TALMIDIM DE YESHUA!

TALMIDIM DE YESHUA!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

PARASHÁ VAIECHÍ ( E ELE VIVEU)


Shalom amados do Eterno D-us Adonai,
Estudaremos hoje a parte final do livro de Gênesis. Todas as vezes que terminamos um livro é costume declarar: “CHAZÁK, CHAZÁK, VENITCHAZÊK”! Que significa “ força, força, e sejamos fortalecidos”!
Para ler essa frase em hebraico transliterado, leiamos o CH com som de R. fica algo parecido com “razak, razak, venit-razek”
Oremos para que o Senhor nos faça crescer em fé através da sua palavra, que mostra a glória do nosso D-us e nos faz enxergar o quanto Ele é digno e nós injustos, tornando assim o homem dependente do Senhor, da sua misericórdia e amor.
O texto começa falando sobre a multiplicação da raiz de Jacó no Egito e que ele viveu 17 anos ali naquela terra. Veja como D-us é maravilhoso! 17 anos tinha José quando foi tirado de Jacó, mas 17 anos esteve  Jacó com José antes de sua morte. Restituição de D-us na vida daquela família.
Jacó faz José jurar que levaria seus ossos assim que morresse para o sepulcro de seus pais. Jacó queria retornar ao local de seu chamado. Veja que após José prometer, Jacó vai orar na cabeceira de sua cama.
Jacó adoece e recebe a visita de José e de seus filhos. Jacó pede os dois filhos de José para ele, como filho dele e participante da herança de Israel. José entrega os filhos e Jacó abençoa os dois, dando a Efraim uma benção melhor que manasses, mesmo Efraim sendo menor em idade.
Veja como D-us faz as coisas: José não viveu em Canaã e portanto não teve direito a uma tribo em Israel, mas ao invés disso, pelo fato da fidelidade de José e de sua obediência, seus filhos foram colocados como tribos em Israel. A herança de José acabou sendo dobrada.
O versículo 20 do capítulo 48 é uma benção recitada até os dias de hoje quando se abençoa uma criança judia. Particularmente abençôo meu filho assim todo Shabat (sábado) quando sentamos a mesa para o Kidush (jantar) da Cabalat Shabat ( celebração do ínicio do Shabat).
Jacó chama seus filhos e abençoa a eles, cada um de acordo com sua conduta em vida e profetiza seus futuros. Observe que Rubén, Simeão e Levi são chamados atenção respectivamente por causa do episódio de Rubén ao deitar-se com Bila, concubina de seu pai e Simeão e Levi pelo episódio do assassinato de Siquém e sua cidade.
Quanto a Judá, observe as profecias direcionadas ao Senhor Yeshua. O cetro não se apartará de Judá!
Para uma busca sobre esse assunto, leia esse artigo dessa sinagoga abençoada, que nos ensina muito sobre a palavra de D-us.
http://www.moreshetyeshua.org.br/_vaiechi.asp

O final da parashá fala da morte de Jacó e da peregrinação do povo a Canaã para enterrar seu corpo. Os filhos de Jacó temem José, e mentem a ele dizendo que Jacó havia mandado ele ter misericórdia dos Seus  filhos, mas José que tinha um coração guiado pelo Espírito de D-us já os havia perdoado e sabia que a justiça deveria ser feita por D-us se Ele julgasse assim necessário e José sabia que era necessário ter passado por isso tudo, para que os próprios irmãos pudessem estar a salvo da fome naqueles dias.
José viveu longamente e fez o povo de Israel jurar que ao sair da terra do Egito, pois D-us os resgataria de lá e tanto Jacó quanto José sabiam disso, que levariam seus ossos de lá para a terra prometida.
José que seguiu o chamado de seus pais sabia que voltaria a terra. A profecia feita a Abraão sobre o tempo de escravidão será o início do livro de Exodo, que trata da libertação de Israel e a busca pela terra.
“CHAZÁK, CHAZÁK, VENITCHAZÊK”!
Que o Eterno nos abençoe e nos guarde! Firmes e fortes, em oração e Espírito sigamos para nossa próxima jornada no maravilhoso mundo das palavras de D-us!
 Amo vocês!