guiaram, mas como todo homem, passível de erros!
Bom outro quesito está em Rm 3:1-2, onde o apóstolo Paulo afirma que as palavras de D-us foram confiadas aos judeus!
Se olharmos atentos a Rm 8, veremos que é necessário essa aproximação entre gentios e judeus, eles nos ensinando e nos mostrando aquilo que ainda não entendemos, e nós, levando de volta a eles um Messias judeu que morreu e ressucitou por todos nós! Somos parte da mesma videira! Aleluia!
Não sou contra o Cristianismo, pelo contrário, sou Cristão e me orgulho disso! Apenas desejo em todo o meu coração estar em Comunhão verdadeira com todos os filhos de D-us. Amo Israel e amo todos vocês amados que estão conosco nessa batalha em busca do aprendizado, para não pecar contra o Senhor!
Ah! pra terminar, vamos dar uma olhada em 1 Jo 3:4 para entendermos o porque de estudar a lei, a Toráh..... Você verá que o pecado é transgredir a lei! Portanto eu desejo saber a lei e fazer como o rei David, colocar ela em meu coração para não pecar contra o Senhor!

È importante ressaltar que a lei não salva, ela é apenas um caminho para se santificar, por amor do Messias, mas suas obras não salvam ninguém!!!!!

Agradeço aos irmãos judeus que nos tem ajudado a entender um pouco melhor a obra do Messias! Agradeço aos irmãos cristãos que nos ajudam da mesma forma  de igual intensidade e agradeço ao Espírito do Senhor que revela a judeus e gentios a sua vontade! Amém!

Que o Eterno te abençoe e te guarde! Faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti! Que Adonai te abençoe e te traga a Shalom!
Amo vocês! Bendito seja o nome do Senhor! Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor!

BOAS VINDAS!

Shalom amados de D-us!

Estou disponibilizando algumas mensagens que estamos estudando para os amados que perderam a oportunidade de estar conosco em nossas reuniões de estudo da palavra do Eterno.
Estarei apenas colocando resumos das discussões que foram abordadas nessas reuniões.
Possuo hoje, graças ao Eterno a oportunidade de estudar com alguns homens de D-us que acrescentam em muito a minha vida e estarei colocando os links de acesso a textos e pregações desses homens, para nosso crescimento na fé no Messias.
No momento, não colocarei discussões que acontecerem durante os shabats na casa do meu amado irmão Charles, pois não quero tomar posse das Revelações que o Espírito de D-us o deu sem que ele tenha conhecimento disto.
Acredito que ele não se incomodaria, mas por respeito a ele e aos outros estudiosos que tenho contato, tudo o que for citado aqui será referenciado, quando o texto já estiver disponível na internet ou autorizado pelos mesmos.
Todos sabemos que tudo vem do Eterno e vem para crescimento do seu povo amado, por isso não retemos a glória que vem para o nome do Senhor, fazemos dessa forma apenas por respeito aos irmãos.
Que o Senhor nos abençoe e nos guarde é minha oração, suplicando para que nada que aqui seja postado seja engano ou pedra de tropeço para os amados de D-us.
Que o Eterno tenha misericórdia de nós e que nos de a Shalom(Paz)!

Louvado seja o nome do Senhor, bendito seja seu santo nome!