TALMIDIM DE YESHUA!

TALMIDIM DE YESHUA!

domingo, 30 de janeiro de 2011

PARASHÁ YITRÓ (JETRO - ABUNDÂNCIA)

PARASHÁ YITRO (JETRO/ABUNDÂNCIA)
Shalom amados do Eterno,
Hoje mais uma vez pela graça do Senhor estaremos estudando mais uma parashá, clamando e suplicando para que o Espírito de D-us esteja sobre as nossas vidas, nos conduzindo sempre dentro da sua palavra de amor e justiça.
Jetro, sogro de Moisés, que era sacerdote de Midian ouve falar da glória de D-us e do que ele havia feito ao povo de Israel e parte em direção ao acampamento desse povo, levando consigo zípora, esposa de Moisés, Gers´n e Eliezer, seus filhos.
Note nesse trecho que o que D-us havia feito havia chegado aos ouvidos de Jetro muito longe dali. Assim também é a sua vida, modificada por D-us! As pessoas ouvem falar da mudança que D-us fez na sua vida e muitas começam a querer buscar esse D-us que pode fazer isso contigo! Por isso fique atento, para não deixar isso cair por terra, por comportamentos que manchão o caracter de D-us em você.
Moisés se encontra com seu sogro, mulher e filhos e os leva a sua tenda, onde conta detalhadamente o que havia acontecido até aquele momento, suas lutas e vitórias. Jetro se alegra e declara que não a D-us maior que Adonai e oferece sacrifício a Ele.
Assim nossos testemunhos podem alegrar muitos e fazerem com que através do Espírito Santo os olhos se abram e eles enxerguem que só Adonai é D-us e resolvam fazer um sacrifício de mudança de vida por amor a esse D-us.
No dia seguinte Jetro vê Moisés sentado todo o dia, resolvendo situações do povo, ensinando a lei e a vontade de D-us. Ao retornar a tenda Jetro o indaga sobre isso e o da um conselho, dizendo que o que ele fazia era bom, mas haveria um desgaste e ele não conseguiria resolver todas as pedencias e causaria desgaste para ele e o povo. É a função de Moisés ensinar a lei e ensinar ao povo como viver, mas ele deveria escolher DENTRE O POVO, homens COMPETENTES, TEMENTES, HONESTOS E INCORRUPTÍVEIS, e os constituíres líderes dentre o povo, encarregados de mil, cem, cinqüenta e dez. A Moisés deveria ser trazido só os casos mais complicados, o resto eles deveriam resolver. Assim a carga seria dividida. Moisés aceita o conselho.
Bom, aqui temos um sério ensinamento. Haviam milhares de pessoas no povo de Israel naquele momento e Moisés havia de dar conta de tudo. Impossível para um homem! Jetro da um conselho para que ele divida a carga com outros e supervisione tudo. Agora eu pergunto: não é assim hoje?
Igrejas dividem as cargas entre líderes de ministérios, que ajudam o pastor a conduzir esse barco, porém eis ao problema aqui em algumas partes, como por exemplo: A escolha está dentro desses quesitos acima, de honestidade, competência e tal? Será que em pouco tempo um pastor pode ter certeza de que um cara é pronto pra aquela função? Pois é...muitas pessoas estão antecipando ações por emoção e ferindo um povo, deixando sem direção.
Outro problema, o pastor ou padre coloca um remo na mão de um homem e fala, me ajuda a navegar, mas esse homem ou mulher caminha em direção diferente da dele e quer navegar para o outro lado! São as doutrinas diferentes.... E o pior as igrejas querem crescer e ficar monstruosas, e o povo? Talvez continue a vagar sozinho, sem ajuda e sem rumo. É hora de pensar sobre o assunto! Antes de entregar alguma coisa a alguém, treine ele dentro da verdade, prove ele, ajude-o a crescer, para depois sim pensar em crescer igreja, assim se você não capacita o que esta ao seu lado, como quer capacitar toda uma multidão? Pensem nisso!
Após 3 meses o povo chega ao Sinai e acampa ali. Moisés sobe a montanha e D-us o chama dali e o diz: para falar ao povo de Israel que eles haviam visto como Ele os havia trazido até ali, e agora se eles guardassem a aliança com Adonai, eles seriam tesouro de D-us entre as nações, reino de sacerdotes e nação santa. Moisés fala aos líderes do povo que dizem que faram tido o que Adonai quiser e pedir. Moisés retorna a D-us com a resposta. D-us diz que aparecera e ele em uma nuvem espessa, diante de todo o povo, para que vejam que Eu falo com você e confiem. D-us manda separar 3 dias para Ele, onde o povo lavaria suas roupas e se santificaria para ele. No terceiro dia Ele viria sobre o Sinai sobre os olhos de todo o povo. D-us manda que se estabeleça limites no Sinai e que ninguém deveria subir a montanha até que se tocasse as trombetas.
O povo se separou e fez tudo que D-us havia ordenado. Na manhã do 3 dia, houve trovões, relâmpagos e uma nuvem espessa sobre a montanha. Ouviu-se o som das trombetas e Moisés levou o povo do acampamento até o monte. D-us desceu sobre o monte como fogo e a fumaça saia de toda a montanha, que por sua vez tremia com violência. O som ficava mais alto e D-us falava com Moisés. D-us manda Moisés subir o monte. Ele manda Moisés avisar mais uma vez ao povo que não tocasse a montanha e manda que ele retorne com Arão. Moisés obedece.
Os dez mandamentos, ou as 10 palavras:
Aqui amados esta uma palavra que não nos deve sair do coração, eles são a base de todos os outros mandamentos e referência de caráter para nós, portanto tenha isso no seu coração e mente.
Assim disse D-us ao povo:

Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
Não matarás.
Não adulterarás.
Não furtarás.
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Todo povo presenciou os relâmpagos e trovões, o som das trombetas e a montanha esfumaçada. Todo povo ouviu a voz de D-us dizendo os 10 mandamentos. O povo tremeu de medo e disse a Moisés que era para ele falar com o povo, pois se D-us falasse com eles seria o fim deles. Moisés os acalma, mas eles não retrocedem. D-us orienta sobre não adorar outros deuses, sobre a construção de um altar para ele e sobre os sacrifícios.
Amados até aqui temos visto em muito a santidade do Senhor e o que Ele deseja sobre as nossas vidas. Santidade não é uma missão impossível! Lembre-se que o Espírito do Senhor está sobre a sua vida! Lute, batalhe e não só aprendam a palavra, mas a coloque em prática na sua vida! Hoje colocarei para vocês uma lista dos 613 mandamentos da Toráh, e em breve estarei colocando as referências de onde encontrar essas alegações. Por favor não sejam legalistas, aprendam e deixem o Espírito tocar os corações de vocês! Faça por amor aquele que morreu por você e não para fugir do inferno, pois você corre um sério risco de não conseguir!
D-us te abençoe e te guarde! Oremos sempre pela paz em Jerusalém e pela plenitude dos gentios!
Baruch Habah B'shem Adonai!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário