TALMIDIM DE YESHUA!

TALMIDIM DE YESHUA!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

PARASHÁ T'RUMAH (COLETA).

Shalom amados do Eterno D-us,
Hoje continuaremos o nosso estudo com D-us mostrando a Moisés o tabernáculo, onde ele moraria no meio do povo.
D-us manda Moisés pedir uma oferta de coração ao povo, algo voluntário, algo que ardesse em alegria no coração do povo, pois era para a construção da morada dele no deserto, no meio do povo.
Essas ofertas eram ofertas difíceis, pois tudo pedido era caro, de difícil aquisição. Imagine um povo se desfazer de ouro, prata, tecidos caros, pedras preciosas, incensos aromáticos. Pra você ter uma idéia, volte ao primário, onde estudávamos a rota da índia, das especiarias... era o principal mercado da época do descobrimento... imagine como não era precioso nessa época.
Hoje pra morar no meio do povo, D-us pede algo precioso e de coração pra você também, Ele pede santidade, separação das coisas do mundo... dói, assim como doeu em muitos israelitas nessa época, mas faça de coração e você será honrado com a presença real de D-us!
D-us mostra o modelo do tabernáculo para Moisés! Não é só palavras, ele vê o tabernáculo, o mesmo que existe no céu! O tabernáculo na terra era uma cópia do céu!
D-us pede que se faça uma arca de madeira de acácia, de 1,14m de comprimento por 68,5cm de largura e altura, revestida de ouro. Em sua base 4 argolas de ouro, onde entrariam 4 hastes de madeira revestida de ouro, pois ninguém poderia tocar nos utensílios do tabernáculo. Essas varas, hastes, não poderiam ser retiradas dali.  Ali dentro se colocava as pedras da lei!

 A tampa dessa arca deveria ter as mesmas medidas de comprimento e largura e também era feita de ouro. Em cima dela, como uma mesma peça deveria ter a figura de 2 querubins, um de frente para o outro olhando para baixo, em sinal de respeito. Suas asas deveriam tocar uma na outra e ali, no meio deles D-us apareceria a Moisés para dar leis ao povo de Israel.

 D-us manda que faça uma mesa, de madeira de acácia, de 91,5cm de comprimento por 45cm de largura e 70cm de altura, revestida de ouro, com argolas para serem carregadas por 4 varas revestidas de ouro. Nessa mesa será oferecida os pães a D-us, 12 pães, um para cada tribo de Israel.
D-us manda que faça os utensílios para mesa, ou seja, panelas, jarros, pratos e outros de ouro.

 D-us manda que faça um candelabro, de 7 braços, 1 central e 3 para cada lado, e seus utensílios com 30 quilos de ouro. D-us orienta para que se tenha cuidado dele ser de acordo com o modelo mostrado a Moisés na montanha. Toda a anatomia do candelabro pode ser contemplada na figura acima.
A tenda da presença de D-us foi feita com 10 cortinas. Cada uma media 12,8m de comprimento por 1,83m de largura. Elas deveriam ter bordados desenhos de querubins. D-us mandou que unissem dois grupos de 5 cortinas. Para unir esses dois grupos era necessário fazer laços, 50 no total na orla de cada grupo. Ainda deveriam usar 50 prendedores de ouro para prender as cortinas. Vamos tentar desenhar:
Em vermelho a cortina do tabernáculo e em amarelo os postes da entrada do lugar santo.
O teto foi feito de pelos de cabra, 5 grupos de cortinas de 13,72m por 1,83m e 6 grupos de cortinas do mesmo tamanho. Para unir esses grupos de cortinas, 50 laços nas orlas da cada grupo e 50 prendedores de bronzes nos laços, unindo as cortinas. Ainda deveriam vir por cima uma cobertura de peles curtidas de carneiro e uma camada externa de couro fino.
A tenda ainda era feita de madeira de acácia, que era uma madeira difícil de lidar, cheia de nós e imperfeita, coberta de ouro puro, simbolizando o homem cheio de defeito, que precisa ser lixado e aplainado para depois receber a cobertura de ouro, que é a implantação do caráter de Cristo.
As tábuas eram fixadas no solo em uma base feita de prata (salvação), portanto, a Igreja é estabelecida pela redenção e não pelas obras.
Neste lugar não havia carne, era queimada lá fora. Era um lugar para buscar ao Senhor.

Cada tábua media 4,57m por 70 cm. No lado sul e norte eram um total de 20 tábuas cada lado com 40 encaixes de prata em cada lado. No Lado oeste, 8 tábuas com 16 encaixes, sendo que duas dessas tábuas eram das junções entre os lados norte e oeste e sul e oeste.
Veja na figura acima que haviam barras transversais que uniam as madeiras. 5 no total de cada lado e não 1 como representado na figura.
Dentro dessa cobertura, de madeira e cortinas, D-us manda que se faça uma cortina de tecido azul, escarlate, com um querubim bordado. Essa cortina deveria ser prendida em 4 postes de madeira de acácia, revestidos de ouro, presas por 4 ganchos de ouro e presas por 4 encaixes de prata. Então, dentro dessa área separada, chamada de lugar santíssimo, se colocava a arca da aliança. Essa cortina separava o lugar santíssimo do lugar santo.

No lugar santo eram colocados, do lado sul o candelabro e do lado norte a mesa dos pães. Em frente da cortina do lugar santíssimo o altar de incenso, que ainda falaremos.
A cortina da entrada do lugar santo era de tecido azul, púrpura e escarlate, presa em 5 postes de acácia revestidos de ouro e com encaixes de bronze.
D-us manda que faça um altar de madeira de acácia, revestida de bronze, medindo 2,28 m de comprimento e largura, um quadrado que é uma figura geométrica perfeita. Nas 4 pontas deveriam surgir pequenos chifres. A altura do altar era 1,37m. Ele era oco.
Os utensílios usados no altar, como pás, bacias, ganchos para carne eram de bronze. D-us manda que faça um grelha em formato tipo rede de bronze e ela deveria possuir 4 argolas. A grelha deveria chegar a metade exata do altar. Varas revestidas de bronze deveriam entrar nas argolas para o transporte do altar.


O pátio do tabernáculo foi feito assim: o lado sul 42,72m de tapeçarias de linha fino torcido, seguras por 20 colunas em 20 encaixes de bronze. Os ganchos e as argolas de prender a tapeçaria eram de prata. Do lado norte as mesmas medidas e os mesmos elementos. No lado oeste, 22,86m presas com 10 colunas e 10 encaixes. No lado leste, que era a entrada do pátio as medidas eram 6,85m de cada lado do portão, fixadas em 3 postes e 3 colunas de cada lado.
O portão do pátio era de cortina feita de tecido azul, púrpura e escarlate, medindo 9,14m. Elas era fixadas em 4 colunas e 4 encaixes.
Todas as colunas do pátio deveriam ter faixas de prata em torno do caminho. Todo equipamento necessário a todas as espécies de serviço do tabernáculo, bem como as estacas do tabernáculo e do pátio deveriam ser de bronze.

Meus amados eu tentei explicar ao máximo do meu entendimento as estruturas do tabernáculo dessa parashá. Espero que ajude os irmãos a visualizar como é o tabernáculo de Moisés e o tabernáculo celestial.
Lembro aos irmãos que hoje D-us quer habitar em nós! Limpemos o seu templo dos pecados através do nosso Rei e Messias Yeshua!
Amo vocês e espero que estejamos sempre juntos em união! D-us abençoe vocês! Oremos uns pelos outros!

Shabat Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário