TALMIDIM DE YESHUA!

TALMIDIM DE YESHUA!

domingo, 31 de outubro de 2010

PARASHÀ CHAYIÊ SARA (A VIDA DE SARA)

Olá amados do Eterno!
Esta semana não tivemos o estudo, pois infelizmente tivemos um compromisso inadiável, mas todo o conteúdo estudado na semana encontra-se resumido aqui.
Morre Sara aos seus 127 anos. Abraão chora e lamenta a morte de sua esposa.
Antigamente o ritual de sepultamento era feito através de choros e gritos, para que todos vissem seu sofrimento e se compadecessem com sua dor. Não existiam agentes funerários e o corpo era preparado pelos próprios parentes.
Abraão vai até os filhos de Hete negociar um local para enterrar sua esposa. Eu uso a palavra negociar, pois foi justamente o que aconteceu naquela cena. Eu explicarei mais a frente.
Abraão foi chamado de príncipe de D-us pelos moradores daquela terra! Imagine o testemunho que Abraão dava no meio desse povo! Seu padrão de vida, moral e espiritual dava ao povo uma visão diferenciada do que acontecia no meio deles mesmos!
Lembre sempre do versículo de Tiago que sempre é citado quando o assunto é fé, onde ele diz que a fé (fidelidade) sem obras é morta! Tg 2:17
Abraão recebeu um “título” pela fidelidade a D-us e pela fidelidade de D-us a ele. Este foi dado pelos que viviam na terra, o “título” de príncipe de D-us!
Abraão não aceitou o favor dos Heteus e quis comprar a terra de Efrom, onde estava a caverna de Macpela.
Por que ele não aceitou a terra de graça se os habitantes insistiram para que ele aceitasse?
 A forma de negociação antigamente era assim! Abraão sabia que aceitar o favor era insultar Efrom e isso o faria retirar a oferta! Até hoje os alguns Árabes ainda negociam assim, te oferecem o produto de graça, mas espera que você não aceite e que ofereça um preço. A negociação parte da sua valorização do produto!
Procure não ficar aceitando favores que você pode resolver, pois você cria um vínculo que ás vezes é muito mal interpretado pelo outro, ficando você preso e sendo julgado pela pessoa por isso!
Efrom pede 400 siclos de prata pela terra. Foi um valor justo?
Não!
 Os povos antigos não vendiam terra para estrangeiros! Eles não gostavam dessa situação, por isso normalmente quando vendiam cobravam o dobro do que valia a terra, já esperando que o comprador recusasse ou pedisse um desconto, que chegava até no máximo 50%.
 Portanto Abraão comprou uma terra muito mais cara e não reclamou por isso, apenas pagou para honra de sua esposa.
Sara é sepultada e a caverna de Macpela e as terra ao redor passam a pertencer a Abraão.
Abraão chama seu servo e faz com que ele faça um juramento, colocando a mão por debaixo de sua coxa.
Esse juramento era tradicional na época! No mundo onde não existia cartório, documentações e reconhecimento de firma a palavra tinha muito valor!
Bastava ter testemunhas e o negócio era realizado!
A Toráh diz que é necessário ter duas testemunhas para alguns negócios e acusações.
A Promessa era que o servo de Abraão não poderia deixar que Isaque se casasse com uma Cananéia.
Por que não se casar com alguém dali de perto, que provavelmente Isaque tinha contato e casar com uma mulher da casa de seu pai, de sua parentela?
Abraão sabia que era necessário manter Isaque puro, fiel ao Senhor, como herdeiro da Promessa de D-us!
Isaque casando com uma cananéia provavelmente poderia ser tentado a adorar os deuses de sua esposa, começar a viver os costumes ímpios da terra e se afastar do Eterno.
O casamento deve ser realizado debaixo das bênçãos de D-us! E na Toráh, o Eterno deixa bem claro sua posição em relação a isso. Em Dt 7:3-4, D-us ordena que Israel não dê suas filhas aos povos da terra de Canaã e não tome esposas de lá, para que seu caminho não seja desviado.
 Mais uma vez observem o que tenho batido toda semana, que Abraão seguia a lei de D-us sem ela ainda existir, pelo coração, por fidelidade e por moralidade, semelhante a Promessa da Nova Aliança de Jeremias 33.
Aqueles que estão perto de D-us certamente têm as mãos limpas, obras para mostrar e está em continua busca pela santidade. Ainda que tenha sido o pior dos homens, ele é lavado e remido pelo sangue do cordeiro. Fica alvo como a neve! Aleluia!
Mas nunca se esqueça, Abraão tinha obras pela fé, mas não se orgulhava ou ficava se vangloriando nelas. O Eterno o recompensava e a glória era toda D’Ele, do Senhor!
Se você é servo do Senhor não busque o julgo desigual! Case-se com alguém que tem os mesmos padrões morais e espirituais que você, pois assim você não vai viver costumes e ordens erradas, que vão te afastar de D-us e do se caminho! 
O servo de Abraão confiou no D-us de Abraão e orando D-us fez com que ele alcançasse a pessoa certa para Isaque, de acordo com que ele pediu a D-us! A fé de Abraão já contagiava os seus próximos! Seu servo cai diante de D-us, de joelhos e o louva! Vale lembrar que pela fé Abraão disse que o Senhor enviaria um anjo com seu servo.
Aprenda com Abraão, sua fé (fidelidade) e as obras que vem por ela vão contagiar sua família e assim tu e tua casa estarão juntos servindo ao Senhor!  Js 24:15
Ao retornar da casa de Betuel com Rebeca, no meio do caminho, eles avistaram Isaque.
Rebeca coloca o lenço em seu rosto que representa o noivado e desce do camelo para mostrar respeito ao seu futuro marido.
Isaque consuma o casamento com Rebeca.
Morre o pai da fé e é sepultado por Isaque e Ismael na caverna de Macpela. Abraão deixa mais alguns filhos de suas concubinas, que antes do falecimento do pai são despedidos para outras nações!
A promessa dos 12 príncipes de Ismael é cumprida.
O texto de 1Rs 1:1-31 fala sobre a tentativa de Adonias de reinar sobre Israel. O rei Davi já era velho e sem saber já estava sendo sucedido por seu filho, que havia matado bois e ovelhas para comemorar, na presença de seus irmãos, chefes de exército e o sacerdote. Natã e Bate Seba relatam ao rei o que estava acontecendo e o rei nomeia Salomão como rei após sua morte.
Um filho querendo reinar no lugar do outro me lembra Isaque e Ismael, que até hoje lutam pela terra de Israel, reclamando suas heranças! Isaque (judeus) são herdeiros da terra segundo D-us, enquanto Ismael(palestinos, árabes e outros) não tem parte nisso perante D-us!
O texto de Mateus 1:1-17 nos relata a descendência de Yeshua.
Perceba que Ele cumpre a descendência humana em Davi e Abraão.
Existe algo curioso que você não encontra comumente na bíblia, que é a presença de mulheres nas genealogias, ainda mais se elas são gentias. (não judias).
Em sua descendência existe o nome de Tamar, que se fingiu de prostituta e teve relação com Judá, pois esse não queria cumprir a tradição, liberando um de seus filhos para suceder o outro morto, pois ele não havia deixado descendente. Tamar teve relações com o sogro e gerou um filho dele. Gn. 38
Raabe também era uma prostituta, que ajudou os espias que entraram em Jericó, antes da tomada da terra.  Js. 2
Rute era moabita! Não era judia! (leia no livro de Rute uma frase de fidelidade no cap. 1:16).
Ainda é mencionada a Mulher de Urias, Bate Seba, cujo marido o rei David assassinou após ter relações sexuais com ela e a engravidar. Para fugir das conseqüências desse pecado, o rei David pecou ainda mais com mentiras até chegar ao assassinato de Urias, o que trouxe conseqüências graves para sua casa. (2 Sm 11).
Veja a descendência que D-us escolheu para o Messias!
Não existe diferença entre você, eu e uma prostituta! D-us ama o ladrão, o estuprador!
Se você pecou grandemente, ou se você se acha sujo demais para o coração de D-us lembre que homens e mulheres com caráter duvidoso foram grandes em D-us! Não existe coração que não possa ser limpo pelo Senhor! Arrependa-se!
Reconheça sempre a graça de D-us na sua vida, o seu amor e misericórdia! O Messias veio para gente e pagou por nós nossas dívidas! Um favor imerecido! Pense nisso e o louve eternamente!

Você morreria por alguém que você não conhece?
Você morreria por um estuprador de crianças?
Você daria seu filho único para morrer em favor de pessoas como nós, sujos e mesquinhos?

Entenda então que o amor de D-us é inimaginável e que temos que começar a ter misericórdia desses pecadores, que merecem o castigo e a conseqüência de seu erro, assim como eu e você em nossos erros! Mas pense que eles precisam de D-us e da nossa oração! È um exercício difícil, mas D-us nos dará força e graças para isso! D-us nos ama a todos! Temos que orar para sermos um, mesmo que o nosso irmão tenha sido o pior dos homens! Em Cristo somos limpos!
Existe uma lei para condenar esses homens e eles devem passar por ela e ser julgado justamente, mas agressões e cadeias em condições precárias vão alem disso, caracterizando um castigo a mais do que a lei ordena!

Pense se D-us fizesse isso com você pelos seus erros...... Vamos orar, pois o amor ao próximo é um mandamento e temos que ser justos!

Bom amados, D-us nos tem agraciado com muitas lições durante nossos estudos e estamos aprendendo juntos quem é o nosso D-us e o que Ele espera de nós!
Perseveram na fé e vamos juntos lutar para atravessar o caminho que é estreito, mas com Yeshua chegaremos lá!
Estamos orando por todos vocês! Orem por nós também e assim vamos nos sustentando juntos, como uma teia de aranha, onde os fios juntos apesar de frágeis conseguem suportar uma força muito maior que o normal!
D-us os abençoe e os guarde! Louvado sejas óh Santo D-us, Bendito seja Ele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário