TALMIDIM DE YESHUA!

TALMIDIM DE YESHUA!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

PARASHÁ LECH LECHA (VÁ POR TI)

Olá amados de D-us!

A parashá estudada nesse último dia 16/10/2010 retrata o começo da história de Abrão, as promessas do Eterno para ele e através dele.

Logo no 1º versículo já obtemos, analisando o contexto hebraico, a expressão vá por fé, por confiança, por fidelidade.

Abrão é convidado pelo Senhor a deixar sua casa, sua terra e sua parentela e ir para um local desconhecido, apenas por crer, por confiança.

Abraão, como será chamado mais a frente, é considerado o pai da fé segundo (Rm 4) e é importante a gente perceber que essa fé não vem apenas no crer, mas vem também da confiança, em ser fiél. A palavra fé no original hebraico (Emuná) sempre foi relacionado a confiança, fidelidade. O texto de (Hc 2:4) nos diz " mas o justo viverá pela fé" ou seja o justo viverá pela fidelidade!`É impossível crer verdadeiramente sem ser fiel, sem confiar! Portanto fé não é apenas crer em algo que não se pode ver, é ser fiel e confiar!

Bom aí vai eu recado, se D-us mandar, faça! Depois veja ou entenda o porquê! Abrão não viu a terra, ele primeiro precisou ir, pra depois ver! Mas cuidado para não confundir a voz de D-us ou suas ordens! Elas nunca serão contra a palavra que Ele vela!

no v.2 vemos o Eterno dizer que Abrão será uma benção!
Esses conceitos ás vezes são interpretados de maneira errada! No hebraico não existe o verbo TER, ou seja os judeus nunca dizem "eu tenho", eles dizem " existe algo pra mim". Assim devemos enxergar também! Se eu SOU uma benção, automaticamente existem bençãos para mim! Agora se eu TENHO uma benção, ela é restrita para mim, e não alcança outros além dos que estão perto de mim, isso se assim eu permiti.

Você é um mordono de D-us na Terra! Nada é seu! Existe para que você desfrute! Existe para que você faça uso perfeito, na caridade e no prazer pessoal.

Seja uma Benção! O que você é, é muito maior do que você tem, afinal tudo que é seu ficará aqui quando morrer, mas o que você foi poderá ser recompensado em sua vida eterna. Bens e dinheiro não fazem de você uma benção, agora você sendo uma benção o seu dinheiro e bens podem ajudar aqueles que precisam de você!

Algumas promessas do Eterno a Abrão devem ser enfatizadas! por exemplo:

Promessa da terra para seus descendentes.
Filho com Sarai.
De ti sairá uma grande nação!
Em ti serão benditas as nações. (Yeshua).
De ti sairão reis (Yeshua, David)
Pai de multidões (significado de Abraão)

Abrão passou por algumas situações de dificuldade. Um caminho de fé possui suas armadilhas colocadas pelo adversário. Por exemplo, para vencer seu medo Abrão pede que Sarai minta ao entrar no Egito. Bom, apesar de ser uma meia verdade (Gn 20:12), sua confiança deu uma bambeada! Havia uma promessa do Eterno a ele, e antes da promessa ser cumprida nada lhe aconteceria.

Surge na história um certo Melquisedeque, sacerdote do D-us altíssimo e rei de Salém (Jerusalém).
Abrão dá o dízimo a ele e esse acaba sendo o 1º registro do dízimo na bíblia. Interessante que não havia ainda a lei que disesse que ele deveria dar a 10º parte, mas Abrão fez porque assim desejou seu coração, porque provevelmente a lei estava em seu coração. (Jr 31:33).

Ninguém sabe ao certo quem era Melquisedeque, mas sabemos que Yeshua é da linhagem sacerdotal dele. (Hb 6:13-20).

Gostaria de fazer um comentário sobre o Cap 15:6.
Hoje ao se falar da Lei, mostrando na Palavra sua importância como forma de vida ou qualidade de vida de acordo com seus princípios, de uma forma não legalísta, separando o que pertence aos da casa de Israel, aos Levitas, aos filhos de Arão e outros, somos confrontados em última resposta com esse versículo! A resposta vem assim:

Ah! Eu sou filho de Abraão e vivo pela fé, que Lei nada!

Isso é verdade? Sim! Claro! A sua fé no Messias é que vai te salvar! Não há salvação na Lei, mas somente os santos verão ao Senhor! E o que é ser santo (separado)?

Bom lembra de (1 JO:3-4)? Pecado é quebrar a lei! Portanto viver separado do pecado é importante! Quem te salva é o Senhor Yeshua, mas por amor a Ele devemos viver separados do mundo!

Sabe o que significa Igreja? Chamados de fora para dentro! Chamados do mundo de pecado para o Reino de D-us!

Pra terminar o comentário deixo o que o Próprio D-us disse de Abraão em Gn 26:8-9).
Veja por si mesmo! Quem era Abraão para que obedecesse a Lei, mesmo sem ela ainda existir? Ele obedecia por fé, por amor, por confiança!

Abraão unia a fé com a obediência a D-us, não é a toa que ele foi chamado de amigo pelo Próprio Eterno. (Is 41:8) David era o homem segundo o coração de D-us! Da uma olhadinha no salmo 119 e entenda o por que!

Vemos também alianças de Abrão com o Eterno! Vale lembrar que aliança sempre exige derramamento de sangue! A nova aliança de Yeshua é através do sangue do nosso Messias! Aleluias!

D-us revela a Abraão que seu povo ficaria 400 anos escravo no Egito, mas que Ele os libertaria e os daria a terra, pois Ele não podia ainda expulsar os amorreus por que suas injustiças ainda não haviam transbordado.

D-us promete a ele uma morte na velhice e em paz!

No cap 17:1 D-us diz para Abraão ser perfeito!
Significa seja íntegro! Mais um item a ser pesado no comentário do cap 15.

Abrão significa pai grandioso, Abraão significa pai de multidões!
Sarai significa princesa, Sara significa mãe fecunda de povos!

Amados espero que os comentários tenham sido esclarecedores e que edifiquem a fé de vocês, pois queremos juntos aprender e crescer em amor ao Messias e a uns aos outros!

Os dias de comunhão tem sido maravilhosos e estamos muito felizes em estar na presença do Eterno junto com vocês. Não se esqueçam de orar ao Eterno pedindo discernimento, para que Ele nos permita estar longe das coisas que nos afastam Dele! Orem sempre pedindo ao Pai que não permita que sejamos enganados pelos nossos corações, por homens ou pelo adversário! Orem por nós e por todos que estão conosco nessa caminhada! Juntos somos mais fortes na caminhada com o Senhor!

Que D-us abençoe a todos nós e que tenha misericórdia de nós! Amo vocês!