TALMIDIM DE YESHUA!

TALMIDIM DE YESHUA!

sábado, 6 de novembro de 2010

PARASHÁ TOLDÔT (GERAÇÕES)

Olá amados do Eterno!
A parashá de hoje, Gerações, fala sobre a descendência de Isaque, seus filhos e o começo da vida de Jacó e nos trás muitos princípios importantes para nossa vida perante o nosso Senhor!
Ela começa nos revelando que Rebeca assim como Sara era estéril e que Isaque orou instantemente ao Senhor que a curou e ela pôde assim, conceber gêmeos. Bom, Isaque tinha 40 anos quando se casou com Rebeca e 60 anos quando nasceu Esaú e Jacó, o que dá 20 anos de espera. Isaque realmente orou insistentemente, clamando a D-us em favor de Rebeca. Isaque sabia que D-us era fiel e que a promessa de Abraão seria seu legado e que D-us faria de sua descendência milhares e colocou sua fé nisso! O Eterno também sabia que Isaque ansiava por isso, mas a oração de Isaque fez o Senhor o ouvir.
Atos 12:5 diz que a Igreja orava continuamente por Pedro que estava preso. O Dr. David Stern faz um comentário em seu livro “Comentário do Novo Testamento Judaico” sobre alguns pontos fundamentais da oração, sendo eles:
A oração deve ser intensa, não casual;
Contínua;
A D-us (o que só é possível através do Messias, sem repetições vazias e sem incredulidade)
Específica e não vaga;
Comunitária, como corpo de Cristo;
Alguns versículos que nos mostram esses pontos são Mt 6:8, Jo 14:6, Tg 4:3, Mt 21:22, Mc11:24.
Os gêmeos de Rebeca lutavam em sua barriga e ela pergunta a D-us “se assim é, porque sou eu assim?”. Ela realmente diz aqui que se era assim, por que ela desejou isso, engravidar! Ela apesar de seu leve desespero vai até o Senhor e o consulta! Ela foi atrás de uma resposta e foi Aquele que a podia atender, o Eterno!
O Senhor revela que 2 nações estavam em seu ventre e que eram inimigas! O maior seria dominado pelo menor! Observe que D-us já havia feito a escolha de quem seria aquele a dar continuidade a sua Promessa.
Nasce os filhos de Isaque, Esaú que significa cabeludo e Jacó que significa suplantador, este agarrado ao calcanhar de Esaú.
Esaú e Jacó crescem e são bem diferentes! Esaú era caçador e Jacó um homem simples, habitante de tendas.
A palavra nos diz que Esaú era amado de Isaque e Jacó de Rebeca!
Esse é um erro que não podemos cometer! Não podemos escolher um filho como mais amado! Quando fazemos isso abrimos brechas para o ciúme, a inveja, contenda e colocamos um filho contra o outro! Não podemos interpretar relacionamento como forma de escolha! Se um filho seu, te beija todas as manhãs e o outro mau fala bom dia não significa que você deve amar o mais carinhoso. Significa que eles são pessoas diferentes e se relacionam diferentemente! Cuidado com esse erro, pois ele pode destruir uma família por completo!
O equilíbrio entre o amor de pai, que é um amor condicional e o amor de mãe que é incondicional é importantíssimo! A mãe é o porto seguro do filho e nada faz com que esse amor cesse. Já o pai é o cobrador, aquele que usa um pouco mais de pulso e usa mais a razão em busca de fazer do filho responsável e moral.
Esaú chega cansado de uma caçada e vende a Jacó sua primogenitura! Ele abre mão de uma benção de autoridade dada por D-us em troca de um prato de comida.
Veja bem, isso podemos visualizar em nossas vidas hoje! Quantas vezes vendemos nossos princípios, tomamos atitudes precipitadas por causa de uma situação de momento. Esaú estava com fome e não quis enxergar o futuro de bênçãos que poderia ter, preferiu trocar pelo momento atual. Não podemos negociar os princípios de nossas vidas e nem os princípios de D-us em troca de coisas menores e momentâneas! O nosso futuro, na eternidade é muito mais valioso do que qualquer coisa material e física que nos trás 10 minutos de alegria nesse mundo no qual somos estrangeiros!
Assim como no tempo de Abraão, ocorre uma fome em Canaã e Isaque é obrigado a peregrinar e vai em direção a Gerar! D-us aparece e lhe diz que não vá ao Egito, mas fique na terra que Ele escolher, que Ele seria com Isaque e confirma a promessa de Abraão a Isaque, por que Abraão havia obedecido à voz do Senhor e havia guardado os mandamentos, os preceitos, os estatutos e as leis do Senhor!
Em Gerar, Isaque comete o mesmo erro de Abraão e finge ser irmão de Rebeca. Observe que alguns erros dos pais são repetidos pelos filhos! Temos que ter responsabilidade, pois somos espelhos dos nossos.
Abimeleque ve Isaque brincando com Rebeca, descobre a verdade sobre os dois, exorta o erro de Isaque mostrando a ele as possíveis conseqüências e da ordens para que ninguém os toque.
Veja que a palavra é brincar! Hoje falta alegria nos casamentos e a palavra de D-us nos mostra isso! Precisamos nos divertir em casal e em família.
Isaque é abençoado em 100 vezes por semente! Lembra que quando D-us apareceu a ele e o mandou ficar na terra que Ele escolheu? Lembra que o Eterno disse que o abençoaria? Pois é, D-us promete e cumpre, pois Ele é fiel, ainda que sejamos infiéis. 2Tm 2:13
Isaque enriquece e a inveja dos filisteus faz com que ele seja expulso da terra. Isaque tem vários problemas em relação aos poços cavados por Abraão e por ele.
Abimeleque vai até Isaque e reconhece que D-us estava com Isaque e que ele era o bendito do Senhor! Isaque assim como Abraão dava testemunho do que era ser um servo do Senhor e por isso havia reconhecimento de que ele era bendito do Senhor! Eles fazem um pacto de paz!
Esaú toma 2 mulheres de Canaã para esposa e isso amargura o espírito de Isaque e Rebeca.
Esaú não fez como o próprio Isaque fez! Ele escolheu mulheres da terra, que tinham atos desaprováveis e deuses diferentes. Esaú tomou para si julgo desigual! Além de escolher de forma errada suas esposas ainda escolheu duas! Como foi dito nas parashás passadas, o casamento deve ser uma escolha em julgo igual, para que não haja afastamento dos princípios corretos.
Isaque já estava velho e cego e resolveu abençoar Esaú. Ele pede que o filho cace algo para ele e o cozinhe para que ele lance sobre o filho a benção da primogenitura. Esaú sai para caçar, mas Rebeca que ouve a conversa, manda que Jacó pegue dois cabritos e prepara para que ele levasse a Isaque e recebesse a benção. Ela coloca a roupa de gala de Esaú sobre Jacó e pelos de cabrito em mãos e pescoço, para que Jacó ficasse fisicamente parecido com Esaú.
Isaque tenta de todas as formas possíveis confirmar se era mesmo Esaú, mas acaba sendo enganado por Jacó! Ele abençoa o filho e afirma o que D-us já havia dito, que ele seria dominador do filho mais velho.
Mais a frente à gente perceberá que o enganador Jacó será enganado por Labão! O nome disto é lei da semeadura, onde nós colhemos o que plantamos!
Esaú chega e chora ao saber do acontecido. Isaque afirma a benção que deu a Jacó e que Esaú seria servo de Jacó. Esaú sente raiva e pensa em matar Jacó. Rebeca descobre e manda Jacó até a terra do seu irmão Labão.
Rebeca vai até Isaque e afirma que é angustiada por causa das mulheres de Esaú. Isaque abençoa Jacó e manda ele se casar com uma das filhas de Labão e o despede.
Esaú percebe o erro que cometeu ao tomar esposas de Canaã e comete outro erro para tentar justificar, casando-se com uma das filhas de Ismael.
No texto da Haftaráh, vemos D-us exortando Israel sobre a forma de adoração e louvor que eles estavam dando ao Eterno! D-us quer o melhor de nós e não apenas o que estamos dispostos a dar em nosso enorme egoísmo! D-us deseja o melhor louvor e nada pode estar no lugar do Eterno, como coisa mais importante de nossas vidas! Tudo que toma o lugar Dele em nossas vidas chama-se idolatria!
A Brit Chadashá fala sobre a tristeza de Paulo em relação a Israel. Paulo sabe que a adoção de filhos, a glória, os concertos, a lei, o culto e as promessas são dos israelitas e eles abrem mão disso por não aceitarem o Messias que veio primeiro para eles e depois para gente. Rm 1:16
Paulo fala que os herdeiros de Abraão não são todos os Israelitas! Veja bem, de Abraão saiu Isaque e dele saiu Jacó e Esaú! Alguns seguem a linhagem espiritual de Esaú! D-us escolheu, ele elegeu Jacó! Aqueles que são de D-us foram escolhidos por Ele! A Haftaráh também fala disso!
Irmãos lembrem-se sempre que fomos escolhidos de D-us e devemos honrar ao Senhor!
Continuemos firmes em oração e temor ao Senhor! Orem por nós assim como oramos por vocês! Que o Senhor nos ajude e tenha misericórdia!
Que a graça do Senhor Yeshua, o amor de D-us o pai e a consolação do Espírito Santo esteja conosco até a volta do Senhor Yeshua! Amém!  




Nenhum comentário:

Postar um comentário