TALMIDIM DE YESHUA!

TALMIDIM DE YESHUA!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

PARASHÁ VAYISHLÁCH (ELE ENVIOU)

Bom dia amados do nosso Eterno D-us!
Peço perdão pela demora ao postar o estudo, mas infelizmente tivemos alguns problemas essa semana que nos atrasaram e nos dificultaram a vida, mas peço que não cessem de orar pela nossa família e pelas nossas vidas.
A parashá começa com o dilema de Jacó, que para obedecer à ordem de voltar para casa, teria que enfrentar seu irmão Esaú, que tinha um sentimento ruim contra ele e desejava a sua morte na época que ele saiu para Harã.
Jacó envia mensageiros para Esaú avisando que ele ia ao encontro do irmão e em forma de servo, respeitando a primogenitura de Esaú, deixando ele de lado o negócio em que ele havia comprado a primogenitura do próprio Esaú. A resposta era que Esaú vinha com 400 homens ao seu encontro.
Imagine o medo de Jacó! A Bíblia diz que Jacó se angustiou e temeu muito. Então ele separou o seu povo em 2 bandos, já se preparando para uma possível luta ou fuga.
Jacó ora a D-us e fala da promessa de D-us para a vida dele e se coloca como servo diante do Senhor e se coloca pequeno diante de tudo que o Eterno já o havia beneficiado. Jacó pede que o Pai o livre do irmão.
Jacó separa presentes para o irmão e separa em vários bandos, mandando um a cada distância para acalmar o coração do irmão. Jacó dorme!
Veja que apesar da luta ele descansou, ele colocou nas mãos de D-us seu problema e descansou, afinal D-us já havia prometido a vitória!
Na madrugada seguinte Jacó atravessa os seus no vau do Jaboque.
Jaboque era um rio e seu significado era esvaziou. Jacó estava pronto para se esvaziar dele mesmo e conhecer a salvação como verão a seguir.
Ele fica para trás e luta com um homem até o por do sol. Vendo o homem que não podia vencer, tocou a juntura da coxa e Jacó o segurou. O homem pede que ele o largue, mas Jacó exige receber a benção. O homem troca o nome de Jacó para Israel, porque ele havia lutado com D-us e com os homens e prevalecido. Jacó pergunta seu nome e Ele não responde, apenas abençoa. Jacó chama aquele lugar de Peniel, por que havia vido a face de D-us e sua alma havia sido salva.
Vamos analisar essa parte. Eu creio, mas não posso provar que nesse momento Jacó estava frente a frente com Yeshua. Essa luta em particular com D-us não foi física, mas espiritual!
 Jacó queria a benção há muito tempo! O primogênito era o herdeiro da benção!
 Vamos ver o que ele fez?
 Bom primeiro agarrou o tornozelo do irmão no nascimento, tentando o trazer pra dentro, querendo ele ser o 1º. Depois enganou o irmão para comprar a primogenitura. Depois enganou o pai e recebeu a benção no lugar do irmão. Esaú era caçador, e quem caçava nas famílias antigas eram os filhos menores e os servos, o primogênito era o administrador e senhor, Jacó era homem calmo que habitava tendas! Jacó não se casou com mulheres da terra, sempre se portou como aquele que queria a benção!
Jacó lutou muito pela benção! Acho que o sentido correto da luta com D-us é esse!
Realmente ele lutou com um homem e para mim esse foi Yeshua, pois Ele teve autoridade para mudar o nome de Jacó para Israel, que significa príncipe de D-us, ou aquele que luta com D-us, Jacó diz ter visto D-us face a face e ali diz que sua alma foi salva! Ao perguntar o nome do homem esse se esquivou, mas o abençoou. Não posso afirmar que seja isso, mas eu creio que o Senhor esteve ali com o patriarca de Israel.
Por que Jacó se esvaziou( Jaboque)? Bom, vejamos os fatos:
Jacó ali realmente conheceu e se entregou ao Senhor! Ali ele abriu mão de suas forças e deixou D-us trabalhar em sua vida, seu irmão vinha em direção a ele, com 400 homens e agora ele estava ferido na coxa, entregue a vontade de D-us, apenas confiando nele, aliado a obediência. Para mim FÉ.
O encontro é tremendo e uma guerra foi trocada por lágrimas e carinho. Isso não é normal, como podemos ver em Obadias, Edom( Esaú) era inimigo de Israel e  chegava a ajudar no saqueio de espólios de guerra contra Israel. Esse foi um raro momento de paz entre essas duas nações, graças ao Senhor D-us!
Jacó coloca seus filhos em ordem de importância...... José e Raquel são os últimos da fila, e os mais protegidos....veremos La na frente que José acabou sendo um menino mimado, que teve que crescer através de muito sofrimento.
Jacó apresenta sua família e resolve ir devagar, pois havia muito gado e crianças. Esaú vai à frente e leva os presentes que Jacó o deu, após muita insistência.
Jacó para em Sucote e habita ali. Depois vai a Siquém, lugar aonde Abraão chegou pela 1º vez em Canaã e ali faz um altar ao Senhor e ali habita após comprar um campo dos filhos de Hamor
Diná sua filha resolve explorar a região e é estuprada por Siquém, filho de Hamor.
Hamor se apaixona por Diná e a Bíblia não deixa muito claro se ela também se apaixonou por ele, pois a expressão “falou afetuosamente a moça”, que está no final do versículo 3 do capítulo 34 em hebraico significa “falou ao coração da moça”.
Siquém pede ao pai Hamor que peça Diná em casamento. Jacó ao saber do acontecido se cala e espera os filhos voltarem do campo. Ao voltarem eles se entristecem muito.
Hamor pede Diná em casamento para Siquém a Jacó. Ele oferece a terra, os negócios e as facilidades. Siquém oferece o pagamento do dote independente do valor.
Jacó ali podia jogar fora seu chamado e se aliar ao povo idólatra, correndo a chance de se contaminar.
Seus filhos maliciosamente dizem que não podem permitir, pois eles eram incircuncisos e que antes deveriam fazer a circuncisão. Eles aceitam e todo povo se circuncida. No 3º dia, o pior dia do ferimento Simeão e Levi invadem a cidade e matam todos os homens e saqueiam todo o arraial.
Jacó teme o povo da terra após essa mortandade e exorta os filhos, que se defendem dizendo que era a honra de Diná.
D-us manda Jacó para Betel, lugar onde Ele apareceu pela 1º vez a Jacó.
Jacó manda seu povo se livrar de todos os deuses estranhos. Veja bem, as mulheres de Jacó e seus servos vieram de Harã e ainda deviam ter costumes pagãos.
Jacó enterra os deuses estranhos. Eles partem para Betel e ninguém ousou tocar no povo de Jacó, apesar da matança do povo de Hamor, pois o temor de D-us foi sobre eles.
D-us aparece a Jacó, chama-o de Israel e faz as promessas de Abraão a Jacó. Jacó ergue uma coluna e derrama sobre ela azeite.
Não pense que o azeite era um artigo normal e barato, era cara e da melhor qualidade.
Partindo para Efrata( Belém), Raquel entra em trabalho de parto. O parto é complicado e Raquel morre. O nome do filho fica como Benomi, que significa filho da minha dor, mas Jacó muda o nome para Bejamim, que significa filho da minha destra, da minha força.
Jacó ergue uma pedra no lugar da sepultura de Raquel e parte para Efrata.
Ruben tem relações sexuais com Bila. Veremos no que isso vai repercutir lá na frente.
Jacó vai até Isaque e esse morre aos 180 anos, fartos de dias. Esaú e Jacó sepultam seu pai.
A parashá termina com a descendência de Esaú (Edom).
Queridos, essa parashá nos trás muitas lições! Continuemos a estudar e a praticar os ensinamentos do Pai, ainda que sejam difíceis nesse mundo tão cruel! No final herdaremos com o Messias a vida eterna! Lembre-se que fé sem obras é morta! Obedecer por amor e confiar no que nos perdoa e nos salva!
Que D-us nos abençoe e nos guarde!
Shalom!