TALMIDIM DE YESHUA!

TALMIDIM DE YESHUA!

domingo, 30 de janeiro de 2011

PARASHÁ YITRÓ (JETRO - ABUNDÂNCIA)

PARASHÁ YITRO (JETRO/ABUNDÂNCIA)
Shalom amados do Eterno,
Hoje mais uma vez pela graça do Senhor estaremos estudando mais uma parashá, clamando e suplicando para que o Espírito de D-us esteja sobre as nossas vidas, nos conduzindo sempre dentro da sua palavra de amor e justiça.
Jetro, sogro de Moisés, que era sacerdote de Midian ouve falar da glória de D-us e do que ele havia feito ao povo de Israel e parte em direção ao acampamento desse povo, levando consigo zípora, esposa de Moisés, Gers´n e Eliezer, seus filhos.
Note nesse trecho que o que D-us havia feito havia chegado aos ouvidos de Jetro muito longe dali. Assim também é a sua vida, modificada por D-us! As pessoas ouvem falar da mudança que D-us fez na sua vida e muitas começam a querer buscar esse D-us que pode fazer isso contigo! Por isso fique atento, para não deixar isso cair por terra, por comportamentos que manchão o caracter de D-us em você.
Moisés se encontra com seu sogro, mulher e filhos e os leva a sua tenda, onde conta detalhadamente o que havia acontecido até aquele momento, suas lutas e vitórias. Jetro se alegra e declara que não a D-us maior que Adonai e oferece sacrifício a Ele.
Assim nossos testemunhos podem alegrar muitos e fazerem com que através do Espírito Santo os olhos se abram e eles enxerguem que só Adonai é D-us e resolvam fazer um sacrifício de mudança de vida por amor a esse D-us.
No dia seguinte Jetro vê Moisés sentado todo o dia, resolvendo situações do povo, ensinando a lei e a vontade de D-us. Ao retornar a tenda Jetro o indaga sobre isso e o da um conselho, dizendo que o que ele fazia era bom, mas haveria um desgaste e ele não conseguiria resolver todas as pedencias e causaria desgaste para ele e o povo. É a função de Moisés ensinar a lei e ensinar ao povo como viver, mas ele deveria escolher DENTRE O POVO, homens COMPETENTES, TEMENTES, HONESTOS E INCORRUPTÍVEIS, e os constituíres líderes dentre o povo, encarregados de mil, cem, cinqüenta e dez. A Moisés deveria ser trazido só os casos mais complicados, o resto eles deveriam resolver. Assim a carga seria dividida. Moisés aceita o conselho.
Bom, aqui temos um sério ensinamento. Haviam milhares de pessoas no povo de Israel naquele momento e Moisés havia de dar conta de tudo. Impossível para um homem! Jetro da um conselho para que ele divida a carga com outros e supervisione tudo. Agora eu pergunto: não é assim hoje?
Igrejas dividem as cargas entre líderes de ministérios, que ajudam o pastor a conduzir esse barco, porém eis ao problema aqui em algumas partes, como por exemplo: A escolha está dentro desses quesitos acima, de honestidade, competência e tal? Será que em pouco tempo um pastor pode ter certeza de que um cara é pronto pra aquela função? Pois é...muitas pessoas estão antecipando ações por emoção e ferindo um povo, deixando sem direção.
Outro problema, o pastor ou padre coloca um remo na mão de um homem e fala, me ajuda a navegar, mas esse homem ou mulher caminha em direção diferente da dele e quer navegar para o outro lado! São as doutrinas diferentes.... E o pior as igrejas querem crescer e ficar monstruosas, e o povo? Talvez continue a vagar sozinho, sem ajuda e sem rumo. É hora de pensar sobre o assunto! Antes de entregar alguma coisa a alguém, treine ele dentro da verdade, prove ele, ajude-o a crescer, para depois sim pensar em crescer igreja, assim se você não capacita o que esta ao seu lado, como quer capacitar toda uma multidão? Pensem nisso!
Após 3 meses o povo chega ao Sinai e acampa ali. Moisés sobe a montanha e D-us o chama dali e o diz: para falar ao povo de Israel que eles haviam visto como Ele os havia trazido até ali, e agora se eles guardassem a aliança com Adonai, eles seriam tesouro de D-us entre as nações, reino de sacerdotes e nação santa. Moisés fala aos líderes do povo que dizem que faram tido o que Adonai quiser e pedir. Moisés retorna a D-us com a resposta. D-us diz que aparecera e ele em uma nuvem espessa, diante de todo o povo, para que vejam que Eu falo com você e confiem. D-us manda separar 3 dias para Ele, onde o povo lavaria suas roupas e se santificaria para ele. No terceiro dia Ele viria sobre o Sinai sobre os olhos de todo o povo. D-us manda que se estabeleça limites no Sinai e que ninguém deveria subir a montanha até que se tocasse as trombetas.
O povo se separou e fez tudo que D-us havia ordenado. Na manhã do 3 dia, houve trovões, relâmpagos e uma nuvem espessa sobre a montanha. Ouviu-se o som das trombetas e Moisés levou o povo do acampamento até o monte. D-us desceu sobre o monte como fogo e a fumaça saia de toda a montanha, que por sua vez tremia com violência. O som ficava mais alto e D-us falava com Moisés. D-us manda Moisés subir o monte. Ele manda Moisés avisar mais uma vez ao povo que não tocasse a montanha e manda que ele retorne com Arão. Moisés obedece.
Os dez mandamentos, ou as 10 palavras:
Aqui amados esta uma palavra que não nos deve sair do coração, eles são a base de todos os outros mandamentos e referência de caráter para nós, portanto tenha isso no seu coração e mente.
Assim disse D-us ao povo:

Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
Não matarás.
Não adulterarás.
Não furtarás.
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Todo povo presenciou os relâmpagos e trovões, o som das trombetas e a montanha esfumaçada. Todo povo ouviu a voz de D-us dizendo os 10 mandamentos. O povo tremeu de medo e disse a Moisés que era para ele falar com o povo, pois se D-us falasse com eles seria o fim deles. Moisés os acalma, mas eles não retrocedem. D-us orienta sobre não adorar outros deuses, sobre a construção de um altar para ele e sobre os sacrifícios.
Amados até aqui temos visto em muito a santidade do Senhor e o que Ele deseja sobre as nossas vidas. Santidade não é uma missão impossível! Lembre-se que o Espírito do Senhor está sobre a sua vida! Lute, batalhe e não só aprendam a palavra, mas a coloque em prática na sua vida! Hoje colocarei para vocês uma lista dos 613 mandamentos da Toráh, e em breve estarei colocando as referências de onde encontrar essas alegações. Por favor não sejam legalistas, aprendam e deixem o Espírito tocar os corações de vocês! Faça por amor aquele que morreu por você e não para fugir do inferno, pois você corre um sério risco de não conseguir!
D-us te abençoe e te guarde! Oremos sempre pela paz em Jerusalém e pela plenitude dos gentios!
Baruch Habah B'shem Adonai!  

PARASHÁ BESHALÁCH ( QUANDO ELE ENVIOU)

Shalom amados do Eterno,
Hoje continuaremos o estudo da Torah, pedindo a D-us que nos Abençoe e que nos permita que seu Santo Espírito nos conduza dentro de sua vontade, e que não haja engano aos nossos olhos e corações, mas o fluir da essência da sua palavra.
Nesse momento o povo de Israel havia saído triunfante do Egito, levando ouro, prata, vestes, armas e outros e D-us os conduzia. Diz à palavra que D-us não levou o povo pelo caminho da Filístia, pois o povo poderia ficar com medo da guerra e retornar ao Egito.
Observe que assim também é a nossa vida. D-us não nos envia por lugares que não estamos preparados e nem nós devemos achar que estamos e partir para qualquer guerra. Ás vezes queremos nos levantar contra aquilo que nos tenta e o combater de frente, mas apesar de armados com as armas do Espírito, não sabemos conduzir as coisas e acabamos derrotados. Assim como Israel, D-us nos ama e nos conduz por caminhos seguros. Fique atento a voz do Pai.
Moisés cumpre a promessa do povo feita a José antes de sua morte e leva os ossos dele para a terra prometida. Existe honra na vida de José, filho de Jacó.
Diz à palavra que na frente do povo ia uma coluna de fogo e uma nuvem. No deserto, o calor pela manhã é insuportável e o frio das longas noites da mesma forma. Esse povo ficou 40 anos no deserto protegidos por D-us em tudo! D-us ainda cuida dos seus filhos, basta você entender que a palavra ter não existe no vocabulário hebraico, e sim a palavra existir, portanto existe uma casa, existe um carro, existe o alimento para você e que te dá isso? O mesmo D-us que age em Israel! El Shaday, o D-us todo poderoso, ou ainda o D-us que nos amamenta!  Ele ainda cuida de nós!
D-us diz que conquistará ainda mais a glória à custa de faraó e conduz o povo a região de Migdol e Ball-Tz’fon para que faraó achasse que o povo estava sendo confundido e vencido pelo deserto, assim faraó viria contra o povo de Israel e D-us mostraria de uma vez por todas ao Egito que Ele é   D-us!
Ao ver o povo egípcio chegar, Israel treme de medo e começa a murmura contra Moisés, dizendo que ele os havia trazido para morrer ali e não havia dado ouvidos aos pedidos deles para os deixarem em paz. Moisés mostra sua fé e manda que o povo se acalme, pois hoje eles veriam D-us lutando por eles.
D-us pergunta por que clamavam a Ele. Manda Moisés ergue o cajado e mandar que o mar se abra. D-us envia seu anjo e sua nuvem para parte de trás do povo e durante a noite os egípcios não traspassaram contra Israel.
Ao amanhecer os egípcios partem contra Israel e adentram o mar. D-us os olha pela nuvem e o pavor toma conta dos egípcios que tem as rodas de suas carruagens destruídas, dando tempo para o povo de Israel terminar a passagem pelo mar. Os egípcios ao verem o olhar de D-us confessam que Adonai lutava pelo povo de Israel. D-us manda Moisés dar ordem ao mar e ele se fecha sobre os soldados. O povo vê os corpos na praia e louvam a D-us um cântico. Miriam, irmã de Moisés conduz as mulheres na adoração também. (leia esse cântico no capítulo 15, ele edifica a alma e mostra a grandeza de     D-us).
D-us conduz seu povo pelo deserto de Sur. No 3 dia o povo reclama e murmura por sede e eles chegam a Marah, onde tinha água, mas era amarga e não era possível consumir. Moisés clama a D-us e Ele manda que Moisés jogue uma madeira na água e assim ela se torna boa para consumo. Ali D-us diz: ”se vocês ouvirem com atenção a voz de Adonai, seu D-us, e fizerem o que Ele considera certo, prestarem atenção em seus mandamentos e guardarem as suas leis, Eu não os atingirei com nenhuma das doenças com as quais afligi os egípcios, pois Eu sou Adonai que cura vocês.” D-us ainda esta nos falando isso! Seja atento a voz do Pai. Após isso D-us os conduz a Elin, onde haviam 12 fontes de água pura e 70 palmeiras.
Depois disso D-us os conduz para o deserto de Sin, onde o povo começa a murmura pela falta de alimento. Moisés fala ao povo: “Vocês murmuram contra Adonai! Quem sou eu para vocês murmurarem contra mim?”. Assim ainda fazemos hoje sabia? A bíblia nos diz para não falarmos mal dos nossos superiores, autoridades, seja elas quais forem! Não murmure, pois no tocante, vocês podem estar reclamando daquele que os colocou ali, Adonai!
D-us promete mandar carne e pão do céu! Aleluia! Quantas vezes não é assim nas nossas vidas? Não vemos solução e de repente surge do nada a solução! Por isso eu afirmo, não é ter, é existir!
De tarde surge codornas de todas as partes e o povo se farta de carne. Pela manhã o povo se depara com algo parecido com uma farinha no chão e perguntam o que era aqui. Moisés explica que era pão do céu e que cada um poderia recolher pela manhã 1,89 litros por pessoa durante 5 dias e no 6 dia poderiam pegar dobrado, pois era véspera de Shabat (sábado). Somente no 6 dia se poderia guardar o pão, pois nos outros dias o que fosse guardado apodreceria. O povo rebelde ainda sim tenta estocar o que D-us por milagre os dava! Milagre não se estoca! Moisés se irrita com aquilo.
D-us mande que guarde 1,89 litros daquele pão chamado maná para servir de testemunho as gerações futuras.
D-us conduz o povo a Redifim e lá mais uma vez se queixa de sede. A rebeldia do povo era tanta que Moisés diz a D-us que o povo estava a ponto de o apedreja. D-us manda que ele pegue os líderes do povo, vá até o monte e bata com o cajado na pedra, e assim fluiria água. Moisés assim o fez. Ali foi dado o nome de massa e merivá, por causa da situação em que colocaram D-us a prova com discussões e provações, achando que Adonai não estava ali com eles.
Após isso covardemente, pelas costas, sem aviso Amaleque ataca Israel. Moisés manda Josué formar um exército e lutar contra esse povo. Moisés sobe ao monte e eleva suas mãos. Enquanto ele as mantinha no alto Israel prevalecia e quando as abaixava o oposto ocorria. Arão e Hur colocaram uma pedra para ele se sentar e seguraram as mãos dele no alto por todo o dia e Israel venceu a batalha. D-us manda que registre esse história e que Ele extinguiria Amaleque de toda a terra.
Moisés ergue um altar a Adonai, que é a bandeira, o milagre deles!
Assim D-us fez ao povo de Israel irmãos e hoje não vemos muitas diferenças, apenas circunstâncias diferentes! Ele é o mesmo e deseja habitar conosco, mas precisamos erigir a Ele um templo santo, digno para sua habitação! Paulo diz assim em coríntios, Vós não sabeis que sois templo do Espírito Santo?
Fique atento, pois D-us esta falando audivelmente entre nós e está próximo o dia em que ele vai requerer de nós aquilo que nos ensina. Seu amor é imensurável!
Que D-us te abençoe e te guarde! Oremos sempre uns pelos outros e pela igreja do Senhor e por Israel e pela paz a esse povo. Shalom!   

PARASHÁ BÔ ( VAI)

SHALOM AMADOS DO MESSIAS YESHUA!
Hoje estudaremos a porção Bô que significa (Vai).
Após a praga da chuva de pedras o Egito encontrava-se arruinado, destruídas, casas, plantações, animais, muito havia se perdido e D-us avisa a Moisés que Ele havia endurecido o coração de faraó e que isso era para testemunho em Israel de como D-us zombou dos egípcios, mostrando um pouco do seu poder maravilhoso.  Segundo o Rabino Marcelo Guimarães D-us julgou aqui as deusas Ísis e serafís, consideradas responsáveis pela colheita.
No versículo 2b Ele diz: “ para que saibais que Eu sou o Senhor”. Aqui no original é declarado mais uma vez o nome de D-us (YHVH), que significa ser, estar, tornar-se. D-us pode ser o que quiser! Ele era conhecido como El Shadái, (D-us todo poderoso ou D-us que amamenta), mas agora revelava mais uma vez seu santo nome.
Moisés vai até faraó e diz que D-us enviará uma praga de gafanhotos que terminaria de destruir tudo o que sobrou de verde e alimentos na terá do Egito. Moisés vai embora e os oficiais de faraó pedem desesperados a faraó que deixe aquele homem ir embora com seu povo para adorar ao Senhor, pois o Egito já era arruinado. Faraó chama Moisés e pergunta quem deveria ir adorar a D-us e ele responde que todos. Faraó não gosta da resposta e só aceita que vão os homens, deixando assim um laço de retorno deles ao Egito.
Cuidado nesse ponto, não deixe laços que vão te levar ao pecado. Quando for destruir o mau, destrua todos os caminhos que te levaram de volta ao erro.
Sendo assim Moisés faz a vontade de D-us e levanta seu bastão. D-us sopra um vento por um dia e uma noite e assim no dia seguinte chegam os gafanhotos e destroem tudo. Faraó mais uma vez falsamente arrependido pede perdão e Moisés ora a D-us que retira a praga.
D-us manda Moisés levantar o cajado e lança escuridão sobre o Egito. Segundo o Rabino Marcelo Guimarães D-us julgou aqui o deus rá, responsável pelo sol.
 Por 3 dias nada se via no Egito, ao ponto das pessoas não se mexerem, ou saírem dos lugares onde moravam, porém em Gosém havia luz nas casas dos israelitas. Faraó manda chamar Moisés e diz que ele poderia ir, mas ficariam os rebanhos, tentando ainda sim manter o laço de retorno. Moisés avisa a faraó que os rebanhos eram sacrifícios ao Senhor e que não poderiam deixar pra trás, já que ao sabiam a oferta que seria pedida por D-us. Faraó não aceita e ameaça Moisés dizendo que não queria mais ver o rosto dele, caso isso acontecesse seria a ultima vez. Moisés como sabia que D-us estava para tirar o povo dali disse que faraó havia dito bem e realmente eles se verão para anúncios de pragas mais uma vez.
D-us revela que traria ao Egito a ultima praga. Ele manda Moisés avisar ao povo que pegasse com os egípcios artefatos de ouro e prata. D-us fez com que os israelitas encontrassem favor dos egípcios que deram tudo o que foi pedido.
Moisés vai diante de faraó e ardendo em ira diz que a meia noite D-us passará pelo Egito e matará todo primogênito daquela terra, desde o homem mais importante até o animal, mas dos israelitas nada será tocado, pois Ele havia feito separação entre esses povos. E após isso os oficiais egípcios se prostrarão ao Senhor e implorarão que Israel se retire. Moisés sai da presença de faraó que ainda tinha o coração endurecido por D-us ainda que ele tivesse visto todas as maravilhas que o Senhor havia feito no Egito.
A ira não é pecado, assim diz a palavra: "Irai-vos, mas não pequeis, não se ponha o sol sobra a vossa ira, nem deis lugar ao diabo" (Efésios 4: 26).
 A ira não é pecado, mas pode produzir o mesmo. Yeshua derrubou as bancas no templo, na sua casa, mas não pecou! A casa era dele, ele tinha o direito. Mas cuide para que a ira não te faça pecar!
Essa questão é muito difícil de ser entendida....por que D-us endureceu o coração de faraó? Faraó então não é culpado?
Bom o livro de Romanos diz que D-us faz vasos de honra e também vasos de desonra. Deixo aqui a MINHA OPINIÃO, de que D-us realmente pode criar homens para esse propósito, mas acredito que Ele sabe que o coração do homem pensa muito antes dele agir. D-us esta na eternidade, vendo passado, presente e futuro. Ele deu muitas oportunidades para faraó, mas Ele sabia que faraó não aceitaria... Agora, mesmo assim eu não questiono D-us! Ele pode criar o que quiser, para honra ou desonra, assim como você pode criar algo para destruição, como um barco de papel lançado em uma catarata, mas não se questiona que Ele apresenta sua misericórdia renovada a cada manhã e que as oportunidades aos homens são muito mais que as estrelas do céu.
D-us começa a revela a Páscoa, a verdadeira sem paganismos de ovos de páscoa e coelho, que significa “passar por cima”, a preparação do povo para a remissão da escravidão. Por isso Yeshua é nossa páscoa, pois ele nos tirou da escravidão também, só que do pecado!
D-us manda que aquele seja o 1º mês do povo israelita. Ele ordena que no dia 10 cada família tome um cordeiro, ou se a família for pequena que tome um cordeiro com seus vizinhos. Esse cordeiro deverá ser sem mancha, defeito, e deverá ter 1 ano. Esse cordeiro deveria ser cuidado até o dia 14, onde seria imolado no crepúsculo e com galhos de hissopo deveriam passar o sangue nos umbrais e vergas das portas. Não deveriam sair de suas casas. Deveriam comer a carne assada no fogo apenas, nada de cozinhar ou comer cru. Deveriam acompanhar pães sem fermento e ervas amargas. Nada deveria sobrar do cordeiro e caso sobrasse deveria ser totalmente queimada. Eles deveriam comer prontos para viajar as pressas, pois era páscoa (saída, passar por cima) do Senhor.
Naquela noite o Senhor passará pelo Egito e julgará os deuses deles. O sangue nas portas será por sinal ao Senhor, e vendo o sangue ele não executará juízo sobre Israel e não permitiria que o destruidor fosse contra seu povo. Porém sobre o Egito ele assim faria.
Esse dia será celebrado por ESTATUTO PERPÉTUO pelo povo de Israel, como memorial da Páscoa.
Por 7 dias comerão pães sem fermentos e no 1 dia tiraram tudo que contem fermento de suas casas.  Se comerem algo com fermento serão expulsos do povo.  No 1 e 7 terão santa convocação e não trabalharão.
A festa dos pães sem fermento também guardarás como santa convocação. Moisés passa esses estatutos aos anciãos do povo e avisam para passar aos seus filhos e quando eles perguntasse eles deveriam dizer que era um rito para lembrar que D-us passou por cima das casas de Israel e feriu o Egito. O povo adora a D-us!
A meia noite D-us cumpre a 10º praga e mata todos os primogênitos do Egito. Houve grande clamor e choro no Egito e faraó despede o povo e pede a benção. O povo do Egito se confundia com o povo de Israel, tentando expulsar o povo, com muito medo de morrer. O povo pegou as massas de pães e enrolou suas coisas para partir. Como D-us ordenará eles pediram ao povo do Egito objetos de prata e ouro e recebiam graças ao favor que D-us os dava.
Saíram do Egito após 430 anos de escravidão 600 mil homens fora crianças e mulheres. Muitos não israelitas saíram junto com o povo. Essa noite é comemorada a páscoa em honra do Senhor.
Essas são as ordens para páscoa:
Nenhum estrangeiro comerá dela. Se quiser comer deverá ser circuncidado. O escravo comprado deverá ser circuncidado.
Não quebrareis nenhum osso do carneiro e o comerás em suas casas, sem sair delas.
Aqui ainda tenho duvidas, pois lendo Efésios 2,( graças a um querido irmão que me ajudou com esta duvida, louvado seja o nome do Senhor pela vida do Dc. Marcondes), vemos que por Yeshua fomos unidos ao povo de Israel e as promessas. Portanto por sermos circuncisos de coração podemos comer desta refeição e louvar ao Senhor. Que D-us nos ajude e nos corrija se estivermos errados.
 D-us pede que se consagre a Ele todo o primogênito, os mesmos poupados na 10º praga. Ele relembra que devem comemorar a páscoa e pães sem fermento na terra prometida.
 Dos primogênitos, resgate poderia ser feito trocando um jumento por um cordeiro. Caso não fosse assim ele deveria ser morto. D-us requeria os machos e os animais puros eram sacrificados. Os filhos eram resgatados por um valor em prata. Quando os filhos de Israel perguntassem sobre esse resgate e sacrifico o povo deveria responder que D-us agiu contra os primogênitos do Egito e poupou Israel, assim eles faziam a entrega em honra e agradecimento ao Senhor.
Bom queridos assim terminamos esse estudo, orando que D-us nos abençoe nos guarde e nos encha de seu Espírito. Que a paz de D-us esteja sobre nós! Louvem ao Senhor da terra! Louvem ao nosso Messias Yeshua! ALELUIA!