TALMIDIM DE YESHUA!

TALMIDIM DE YESHUA!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

PARASHÁ VAIÊTSEI (PARTIU)


Ola amados do Eterno, que a Paz do nosso Senhor Yeshua esteja convosco!
Continuamos a estudar os textos bíblicos e a aprender juntos quem é o nosso D-us e toda a sua grandeza manifesta! Por isso louvamos e bendizemos o nome do Santo, bendito sejas!
Nessa parashá vemos que Jacó esta fugindo de Harã por causa do que fez a Esaú, mas também vemos Isaque abençoando Jacó com a benção de Abraão e com a ordem de buscar uma esposa na casa dos parentes de sua mãe.
Sair debaixo da benção é certeza de sucesso! Toda liderança que esta sobre sua vida tem autoridade para te abençoar! Abençoar é dar autoridade para prosperar em tudo que você tocar!
 Se observarmos bem, Abraão mandou Eliesér buscar uma esposa para Isaque, para que ele não saísse da terra prometida e do chamado dele, mas ele não tem esse cuidado com seu filho Jacó. Será que Isaque negligenciou esse chamado que sua semente assim como ele herdaria? Não! Jacó teve um problema pessoal e isso lhe fez sair da terra.
Mas observe que Jacó teve um encontro com D-us, no seu caminho a Harã, onde ele vê uma escada ligando o céu a terra!
O Rosh Tiago, da congregação Moreshet Yeshua, nos lembra bem das palavras do Mestre : “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai se não por mim!”  
Essa escada ligava a terra ao céu, o material ao espiritual, D-us aos homens! Eu consigo ver Yeshua em toda palavra e o glorifico!
Observe que D-us se nomeia por D-us de Abraão e de Isaque, não de Jacó! Ele ainda não tinha tido um contato íntimo com o Eterno! Ali o Senhor promete as bênçãos de Abraão e que Jacó voltaria para casa em paz e que o Senhor o guardaria! Pronto! D-us já havia resolvido a volta de Jacó!
Jacó faz um voto para D-us e ergue a Ele um monumento de pedra e coloca o nome desse local Betel, que significa casa de D-us!
Jacó chega a Harã e conhece Raquel! Raquel conta a Labão seu pai sobre Jacó e ele é levado a ficar em sua casa. Após 1 mês Labão pergunta a Jacó qual seria seu salário para trabalhar com ele e Jacó apaixonado promete trabalhar 7 anos para casar com Raquel! A Bíblia diz que esses 7 anos passaram como poucos dias, tamanho o amor de Jacó! Após 7 anos Jacó se casa e no momento da relação sexual ele é enganado e acaba dormindo com Léia. Observe que Jacó foi enganado e não o enganador dessa vez! A lei da semeadura mostra que o que plantamos colhemos! Jacó foi enganado provavelmente pela ausência de luz e excesso de roupas do ritual casamentório judaico antigo.
Jacó reclama a Labão que diz que a tradição era a mais velha casar primeiro, mas que Jacó poderia se casar com Raquel trabalhando mais 7 anos. Jacó aceita.
Começam a nascer os filhos de Jacó. Raquel assim como Rebeca e Sara era estéril.
Léia era deixada de lado por Jacó e D-us vendo isso fez com que Léia engravidasse. Nasceram Rubens, Simeão, Levi e Judá.
Raquel vendo isso reclama a Jacó que se não tivesse um filho morreria! Mas Jacó a repreende e diz que somente D-us poderia fazer com que ela engravidasse. Raquel assim como Sara da sua serva Bila a Jacó, para ter através dela filhos. Nascem de Bila dois filhos, Dã e Naftali.
Léia por usa vez resolve fazer o mesmo, já que não engravidava mais e da Zilpa a Jacó, para ter filhos através dela. Nasce Gade e Aser.
Após esses episódios, Rubens vai ao campo e consegue umas mandrágoras. Raquel implora pelas mandrágoras e acaba vendendo Jacó a Léia por uma noite em troca das ervas.
Mandrágoras acreditam-se ter propriedades afrodisíacas e que ajudava as mulheres a engravidar! Raquel que não conhecia o D-us de Abraão apelou para outras formas de conseguir o que queria e não parou para ver que o D-us de seu marido era suficiente para lhe atender! Lembre da repreensão de Jacó a Raquel.
Por conseqüência D-us abre a madre de Léia novamente e ela engravida. Nasce Issacar, Zebulom e Dina.
Parece que Raquel aprendeu como chamar a atenção do Senhor! Eu acredito que ela começou a orar de coração e D-us ouviu seu clamor! Nasce de Raquel José!
Significado dos nomes dos filhos de Jacó:
Rúben (que significa eis um filho)
Simeão (escuta)
Levi (apego)
Judá (louvor)
Dã (justiça)
Naftali (luta)
Gade (boa sorte)
Aser (feliz)
Issacar (alugado, ou recompensa)
Zebulom (habitação)
Diná (justificada).
José (Ele tirou, ou possa Ele acrescentar)
Depois do nascimento de José, Jacó resolve voltar para casa, para seu chamado e é “impedido” por Labão que o tenta através de um salário melhor.  Labão teve seus olhos descobertos e conseguiu enxergar que a benção que o atingia vinha não por sua causa, mas por causa de Jacó!
Observe que o mesmo Labão tentou frear a ida de sua irmã Rebeca para se casar com Isaque... Gn 24:55
Jacó aceita e combina com Labão que ficaria com os malhados do rebanho de Labão. Ele concorda, mas antes manda os malhados para seus filhos a uma distancia de 3 dias de Jacó. Jacó prepara uma forma de conquistar seu salário, descascando galhos e os colocando de frente ao bebedouro do rebanho, onde normalmente eles cruzavam.
Naquela época acreditava-se que as impressões vividas durante o acasalamento influenciavam a prole, mas lembre-se da promessa do Senhor no começo do capitulo 28:13-15, que foi o que realmente o ajudou! Gn 31:11-12
D-us abençoava Jacó e seu rebanho crescia a cada dia e os fortes eram de Jacó e os fracos de Labão.
Os filhos de Labão e o próprio começam a sentir inveja de Jacó! Jacó recebe ordens de D-us para retornar a terra de seus pais e ele chama suas esposas e diz que é o momento de irem embora!
Suas esposas aceitam e manifestam sua indignação em relação ao seu pai e concordam com sua posição e com a ordem de D-us.
Labão saiu para tosquiar as ovelhas e Jacó nesse momento sai em direção à casa de seus pais. Ele não fala com Labão, pois tinha medo de não poder levar as esposas e seu salário.
 Raquel antes de ir rouba os deuses de seu pai sem ninguém saber. Mas por que ela fez isso?
Não podemos afirmar, mas pelo comentário dela sobre herança quando conversava com Jacó no campo sobre a ida para casa de seu sogro, podemos conjecturar que ela roubou os ídolos por conta de uma tradição antiga que dizia que aquele que tivesse os ídolos era o dono da maior parte da herança. Podemos também conjecturar que ela roubou os ídolos para Labão não receber por esses o caminho da fuga de Jacó.
Labão descobre a fuga de Jacó e sai para persegui-lo. D-us aparece a ele e diz para ele não falar nada a Jacó, nem bem e nem mau. Na gíria, D-us mandou um recado bem claro: presta atenção com quem você vai mexer!  Eu sou o D-us dele!
Labão agora se mostra preocupado com os netos e as filhas, diferentemente de antes da fuga. Reclama a devolução dos ídolos e Jacó afirma que quem tivesse pegado os ídolos seria morto! Labão procura e não acha os ídolos. Raquel senta por cima deles, que estavam na albarda de um camelo e não se levanta alegando estar menstruada.
Jacó reclama com Labão e o expõe na frente de todos às vezes em que foi enganado e que não havia feito nada de errado, já que havia pagado pelas mulheres com seu trabalho e saia apenas levando o fruto de seu trabalho!  Ele da à Glória a D-us, já que afirma que se não fosse o Senhor ele não teria nada do que estava ali agora!
Labão e Jacó fazem um pacto de paz! Labão volta a Harã e Jacó segue para Canaã!
Jacó encontra anjos no caminho e da o nome do local em que estava Maanaim, que significa dois exércitos.
Assim termina a Parashá de hoje! Observe alguns aspectos importantes:
A família de Jacó teve problemas, pois na verdade eram 2 famílias que acabaram se “tornando” quatro famílias. As brigas entre Léia e Raquel são fruto de um casamento onde a atenção era desviada de um para o outro, permitindo assim sentimentos de recusa, inveja, insatisfação e outros... por isso o casamento é uma instituição entre um homem e uma só mulher! Fazendo uma piadinha, ele tinha mais de uma dor de cabeça... RS!
Outro aspecto é a tentativa de Labão em frear os planos de D-us! Podemos enxergar Labão como o adversário, aquele que tenta impedir o caminho dos escolhidos! Ele fez de tudo para impedir o chamado de Jacó, de retornar a terra, mas D-us em certo momento foi até ele e disse que saísse de cena! D-us esta com a gente assim como esteve com Jacó!
Confiem em D-us! Confie em Yeshua! A fé desses homens que estamos estudando é incrível! Eles confiavam no Senhor, criam Nele e cumpriam a parte que os cabia, de ser fiel, de buscar fazer a vontade de D-us! Eles cometeram muitos erros, assim como nós cometemos, mas eles sabiam que existia Um, que era poderoso e fiel e que os salvaria e os abençoaria e os daria a vida eterna!
È só imaginar o dia em que Abraão, Isaque e Jacó forem ressuscitados, no dia do juízo! Eles vão olhar e ver uma multidão de pessoas ajoelhadas em frente ao Messias, que é fruto da semente deles, da promessa de D-us e vão ver a herança que vos cabe, eles vão ver quantos foram salvos através deles, do fruto deles, do Senhor Yeshua! Aleluia!
Que o Senhor os abençoe! Que o Senhor tenha misericórdia! Que o Senhor vos de a Paz! E que a graça do Senhor os alcance e salve a toda sua família! Amém!
Orem constantemente pelo corpo do Messias! Orem por nós assim como oramos por vocês! Somos parte da mesma videira! Aleluia!