TALMIDIM DE YESHUA!

TALMIDIM DE YESHUA!

sábado, 4 de dezembro de 2010

FESTA DE CHANUKÁ

Queridos irmãos, a paz do Senhor esteja convosco!

Essa semana não tive tempo de escrever sobre a festa de Chanuká, mas separei 2 textos escritos pelo Rabino Marcelo Guimarães, responsável pelo ministério Ensinando de Sião, que é um homem de D-us e que nos ensina muito através de suas ministrações e textos.
Estamos comemorando essa festa linda que reflete a luz, a luz do mundo que é nosso Messias!
Não deixe de ler, pois certamente você desejará comemorar essa festa bíblica no ano que vem!

D-us te abençoe! Forte abraço no amor do Messias!

Festa de Chanuká I

Festa de Chanuká II

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PARASHÁ VAIÊSHEV (ELE HABITOU)

Ótimo dia a todos os amados do Eterno! Mais uma vez é uma satisfação poder estudar com os irmãos a palavra do Senhor, Rei do Universo e bendito seja Ele!
A parashá de hoje nos mostra o começo da linda história de José, filho de Jacó e Raquel, um menino mimado e imaturo que seria responsável por muitas bênçãos a Israel. A história de José é parecida com a do nosso Messias Yeshua em muitos pontos, mas falaremos sobre isso em outra oportunidade.
Ela começa mostrando José como um menino fofoqueiro, que gostava de contar as coisas erradas que os irmãos, filhos de Bila e Zilpa, servas de seu pai, aprontavam. Veja que o começo da história é marcado por um defeito muito comum entre nós hoje em dia, o mexerico! Veremos que a fofoca de José era um dos motivos do ódio que os irmãos dele sentiam.
José era o queridinho de Jacó. Possuía uma veste colorida, que normalmente era usada por reis e seu tratamento era diferenciado dos irmãos. Isso era outro fator para o ódio dos irmãos.
 Já batemos muito nessa tecla! Amor de pais a filhos não pode ser diferenciado, pois trará certamente intriga, inveja e outras sementes malignas para o lar! Lembre-se que aos olhos de D-us somos todos iguais, seja eu, você, uma prostituta ou o chefe do morro do alemão. Trate seus filhos igualmente, independente deles serem diferentes.
Além disso, José era um homem de D-us e o Senhor falava com ele por sonhos. José inocentemente ou para se vangloriar contava seus sonhos aos irmãos, e sempre estava nos sonhos em posição superior a eles.
Devemos lembrar que Rubén era o primogênito e José o ultimo deles, tirando Benjamim, portanto José não era o principal na tradição, aquele que herdaria as bênçãos do pai, mas era o homem que ao coração de seu pai mais falava e era o homem escolhido por D-us para dar seqüência à história de Israel.
 Jacó apesar de repreender um sonho de seu filho colocou aquilo no coração, e por dentro já sabia que José era especial aos olhos de D-us.
Tratando de sonhos, planos e outros o meu conselho é que não revele para qualquer pessoa, pois isso pode gerar sentimentos ruins como a inveja no coração do confidente. Ore ao Senhor e Ele colocará a pessoa certa na sua frente se você desejar abrir seu coração. Não se coloque superior a ninguém, pois nosso Messias disse que se queremos ser grandes devemos servir ao próximo e ser o menor de todos.
Certo dia Jacó manda José encontrar seus irmãos no campo e ele obedece. Ao ser avistado de longe seus irmãos tramam matar o menino, mas Rubén convence a jogar José apenas em um poço, pois no final do dia o salvaria.
Ao chegar os irmãos tiram as veste de Rei de José e o lançam em um poço. Ao avistarem uma comitiva de Ismaelitas, Judá resolve com os irmãos vender José por 20 moedas de prata. José é levado e quando Rubén chega se entristece, pois planejava salvar José. Os irmãos resolvem matar um cabrito e sujar as vestes de José com sangue, para parecer que ele havia morrido vítima de um ataque animal. Jacó fica depressivo e diz que até o final da vida choraria a morte do filho. Não aceitou consolação de nenhum dos filhos.
Todo o amor de Jacó tinha ido embora... Raquel, José...E agora? Quem seguiria o chamado de Abraão? Quem seria aquele que o substituiria nos planos de D-us? Jacó tinha sofrido um grande baque. Mas D-us é fiel.
 José é levado ao Egito.
A minha pergunta é a seguinte: Foi benção ou maldição José ir para o Egito?
Benção, pois veremos na frente que através deles a semente de Jacó sobreviveu à fome. Benção, pois José precisava crescer e amadurecer. D-us estava com ele.
A bíblia entra na história de Judá, homem que é muito criticado hoje por suas condutas, mas que eu particurlamente vejo como uma história de erros e arrependimento.
Judá se casa com uma mulher de Canaã e tem 3 filhos, Er, Onã e Selá.
Já discutimos sobre os perigos dos servos de D-us se casarem com mulheres que vivem realidades diferentes de nós. A chance de viver em caminhos errados pode ser grande.
Judá arruma uma mulher para seu filho Er. O nome da moça era Tamar e se casa com Er, porém esse era mau aos olhos do Senhor e o matou.
Nesse ponto podemos especular sobre um detalhe: Os filhos tendem a ficar mais perto da mãe e automaticamente acabam adotando alguns costumes dela. Er e seus irmãos talvez não tenham conhecido o D-us de Israel ou preferiram outros deuses. Talvez tenham seguido a cultura e orientações da mãe.
Claro que isso não é regra prática, mas mães devem tomar cuidado, pois pelo maior contato acabam sendo muito responsáveis pelos costumes e aprendizados dos filhos. A responsabilidade disso, porém cabe ao casal.
Como a tradição mandava Judá deu Tamar a Onã e esse deveria ter um filho com ela, para suscitar semente ao seu irmão.
Er morreu e sua linhagem morreria com ele, já que não possuía filhos, mas seu irmão deveria assumir seu lugar e seu primeiro filho seria a continuação da linhagem do irmão falecido, sendo os próximos filhos da linhagem do atual pai.
Onã não queria fazer isso e ao ter relações com Tamar ejaculava na terra e isso foi mau aos olhos do Senhor que o matou.
Onã de certa forma traia seu irmão.
Judá teve medo de perder também a Selá e mandou Tamar de volta à casa do seu pai como viúva até que Selá fosse adulto. Judá intentava não mandar Selá.
Morre a mulher de Judá e ele após ser consolado sobe para tosquiar suas ovelhas.
 Tamar fica sabendo que seu sogro vinha em direção à cidade, se arruma e cobre seu rosto e se passou por prostituta, pois sabia que Judá não mandaria Selá para ela, assim ela precisaria resolver o problema de sua viuvez.
Judá a encontra no caminho e deseja ter relações com ela. Ela pede algo em troca e ele diz que mandaria um cabrito a ela. Ela pede garantias e ele deixa com ela seu anel tipo brasão de família, cordão e o cajado.
Eles acabam tendo relações e ela engravida. Judá manda o cabrito, mas ninguém sabe onde esta a prostituta.
Você já pensou se Tamar não engravida? Se isso não acontece, a linhagem de Yeshua não seria essa que lemos em Mateus capítulo 1. Tamar faz parte da ascendência de Yeshua.
Depois de 3 meses vem à notícia de que Tamar estava grávida. Judá quer queimar a moça por traição aos seus filhos, mas ela diz que aquele que teve relações com ela era o dono do anel, colar e cajado. Judá afirma que ela era mais justa que ele, pois não havia cumprido a palavra com ela em relação aos seus filhos.
Veja o problema disso: O sogro teve filhos com a esposa de seus 2 filhos... Judá pra fugir de um problema arrumou logo um monte, mas se arrepende e se considera culpado em seu julgamento, já que declara Tamar mais justa do que ele.
Nascem de Tamar gêmeos, Perez e Zerá.
Voltando a José, este é vendido a Potifar, oficial do faraó. D-us estava com José e Potifar o coloca como senhor de sua casa, pois via nele que D–us o abençoava em tudo. José passa a ser o 2º da casa.
A mulher de Potifar se encanta com José e quer ter relações com ele. José se nega e ela tenta agarrar-lo, mas ele foge deixando sua capa na mão dela. Frustrada a mulher acusa José de tentativa de estupro e Potifar manda prender José.
José declara que pecaria contra D-us se fizesse aquilo, trair seu patrão. José queria fazer algo certo e amargou uma prisão. Nas nossas vidas isso pode acontecer, e às vezes dizemos assim: “Poxa antes tivesse feito aquilo, hoje não estaria aqui”. Mas eu afirmo a você que melhor é estar na prisão de coração limpo do que na bonança longe de D-us!
Na cadeia D-us ainda estava com José e ele acaba caindo nas graças do carcereiro. José estava sendo provado e forjado para alcançar a vontade de D-us.
Na prisão José interpreta os sonhos do copeiro e do padeiro de faraó que haviam sido presos.
O copeiro seria restaurado ao cargo, e José pediu que ele intercedesse por ela junto a faraó. O 2º seria morto pelo rei.
Acontece o que José prevê e o copeiro esquece do pedido feito a ele.   
Esse é José, um homem como nós, que passou muito amargo, mas que venceu assim como nós vencemos e venceremos!
Hoje é dia de parar e enxergar um pouco dos nossos objetivos. Quem queremos ser? O que queremos fazer? Quem somos nós?
O que você quer ser? Um homem submisso a vontade de D-us, sabendo que prisões podem vir injustamente, mas D-us estando com você, ou o mundo fantasioso e enganador?
O que você quer fazer? Quer viver uma vida de santidade dedicada ao Senhor e a sua vontade ou quer viver os prazeres do mundo?
Quem você é? Servo de D-us de verdade, se colocando a disposição ou apenas um curioso que acha bonito a palavra de D-us, quer as bênçãos e o escudo rotulado de Cristão?
Temos que nos decidir, afinal D-us deseja homens e mulheres de posição! EU QUERO SER DISCÍPULO, ainda sabendo que posso receber prisões, cruz e chicotadas! Seja feita a vontade de D-us!
Que o Senhor nos abençoe e nos guarde! Tenha misericórdia de nós e nos de sua paz!
Um abraço a todos! Oremos uns pelos outros!