TALMIDIM DE YESHUA!

TALMIDIM DE YESHUA!

sábado, 6 de novembro de 2010

PARASHÁ TOLDÔT (GERAÇÕES)

Olá amados do Eterno!
A parashá de hoje, Gerações, fala sobre a descendência de Isaque, seus filhos e o começo da vida de Jacó e nos trás muitos princípios importantes para nossa vida perante o nosso Senhor!
Ela começa nos revelando que Rebeca assim como Sara era estéril e que Isaque orou instantemente ao Senhor que a curou e ela pôde assim, conceber gêmeos. Bom, Isaque tinha 40 anos quando se casou com Rebeca e 60 anos quando nasceu Esaú e Jacó, o que dá 20 anos de espera. Isaque realmente orou insistentemente, clamando a D-us em favor de Rebeca. Isaque sabia que D-us era fiel e que a promessa de Abraão seria seu legado e que D-us faria de sua descendência milhares e colocou sua fé nisso! O Eterno também sabia que Isaque ansiava por isso, mas a oração de Isaque fez o Senhor o ouvir.
Atos 12:5 diz que a Igreja orava continuamente por Pedro que estava preso. O Dr. David Stern faz um comentário em seu livro “Comentário do Novo Testamento Judaico” sobre alguns pontos fundamentais da oração, sendo eles:
A oração deve ser intensa, não casual;
Contínua;
A D-us (o que só é possível através do Messias, sem repetições vazias e sem incredulidade)
Específica e não vaga;
Comunitária, como corpo de Cristo;
Alguns versículos que nos mostram esses pontos são Mt 6:8, Jo 14:6, Tg 4:3, Mt 21:22, Mc11:24.
Os gêmeos de Rebeca lutavam em sua barriga e ela pergunta a D-us “se assim é, porque sou eu assim?”. Ela realmente diz aqui que se era assim, por que ela desejou isso, engravidar! Ela apesar de seu leve desespero vai até o Senhor e o consulta! Ela foi atrás de uma resposta e foi Aquele que a podia atender, o Eterno!
O Senhor revela que 2 nações estavam em seu ventre e que eram inimigas! O maior seria dominado pelo menor! Observe que D-us já havia feito a escolha de quem seria aquele a dar continuidade a sua Promessa.
Nasce os filhos de Isaque, Esaú que significa cabeludo e Jacó que significa suplantador, este agarrado ao calcanhar de Esaú.
Esaú e Jacó crescem e são bem diferentes! Esaú era caçador e Jacó um homem simples, habitante de tendas.
A palavra nos diz que Esaú era amado de Isaque e Jacó de Rebeca!
Esse é um erro que não podemos cometer! Não podemos escolher um filho como mais amado! Quando fazemos isso abrimos brechas para o ciúme, a inveja, contenda e colocamos um filho contra o outro! Não podemos interpretar relacionamento como forma de escolha! Se um filho seu, te beija todas as manhãs e o outro mau fala bom dia não significa que você deve amar o mais carinhoso. Significa que eles são pessoas diferentes e se relacionam diferentemente! Cuidado com esse erro, pois ele pode destruir uma família por completo!
O equilíbrio entre o amor de pai, que é um amor condicional e o amor de mãe que é incondicional é importantíssimo! A mãe é o porto seguro do filho e nada faz com que esse amor cesse. Já o pai é o cobrador, aquele que usa um pouco mais de pulso e usa mais a razão em busca de fazer do filho responsável e moral.
Esaú chega cansado de uma caçada e vende a Jacó sua primogenitura! Ele abre mão de uma benção de autoridade dada por D-us em troca de um prato de comida.
Veja bem, isso podemos visualizar em nossas vidas hoje! Quantas vezes vendemos nossos princípios, tomamos atitudes precipitadas por causa de uma situação de momento. Esaú estava com fome e não quis enxergar o futuro de bênçãos que poderia ter, preferiu trocar pelo momento atual. Não podemos negociar os princípios de nossas vidas e nem os princípios de D-us em troca de coisas menores e momentâneas! O nosso futuro, na eternidade é muito mais valioso do que qualquer coisa material e física que nos trás 10 minutos de alegria nesse mundo no qual somos estrangeiros!
Assim como no tempo de Abraão, ocorre uma fome em Canaã e Isaque é obrigado a peregrinar e vai em direção a Gerar! D-us aparece e lhe diz que não vá ao Egito, mas fique na terra que Ele escolher, que Ele seria com Isaque e confirma a promessa de Abraão a Isaque, por que Abraão havia obedecido à voz do Senhor e havia guardado os mandamentos, os preceitos, os estatutos e as leis do Senhor!
Em Gerar, Isaque comete o mesmo erro de Abraão e finge ser irmão de Rebeca. Observe que alguns erros dos pais são repetidos pelos filhos! Temos que ter responsabilidade, pois somos espelhos dos nossos.
Abimeleque ve Isaque brincando com Rebeca, descobre a verdade sobre os dois, exorta o erro de Isaque mostrando a ele as possíveis conseqüências e da ordens para que ninguém os toque.
Veja que a palavra é brincar! Hoje falta alegria nos casamentos e a palavra de D-us nos mostra isso! Precisamos nos divertir em casal e em família.
Isaque é abençoado em 100 vezes por semente! Lembra que quando D-us apareceu a ele e o mandou ficar na terra que Ele escolheu? Lembra que o Eterno disse que o abençoaria? Pois é, D-us promete e cumpre, pois Ele é fiel, ainda que sejamos infiéis. 2Tm 2:13
Isaque enriquece e a inveja dos filisteus faz com que ele seja expulso da terra. Isaque tem vários problemas em relação aos poços cavados por Abraão e por ele.
Abimeleque vai até Isaque e reconhece que D-us estava com Isaque e que ele era o bendito do Senhor! Isaque assim como Abraão dava testemunho do que era ser um servo do Senhor e por isso havia reconhecimento de que ele era bendito do Senhor! Eles fazem um pacto de paz!
Esaú toma 2 mulheres de Canaã para esposa e isso amargura o espírito de Isaque e Rebeca.
Esaú não fez como o próprio Isaque fez! Ele escolheu mulheres da terra, que tinham atos desaprováveis e deuses diferentes. Esaú tomou para si julgo desigual! Além de escolher de forma errada suas esposas ainda escolheu duas! Como foi dito nas parashás passadas, o casamento deve ser uma escolha em julgo igual, para que não haja afastamento dos princípios corretos.
Isaque já estava velho e cego e resolveu abençoar Esaú. Ele pede que o filho cace algo para ele e o cozinhe para que ele lance sobre o filho a benção da primogenitura. Esaú sai para caçar, mas Rebeca que ouve a conversa, manda que Jacó pegue dois cabritos e prepara para que ele levasse a Isaque e recebesse a benção. Ela coloca a roupa de gala de Esaú sobre Jacó e pelos de cabrito em mãos e pescoço, para que Jacó ficasse fisicamente parecido com Esaú.
Isaque tenta de todas as formas possíveis confirmar se era mesmo Esaú, mas acaba sendo enganado por Jacó! Ele abençoa o filho e afirma o que D-us já havia dito, que ele seria dominador do filho mais velho.
Mais a frente à gente perceberá que o enganador Jacó será enganado por Labão! O nome disto é lei da semeadura, onde nós colhemos o que plantamos!
Esaú chega e chora ao saber do acontecido. Isaque afirma a benção que deu a Jacó e que Esaú seria servo de Jacó. Esaú sente raiva e pensa em matar Jacó. Rebeca descobre e manda Jacó até a terra do seu irmão Labão.
Rebeca vai até Isaque e afirma que é angustiada por causa das mulheres de Esaú. Isaque abençoa Jacó e manda ele se casar com uma das filhas de Labão e o despede.
Esaú percebe o erro que cometeu ao tomar esposas de Canaã e comete outro erro para tentar justificar, casando-se com uma das filhas de Ismael.
No texto da Haftaráh, vemos D-us exortando Israel sobre a forma de adoração e louvor que eles estavam dando ao Eterno! D-us quer o melhor de nós e não apenas o que estamos dispostos a dar em nosso enorme egoísmo! D-us deseja o melhor louvor e nada pode estar no lugar do Eterno, como coisa mais importante de nossas vidas! Tudo que toma o lugar Dele em nossas vidas chama-se idolatria!
A Brit Chadashá fala sobre a tristeza de Paulo em relação a Israel. Paulo sabe que a adoção de filhos, a glória, os concertos, a lei, o culto e as promessas são dos israelitas e eles abrem mão disso por não aceitarem o Messias que veio primeiro para eles e depois para gente. Rm 1:16
Paulo fala que os herdeiros de Abraão não são todos os Israelitas! Veja bem, de Abraão saiu Isaque e dele saiu Jacó e Esaú! Alguns seguem a linhagem espiritual de Esaú! D-us escolheu, ele elegeu Jacó! Aqueles que são de D-us foram escolhidos por Ele! A Haftaráh também fala disso!
Irmãos lembrem-se sempre que fomos escolhidos de D-us e devemos honrar ao Senhor!
Continuemos firmes em oração e temor ao Senhor! Orem por nós assim como oramos por vocês! Que o Senhor nos ajude e tenha misericórdia!
Que a graça do Senhor Yeshua, o amor de D-us o pai e a consolação do Espírito Santo esteja conosco até a volta do Senhor Yeshua! Amém!  




sexta-feira, 5 de novembro de 2010

LIÇÃO ATRAVÉS DE UMA CANÇÃO!

ROSA DE SARON - MAIS QUE UM MERO POEMA.

Parece estranho
Sinto o mundo girando ao contrário
Foi o amor que fugiu da sua casa
E tudo se perdeu no tempo

É triste e real
Eu vejo gente se enfrentando
Por um prato de comida
Água é saliva
Êxtase é alívio, traz o fim dos dias
E enquanto muitos dormem, outros se contorcem
É o frio que segue o rumo e com ele a sua sorte

Você não viu?
Quantas vezes já te alertaram
Que a Terra vai sair de cartaz
E com ela todos que atuaram?
E nada muda, é sempre tão igual
A vida segue a sina
Mães enterram filhos, filhos perdem amigos
Amigos matam primos
Jogam os corpos nas margens dos rios contaminados
Por gigantes barcos
Aquilo no retrato é sangue ou óleo negro?

Aqui jaz um coração que bateu na sua porta às 7 da manhã
Querendo sua atenção, pedindo a esmola de um simples amanhã
Faça uma criança, plante uma semente
Escreva um livro e que ele ensine algo de bom
A vida é mais que um belo poema
Ela é real

É pão e circo, veja
A cada dose destilada, um acidente que alcooliza o ambiente
Estraga qualquer face limpa
De balada em balada vale tudo
E as meninas
Das barrigas tiram os filhos, calam seus meninos
Selam seus destinos
São apenas mais duas histórias destruídas
Há tantas cores vivas caçando outras peles
Movimentando a grife
A moda agora é o humilhado engraxando seu sapato
Em qualquer caso é apenas mais um chato

Aqui jaz um coração que bateu na sua porta às 7 da manhã
Querendo sua atenção, pedindo a esmola de um simples amanhã
Faça uma criança, plante uma semente
Escreva um livro e que ele ensine algo de bom
A vida é mais que um belo poema
Ela é real

E ainda que a velha mania de sair pela tangente
Saia pela culatra
O que se faz aqui, ainda se paga aqui
Deus deu mais que ar, coração e lar
Deu livre arbítrio
E o que você faz?
E o que você faz?



Esse é o meu Rei! Você o conhece?


Esse é o meu Rei! Sejamos seus servos!

domingo, 31 de outubro de 2010

NUNCA VI TAMANHA HERESIA!

Olá amados, Shalom!

Nesse ultimo domingo li uma matéria da revista super interessante que me revoltou um pouco!
Nela está contida muita heresia e blasfêmia contra o Nosso Senhor, ou melhor prefiro pensar que eles estão falando de outro deus que não seja o nosso D-us!

Ao escolher por ler a matéria ore e vigie, tome cuidado, pois ali estão palavras que podem entrar em corações por causa da habilidade da escrita e do aparente "conhecimento". Ao misturar as palavras da Bíblia e interpretá-las ao seu bel-prazer, misturadas com mitologia, não sabem o quanto blasfemam contra o Criador!

Segue o link:

matéria da revista super interessante!

Orem por esse homens e pelos que lêem essa revista, pois a luta para afastar os escolhidos de D-us é grande e é necessário começar a observar isso! Peçam ao Pai que vos abram os olhos e vocês veram por toda a televisão a blasfêmia que está acontecendo!

Esses dias, ouvi de Silvio Santos a CQC palavras de ironia e desprezo pelo Senhor e pela sua Igreja....è triste, mas isso, essa tentativa de ir colocando valores modificados em nosso caminho, é fruto da vinda do Senhor que a cada dia fica mais próxima, ocasionando medo ao inferno e aos seus! Mas já diz a palavra que somos mais que vencedores !

Vigiai e orai! Assim disse o Senhor! A palavra diz que nossa luta não é contra carne e nem contra o sangue, mais contra as potestades e príncipados e as hostes celestiais! Essa luta só se vence com ORAÇÃO, JEJUM, PALAVRA e SANTIDADE!

Que D-us nos ilumine e nos abençoe! Que tenha misericórdia dos homens e que vos abram os olhos! Louvado sejas eternamente!

PARASHÀ CHAYIÊ SARA (A VIDA DE SARA)

Olá amados do Eterno!
Esta semana não tivemos o estudo, pois infelizmente tivemos um compromisso inadiável, mas todo o conteúdo estudado na semana encontra-se resumido aqui.
Morre Sara aos seus 127 anos. Abraão chora e lamenta a morte de sua esposa.
Antigamente o ritual de sepultamento era feito através de choros e gritos, para que todos vissem seu sofrimento e se compadecessem com sua dor. Não existiam agentes funerários e o corpo era preparado pelos próprios parentes.
Abraão vai até os filhos de Hete negociar um local para enterrar sua esposa. Eu uso a palavra negociar, pois foi justamente o que aconteceu naquela cena. Eu explicarei mais a frente.
Abraão foi chamado de príncipe de D-us pelos moradores daquela terra! Imagine o testemunho que Abraão dava no meio desse povo! Seu padrão de vida, moral e espiritual dava ao povo uma visão diferenciada do que acontecia no meio deles mesmos!
Lembre sempre do versículo de Tiago que sempre é citado quando o assunto é fé, onde ele diz que a fé (fidelidade) sem obras é morta! Tg 2:17
Abraão recebeu um “título” pela fidelidade a D-us e pela fidelidade de D-us a ele. Este foi dado pelos que viviam na terra, o “título” de príncipe de D-us!
Abraão não aceitou o favor dos Heteus e quis comprar a terra de Efrom, onde estava a caverna de Macpela.
Por que ele não aceitou a terra de graça se os habitantes insistiram para que ele aceitasse?
 A forma de negociação antigamente era assim! Abraão sabia que aceitar o favor era insultar Efrom e isso o faria retirar a oferta! Até hoje os alguns Árabes ainda negociam assim, te oferecem o produto de graça, mas espera que você não aceite e que ofereça um preço. A negociação parte da sua valorização do produto!
Procure não ficar aceitando favores que você pode resolver, pois você cria um vínculo que ás vezes é muito mal interpretado pelo outro, ficando você preso e sendo julgado pela pessoa por isso!
Efrom pede 400 siclos de prata pela terra. Foi um valor justo?
Não!
 Os povos antigos não vendiam terra para estrangeiros! Eles não gostavam dessa situação, por isso normalmente quando vendiam cobravam o dobro do que valia a terra, já esperando que o comprador recusasse ou pedisse um desconto, que chegava até no máximo 50%.
 Portanto Abraão comprou uma terra muito mais cara e não reclamou por isso, apenas pagou para honra de sua esposa.
Sara é sepultada e a caverna de Macpela e as terra ao redor passam a pertencer a Abraão.
Abraão chama seu servo e faz com que ele faça um juramento, colocando a mão por debaixo de sua coxa.
Esse juramento era tradicional na época! No mundo onde não existia cartório, documentações e reconhecimento de firma a palavra tinha muito valor!
Bastava ter testemunhas e o negócio era realizado!
A Toráh diz que é necessário ter duas testemunhas para alguns negócios e acusações.
A Promessa era que o servo de Abraão não poderia deixar que Isaque se casasse com uma Cananéia.
Por que não se casar com alguém dali de perto, que provavelmente Isaque tinha contato e casar com uma mulher da casa de seu pai, de sua parentela?
Abraão sabia que era necessário manter Isaque puro, fiel ao Senhor, como herdeiro da Promessa de D-us!
Isaque casando com uma cananéia provavelmente poderia ser tentado a adorar os deuses de sua esposa, começar a viver os costumes ímpios da terra e se afastar do Eterno.
O casamento deve ser realizado debaixo das bênçãos de D-us! E na Toráh, o Eterno deixa bem claro sua posição em relação a isso. Em Dt 7:3-4, D-us ordena que Israel não dê suas filhas aos povos da terra de Canaã e não tome esposas de lá, para que seu caminho não seja desviado.
 Mais uma vez observem o que tenho batido toda semana, que Abraão seguia a lei de D-us sem ela ainda existir, pelo coração, por fidelidade e por moralidade, semelhante a Promessa da Nova Aliança de Jeremias 33.
Aqueles que estão perto de D-us certamente têm as mãos limpas, obras para mostrar e está em continua busca pela santidade. Ainda que tenha sido o pior dos homens, ele é lavado e remido pelo sangue do cordeiro. Fica alvo como a neve! Aleluia!
Mas nunca se esqueça, Abraão tinha obras pela fé, mas não se orgulhava ou ficava se vangloriando nelas. O Eterno o recompensava e a glória era toda D’Ele, do Senhor!
Se você é servo do Senhor não busque o julgo desigual! Case-se com alguém que tem os mesmos padrões morais e espirituais que você, pois assim você não vai viver costumes e ordens erradas, que vão te afastar de D-us e do se caminho! 
O servo de Abraão confiou no D-us de Abraão e orando D-us fez com que ele alcançasse a pessoa certa para Isaque, de acordo com que ele pediu a D-us! A fé de Abraão já contagiava os seus próximos! Seu servo cai diante de D-us, de joelhos e o louva! Vale lembrar que pela fé Abraão disse que o Senhor enviaria um anjo com seu servo.
Aprenda com Abraão, sua fé (fidelidade) e as obras que vem por ela vão contagiar sua família e assim tu e tua casa estarão juntos servindo ao Senhor!  Js 24:15
Ao retornar da casa de Betuel com Rebeca, no meio do caminho, eles avistaram Isaque.
Rebeca coloca o lenço em seu rosto que representa o noivado e desce do camelo para mostrar respeito ao seu futuro marido.
Isaque consuma o casamento com Rebeca.
Morre o pai da fé e é sepultado por Isaque e Ismael na caverna de Macpela. Abraão deixa mais alguns filhos de suas concubinas, que antes do falecimento do pai são despedidos para outras nações!
A promessa dos 12 príncipes de Ismael é cumprida.
O texto de 1Rs 1:1-31 fala sobre a tentativa de Adonias de reinar sobre Israel. O rei Davi já era velho e sem saber já estava sendo sucedido por seu filho, que havia matado bois e ovelhas para comemorar, na presença de seus irmãos, chefes de exército e o sacerdote. Natã e Bate Seba relatam ao rei o que estava acontecendo e o rei nomeia Salomão como rei após sua morte.
Um filho querendo reinar no lugar do outro me lembra Isaque e Ismael, que até hoje lutam pela terra de Israel, reclamando suas heranças! Isaque (judeus) são herdeiros da terra segundo D-us, enquanto Ismael(palestinos, árabes e outros) não tem parte nisso perante D-us!
O texto de Mateus 1:1-17 nos relata a descendência de Yeshua.
Perceba que Ele cumpre a descendência humana em Davi e Abraão.
Existe algo curioso que você não encontra comumente na bíblia, que é a presença de mulheres nas genealogias, ainda mais se elas são gentias. (não judias).
Em sua descendência existe o nome de Tamar, que se fingiu de prostituta e teve relação com Judá, pois esse não queria cumprir a tradição, liberando um de seus filhos para suceder o outro morto, pois ele não havia deixado descendente. Tamar teve relações com o sogro e gerou um filho dele. Gn. 38
Raabe também era uma prostituta, que ajudou os espias que entraram em Jericó, antes da tomada da terra.  Js. 2
Rute era moabita! Não era judia! (leia no livro de Rute uma frase de fidelidade no cap. 1:16).
Ainda é mencionada a Mulher de Urias, Bate Seba, cujo marido o rei David assassinou após ter relações sexuais com ela e a engravidar. Para fugir das conseqüências desse pecado, o rei David pecou ainda mais com mentiras até chegar ao assassinato de Urias, o que trouxe conseqüências graves para sua casa. (2 Sm 11).
Veja a descendência que D-us escolheu para o Messias!
Não existe diferença entre você, eu e uma prostituta! D-us ama o ladrão, o estuprador!
Se você pecou grandemente, ou se você se acha sujo demais para o coração de D-us lembre que homens e mulheres com caráter duvidoso foram grandes em D-us! Não existe coração que não possa ser limpo pelo Senhor! Arrependa-se!
Reconheça sempre a graça de D-us na sua vida, o seu amor e misericórdia! O Messias veio para gente e pagou por nós nossas dívidas! Um favor imerecido! Pense nisso e o louve eternamente!

Você morreria por alguém que você não conhece?
Você morreria por um estuprador de crianças?
Você daria seu filho único para morrer em favor de pessoas como nós, sujos e mesquinhos?

Entenda então que o amor de D-us é inimaginável e que temos que começar a ter misericórdia desses pecadores, que merecem o castigo e a conseqüência de seu erro, assim como eu e você em nossos erros! Mas pense que eles precisam de D-us e da nossa oração! È um exercício difícil, mas D-us nos dará força e graças para isso! D-us nos ama a todos! Temos que orar para sermos um, mesmo que o nosso irmão tenha sido o pior dos homens! Em Cristo somos limpos!
Existe uma lei para condenar esses homens e eles devem passar por ela e ser julgado justamente, mas agressões e cadeias em condições precárias vão alem disso, caracterizando um castigo a mais do que a lei ordena!

Pense se D-us fizesse isso com você pelos seus erros...... Vamos orar, pois o amor ao próximo é um mandamento e temos que ser justos!

Bom amados, D-us nos tem agraciado com muitas lições durante nossos estudos e estamos aprendendo juntos quem é o nosso D-us e o que Ele espera de nós!
Perseveram na fé e vamos juntos lutar para atravessar o caminho que é estreito, mas com Yeshua chegaremos lá!
Estamos orando por todos vocês! Orem por nós também e assim vamos nos sustentando juntos, como uma teia de aranha, onde os fios juntos apesar de frágeis conseguem suportar uma força muito maior que o normal!
D-us os abençoe e os guarde! Louvado sejas óh Santo D-us, Bendito seja Ele!