TALMIDIM DE YESHUA!

TALMIDIM DE YESHUA!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

PARASHÁ T'RUMAH (COLETA).

Shalom amados do Eterno D-us,
Hoje continuaremos o nosso estudo com D-us mostrando a Moisés o tabernáculo, onde ele moraria no meio do povo.
D-us manda Moisés pedir uma oferta de coração ao povo, algo voluntário, algo que ardesse em alegria no coração do povo, pois era para a construção da morada dele no deserto, no meio do povo.
Essas ofertas eram ofertas difíceis, pois tudo pedido era caro, de difícil aquisição. Imagine um povo se desfazer de ouro, prata, tecidos caros, pedras preciosas, incensos aromáticos. Pra você ter uma idéia, volte ao primário, onde estudávamos a rota da índia, das especiarias... era o principal mercado da época do descobrimento... imagine como não era precioso nessa época.
Hoje pra morar no meio do povo, D-us pede algo precioso e de coração pra você também, Ele pede santidade, separação das coisas do mundo... dói, assim como doeu em muitos israelitas nessa época, mas faça de coração e você será honrado com a presença real de D-us!
D-us mostra o modelo do tabernáculo para Moisés! Não é só palavras, ele vê o tabernáculo, o mesmo que existe no céu! O tabernáculo na terra era uma cópia do céu!
D-us pede que se faça uma arca de madeira de acácia, de 1,14m de comprimento por 68,5cm de largura e altura, revestida de ouro. Em sua base 4 argolas de ouro, onde entrariam 4 hastes de madeira revestida de ouro, pois ninguém poderia tocar nos utensílios do tabernáculo. Essas varas, hastes, não poderiam ser retiradas dali.  Ali dentro se colocava as pedras da lei!

 A tampa dessa arca deveria ter as mesmas medidas de comprimento e largura e também era feita de ouro. Em cima dela, como uma mesma peça deveria ter a figura de 2 querubins, um de frente para o outro olhando para baixo, em sinal de respeito. Suas asas deveriam tocar uma na outra e ali, no meio deles D-us apareceria a Moisés para dar leis ao povo de Israel.

 D-us manda que faça uma mesa, de madeira de acácia, de 91,5cm de comprimento por 45cm de largura e 70cm de altura, revestida de ouro, com argolas para serem carregadas por 4 varas revestidas de ouro. Nessa mesa será oferecida os pães a D-us, 12 pães, um para cada tribo de Israel.
D-us manda que faça os utensílios para mesa, ou seja, panelas, jarros, pratos e outros de ouro.

 D-us manda que faça um candelabro, de 7 braços, 1 central e 3 para cada lado, e seus utensílios com 30 quilos de ouro. D-us orienta para que se tenha cuidado dele ser de acordo com o modelo mostrado a Moisés na montanha. Toda a anatomia do candelabro pode ser contemplada na figura acima.
A tenda da presença de D-us foi feita com 10 cortinas. Cada uma media 12,8m de comprimento por 1,83m de largura. Elas deveriam ter bordados desenhos de querubins. D-us mandou que unissem dois grupos de 5 cortinas. Para unir esses dois grupos era necessário fazer laços, 50 no total na orla de cada grupo. Ainda deveriam usar 50 prendedores de ouro para prender as cortinas. Vamos tentar desenhar:
Em vermelho a cortina do tabernáculo e em amarelo os postes da entrada do lugar santo.
O teto foi feito de pelos de cabra, 5 grupos de cortinas de 13,72m por 1,83m e 6 grupos de cortinas do mesmo tamanho. Para unir esses grupos de cortinas, 50 laços nas orlas da cada grupo e 50 prendedores de bronzes nos laços, unindo as cortinas. Ainda deveriam vir por cima uma cobertura de peles curtidas de carneiro e uma camada externa de couro fino.
A tenda ainda era feita de madeira de acácia, que era uma madeira difícil de lidar, cheia de nós e imperfeita, coberta de ouro puro, simbolizando o homem cheio de defeito, que precisa ser lixado e aplainado para depois receber a cobertura de ouro, que é a implantação do caráter de Cristo.
As tábuas eram fixadas no solo em uma base feita de prata (salvação), portanto, a Igreja é estabelecida pela redenção e não pelas obras.
Neste lugar não havia carne, era queimada lá fora. Era um lugar para buscar ao Senhor.

Cada tábua media 4,57m por 70 cm. No lado sul e norte eram um total de 20 tábuas cada lado com 40 encaixes de prata em cada lado. No Lado oeste, 8 tábuas com 16 encaixes, sendo que duas dessas tábuas eram das junções entre os lados norte e oeste e sul e oeste.
Veja na figura acima que haviam barras transversais que uniam as madeiras. 5 no total de cada lado e não 1 como representado na figura.
Dentro dessa cobertura, de madeira e cortinas, D-us manda que se faça uma cortina de tecido azul, escarlate, com um querubim bordado. Essa cortina deveria ser prendida em 4 postes de madeira de acácia, revestidos de ouro, presas por 4 ganchos de ouro e presas por 4 encaixes de prata. Então, dentro dessa área separada, chamada de lugar santíssimo, se colocava a arca da aliança. Essa cortina separava o lugar santíssimo do lugar santo.

No lugar santo eram colocados, do lado sul o candelabro e do lado norte a mesa dos pães. Em frente da cortina do lugar santíssimo o altar de incenso, que ainda falaremos.
A cortina da entrada do lugar santo era de tecido azul, púrpura e escarlate, presa em 5 postes de acácia revestidos de ouro e com encaixes de bronze.
D-us manda que faça um altar de madeira de acácia, revestida de bronze, medindo 2,28 m de comprimento e largura, um quadrado que é uma figura geométrica perfeita. Nas 4 pontas deveriam surgir pequenos chifres. A altura do altar era 1,37m. Ele era oco.
Os utensílios usados no altar, como pás, bacias, ganchos para carne eram de bronze. D-us manda que faça um grelha em formato tipo rede de bronze e ela deveria possuir 4 argolas. A grelha deveria chegar a metade exata do altar. Varas revestidas de bronze deveriam entrar nas argolas para o transporte do altar.


O pátio do tabernáculo foi feito assim: o lado sul 42,72m de tapeçarias de linha fino torcido, seguras por 20 colunas em 20 encaixes de bronze. Os ganchos e as argolas de prender a tapeçaria eram de prata. Do lado norte as mesmas medidas e os mesmos elementos. No lado oeste, 22,86m presas com 10 colunas e 10 encaixes. No lado leste, que era a entrada do pátio as medidas eram 6,85m de cada lado do portão, fixadas em 3 postes e 3 colunas de cada lado.
O portão do pátio era de cortina feita de tecido azul, púrpura e escarlate, medindo 9,14m. Elas era fixadas em 4 colunas e 4 encaixes.
Todas as colunas do pátio deveriam ter faixas de prata em torno do caminho. Todo equipamento necessário a todas as espécies de serviço do tabernáculo, bem como as estacas do tabernáculo e do pátio deveriam ser de bronze.

Meus amados eu tentei explicar ao máximo do meu entendimento as estruturas do tabernáculo dessa parashá. Espero que ajude os irmãos a visualizar como é o tabernáculo de Moisés e o tabernáculo celestial.
Lembro aos irmãos que hoje D-us quer habitar em nós! Limpemos o seu templo dos pecados através do nosso Rei e Messias Yeshua!
Amo vocês e espero que estejamos sempre juntos em união! D-us abençoe vocês! Oremos uns pelos outros!

Shabat Shalom!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PARASHÁ MISHPATIM (REGRAS)

Shalom amados do eterno!
Hoje daremos prosseguimento ao estudo da Torah, nessa que eu diria ser o inicio das leis ao povo de Israel, junto com os 10 mandamentos estudados na ultima parashá.
D-us esta falando com Moisés, já que o povo ficou com medo de ouvir o Senhor! Começamos assim a ouvir algumas regras para o povo que traduziam uma verdade santa e moral.
Logo de cara vemos a palavra escravidão, mas quero que note o modelo de escravidão executado pelo povo de Israel, entre os hebreus. O escravo trabalharia 6 anos, no sétimo seria libertado. Se entrar- se sozinho sairia sozinho, se casado sairia com a esposa, mas se casa-se durante a escravidão não levaria a esposa e filhos. Caso quisesse ficar com a família ele deveria se tornar escravo para sempre e o selo seria um furo na orelha e isso deveria ser diante do Senhor, como voto na frente do Altíssimo. 
Já as mulheres não eram libertadas. Caso o dono resolvesse casar com ela e não se agradasse, ela poderia ser resgatada pelo pai.
Não era permitida a venda da escrava a um estrangeiro.
Caso seu dono desse a escrava a um filho para casamento ele a deveria tratar como filha! Se ele casasse com outra mulher nada poderia ser tirado da escrava, nenhum direito. Se isso acontecesse ela seria liberta sem nenhum direito do dono sobre ela.
Parece duro ouvir isso nos tempos de hoje, mas era um modelo justo e honesto. Um hebreu só poderia ser escravo de seu senhor se ele quisesse, ou no caso da mulher se a autoridade sobre a vida dela permitisse.
Ele entrava sem nada, mas saia sempre com alguma coisa, daquilo que ajudou ao seu senhor a produzir nesses 6 anos, nunca de mão vazia. Quando se casava, era o seu senhor que lhe dava uma esposa, uma escrava que pertencia a ele, por um fato muito simples: e o dote? Um escravo pode pagar um dote? Vemos atrás as passagens de Isaque e Jacó e os dotes pagos para suas esposas, um com presentes dados pelo pai de Isaque o outro pagando 7 + 7 anos para Raquel, portanto seu dono era responsável pelo seu casamento e os seus frutos. Caso o escravo quisesse ficar com esses frutos, deveria servir ao seu senhor e selar esse compromisso.
No caso da mulher, uma escravidão poderia ser pelo simples fato de um pai não conseguir sustentar uma casa. Pela lei, ela seria bem tratada, mas Israel com o tempo denegriu a lei. Se o dono se encantasse pela escrava e a toma-se, ela herdaria direitos que a sustentariam para sempre ou a devolução da “honra”.
Agora Adonai fala sobre crimes de morte, deixando claro que quem ASSASSINAR deve ser morto, mas qual o motivo disso?
Pra deixar bem claro, quem mata da o direito de ser morto! Mas aqui EU creio que a execução dessa lei era para a santidade imperar, pois D-us morava no meio do povo e aquilo manchava a santidade que o Senhor ordena. Aqueles que MATAREM, ou seja, sem intenção deveriam fugir para uma cidade de refugio, onde seria julgado e sentenciado de acordo com o que aconteceu.
Aqueles que atacassem pai e mãe deveriam ser mortos. Aqueles que sequestrassem também! Acho que nem preciso explicar isso né?
Parece forte, mas entendam uma coisa: Quando você faz algo de ruim, você da direito a receber o mesmo. Uma semente ruim gera uma árvore ruim. Agora existe uma lei maior que essa, que é a misericórdia! Mais todo erro trás uma conseqüência e o salário do pecado é a morte!
Aqui uma lei que é difícil ver executada hoje. Caso houvesse uma briga e a pessoa não morresse, o agressor deveria pagar todo o custo do tempo de trabalho perdido e todo o tratamento, caso o agredido se recuperasse essa seria sua condenação!
Caso um dono de escravo batesse em sua posse e o matasse, deveria ser punido. Caso o escravo morra depois de alguns dias, ele não é condenado, pois sua condenação é a perda de um bem.
Se houvesse uma briga e alguém feri-se uma mulher grávida e ela perdesse o filho, o agressor deveria pagar um valor estipulado pelo pai da criança e confirmado pelo juiz, mas se ouve-se outro dano, seria olho por olho e dente por dente.
Agora começa a briga! “MAIS ISSO É INJUSTO!” “D-US É MAU!”
Olha, EU te digo que D-us é O REI DA JUSTIÇA! Observe o seguinte: Para começar a conversar essa ordem olho por olho e dente por dente era a base dos juízes julgarem o povo e não a lei para o povo executar!
Se você quebra um vaso de 1 real não é justo pagar 1 real? Se você bate no rosto de alguém, não é justo ter que virar o rosto para que ele bata? Olho por olho, dente por dente significa: Não faça com os outros, o que não quer que faça com você!
Agora à frente você verá que se um dono de escravo cegar sua posse ele deve deixar livre por isso e se arrancar um dente deve deixar sua posse ir embora! Os escravos tinham sua proteção segundo a lei de D-us!
Isso é base de justiça pra nós?
EU digo que sim! Mais vos lembro que a lei maior pode ser utilizada, que é a da misericórdia e D-us se agrada, quando deixamos e perdoamos!
Se um boi matar alguém a chifrada deve ser morto! Se já era sabido que ele era um boi bravo que atacava, e seu dono já havia sido avisado, ele também morrerá! Não teve responsabilidade com a vida dos irmãos! Hoje vemos isso com cachorros bravos!
Nesse caso, o culpado pode ser resgatado da morte com uma quantia de dinheiro se o lesado quiser. Se o boi chifrar o escravo de alguém, o dono do boi deve pagar 340 gramas de prata ao dono. O boi era sempre morto!
Veja esse! Se alguém cavar um buraco, uma cisterna e NÃO COBRI LA e o animal de alguém cair ali e morrer, ele deve indenizar o dono do animal.
Se 2 bois brigassem e um morresse, os donos deveriam vender o boi vivo, dividir o dinheiro e a carne do boi morto, mas se o boi vencedor costumava chifrar, o dono do boi deve pagar o animal morto e ficar com a carne dele.
Caso alguém roubasse um boi ou uma ovelha e os matasse ou vende-se, deveria pagar 5 por 1 boi e 4 por 1 ovelha.
Veja que tudo aqui é justo! Ainda veremos algumas leis que protegiam os escravos, os lesados de alguma forma, restituindo as perdas e as ofensas!
Se um ladrão entrasse em sua casa e você o matasse durante a noite, isso não era considerado assassinato, mas se durante o dia sim! Durante o dia você o veria e poderia consultar o juiz, durante a noite poderia se defender!
O ladrão deveria devolver o fruto do roubo em dobro e caso não tivesse posses para isso era vendido como escravo para cumprir com a ordem.
Caso alguém colocasse fogo e o fogo atingisse a horta do seu vizinho ou seu animal comesse o pasto de seu vizinho, ele deveria restituir com o melhor de sua horta.
Se alguém deixasse um bem confiado ao seu amigo e ele fosse roubado, o ladrão encontrado deveria pagar o dobro do roubo. Caso não se achasse o ladrão, aquele em que foi confiado o bem deve se apresentar diante de D-us e jurar por Ele que não se apropriou do bem. O dono deveria aceitar o juramento.  No caso de um animal, se ele fosse despedaçado, os restos serão prova e o cuidador será isento de responsabilidade. Caso o roubo seja aos seus olhos, ele devera restituir o amigo.
Se houvesse disputa por um bem, os disputadores deveriam se apresentar diante de D-us e quem fosse condenado deveria pagar em dobro o fruto da disputa.
Caso haja um empréstimo de animal e ele morresse durante o empréstimo, deveria ser restituído. Se o dono estivesse no momento da morte ele seria isento desse. Caso fosse um aluguel, o valor deste será como restituição.
Se um homem seduzisse uma virgem que não tivesse sido prometida em casamento e dormisse com ela ele deveria pagar o dote e a tomar por esposa. Caso o pai não queira, ele deverá pagar um dote especial pela virgindade.
Não se deveria deixar a feiticeira viver!
Quem tivesse relação sexual com animal morreria! Quem desse sacrifício a outro deus também!
Não se devia enganar ou oprimir o estrangeiro que morasse no meio deles!
Não se deveria tratar mal a viúva e o órfão! Se fizer isso e eles clamassem ao Senhor... Ele ouviria e os defenderia deixando viúvas e órfãos no meio do povo!
Não se devia emprestar dinheiro ao pobre e cobrar juros! Se a garantia do empréstimo fosse sua capa, devolveria pela noite, pois onde ele dormiria? Se ele clamasse a D-us... Ele o ouviria!
Olha essa que legal! Não fale mal de seu D-us e de seus líderes! Como fazemos isso né?
Ta na hora de mudar!
Não adiem a oferta de sua colheita a D-us! O primogênito era de D-us! O 1º boi e ovelha nascido deveria ficar com a mãe por 7 dias e seria sacrificado no 8º dia.
Israel era povo santo e D-us pedia que não se comesse a carne de animal despedaçado por animais selvagens (carniça).
Agora vamos ver o que acontece muito hoje no mundo!
Não se deveriam repetir falsos boatos, fofoca! Não de as mãos ao povo, a maioria, seguindo o que é errado! Não deixe a opinião popular mudar um julgamento justo! Não deixe de testemunhar a justiça! Não brigue em uma causa só por que a pessoa é pobre, seja justa sempre! Isso é lindo! Só isso aqui já mudava o mundo em muitas maravilhas!
Se você veja o jumento de seu inimigo perdido, pegue-o e o leve ao seu inimigo e o devolva! Caso ele esteja com uma carga pesada, ajude-o a levar! Isso ainda é hoje! Não deixe as coisas de seu inimigo pra trás! Ajude-o e D-us o recompensará!
Não negue o que é justo! Mantenha-se longe das fraudes, não cause morte ao inocente, não receba suborno!
Semeie por 6 anos e no sétimo deixe a terra descansar! Deixe que os pobres colham em seus campos e que os animais comam! Você não colha para estoque!
Trabalhe 6 dias e descanse no 7º, para que seus animais e escravos se revigorem.
Não permita que os nomes de outros deuses passem pelos seus lábios!
3 vezes por ano compareçam diante do Senhor nas 3 festas, páscoa (pães asmos), pentecostes e tabernáculos! Não apareçam de mãos vazias! Essas sãos as festas do Senhor e merecem um artigo só pra elas em outra oportunidade!
D-us avisa que esta mandando um anjo a frente do povo e que era para obedecer a suas ordens! Caso contrário o anjo não perdoaria! Se fizessem o que ele ordenava D-us seria inimigo dos inimigos de Israel e eles herdariam a terra!
Sirva Adonai, seu D-us e ele abençoará seu alimento, sua água e removera do seu povo as doenças! Ex23:25.
D-us diz que a obediência deles traria em sua terra, mulheres férteis, sem casos de abortos, em plenitude de vida.
D-us diz que não vai expulsar os povos da terra de uma vez, pois isso deixaria a terra deserta e os animais selvagens iriam dominar a terra pela suas quantidades!
O povo deveria destruir quando entrar-se na terra os deuses falsos!  
 D-us manda Moisés trazer ao monte Arão, seus filhos e 70 líderes de Israel. Eles deveriam se prostrar de longe enquanto Moisés falava com D-us. Moisés desce o monte e conta ao povo todas essas regras.
Pela manhã Moisés escreve as regras e vai a base da montanha, onde com 12 pedras faz um altar ao D-us vivo. Ele manda que jovens sacrifiquem por paz no altar ao Adonai. Moisés pega metade do sangue dos animais sacrificados e coloca em uma bacia e a outra metade ele espargiu no altar. Então ele pegou o livro da aliança e leu para o povo, que disse que obedeceria tudo que Adonai mandou. Moisés então lança o sangue da bacia sobre o povo e sela a aliança com Adonai.
Lembrando que para se realizar uma aliança na bíblia era necessário o derramamento de sangue, assim como para perdão de pecado.
Moisés sobe com os líderes o monte e lá viram D-us, que estava sobre uma pedra, como pavimento, azul safira, brilhante como o céu. D-us não matou esses homens, e eles puderam ver D-us mesmo quando comiam e bebiam.
Adonai mandou Moisés subir ao cume do monte que Ele daria ás tábuas da lei que serviriam para ensinar o povo. Moisés ordena que os líderes fiquem lá e sobe com Josué. Arão e Hur ficam como líderes. Moisés sobe e a nuvem da glória de D-us cobre o monte por 6 dias, no 7º dia D-us chama Moisés e ele entra na nuvem e permanece ali por 40 dias e noites. De baixo o povo de Israel via a glória de Adonai como fogo no cume da montanha.
Bom amados, agora realmente começaremos a ver algumas leis daqui para a frente. Ainda veremos a construção do tabernáculo e daí em diante estudaremos o padrão moral de D-us em suas leis e iremos entender princípios que nos farão viver uma vida mais santa.
Eu desejo pra vocês mais e mais de D-us e minha oração é para que Ele os abençoe e os guarde! Como o mestre Yeshua eu peço que D-us não os tire do mundo, mais que não deixe que vocês se percam!
Oremos sempre uns pelos os outros! Amo vocês! Shalom!