TALMIDIM DE YESHUA!

TALMIDIM DE YESHUA!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

CELEBRANDO A CHANUCÀ

Amados, Shalom!

Todos temos a tabela de acompanhamento das parashás né? Na tabela, no final dela, temos as datas das festividades. Algumas dessas festas são bíblicas e nos trazem muita alegria ao ter a oportunidade de celebrar. Yeshua celebrou muitas delas e a bíblia nos relata. Ao invés de celebrar festas pagãs e sem sentido como natal e coelinho da páscoa, observemos as festas reais e cheias de significados espirituais.
Bom tomei a liberdade de postar um artigo sobre como se comemora a Chanucá, ou festa da dedicação ou festa das luzes. Ela é relatada em JO 10:22.
Leiam e se fartem das coisas de D-us!
Boa leitura! D-us os abençoe grandemente!

Aprendendo a celebrar a Chanucá!

PARASHÁ MIKÊTS (NO FINAL)

Ola amados do Eterno,
Estudamos a Parashá Mikêts esse sábado e podemos desfrutar de uma grande lição que a palavra nos deu através do Espírito Santo.
Continuamos na história de José, filho de Jacó que se encontrava em uma Cova (cela ou buraco), barbado e sujo esperando para assumir seu chamado.
Faraó sonha 2 sonhos parecidos, onde 7 vacas magras comiam 7 vacas gordas e 7 espigas de milho secas comiam 7 espigas de milho gordas e cheias e procura entender o sonho. Chama seus sábios e adivinhadores e ninguém consegue interpretar seu sonho. Nesse momento o copeiro de faraó se lembra de José e informa a faraó sobre o acontecido no seu tempo de prisão. Faraó manda chamar José, ele é barbeado e mudam suas vestes.
Observem que após anos de prisão injusta José estava preste a ter uma nova mudança em sua vida. Sua mudança veio primeiro na aparência. Agora estava barbeado e de vestes novas.
Faraó diz a José que havia sonhado e ninguém Havia Interpretado, mas que José interpretaria, pois ele tinha esse maravilhoso dom, mas José diz que somente D-us pode fazer isso e da à honra a quem merece o nosso Senhor!
José interpreta o sonho como 7 anos de bonança versus 7 anos de fome na terra. Que faraó deveria escolher um homem que tomasse do povo 1/5 do que a terra desse e guardasse em celeiros, para no ano da fome o povo ter o que comer. Faraó escolhe José, pois “não haveria outro homem em que haja o Espírito de D-us” e coloca José como governador, tendo menos poder apenas que faraó.
José recebe um anel de honra de faraó. José estava começando a ser honrado pelos homens, pois D-us já o via há muito tempo! José passava e o povo ajoelhava.
Faraó muda o nome de José para Zafenate-Panéia e lhe da como mulher Asenate, filha do sacerdote de Om. Dois pontos aqui:
Primeiro, o significado do nome de José dado por faraó é salvador do mundo. Lembra-te alguém? A história de José tem muitos pontos parecidos com a do Messias Yeshua e tem muitos pontos que nos lembram o final dos tempos, mas isso estudaremos mais a frente em outra oportunidade especial.
Segundo, José se casou com uma mulher egípcia e não com uma mulher de sua família ou de família respeitável, mas ele não teve chance, pois faraó a deu e não ele buscou para si.
José tem 2 filhos, Manasses e Efraim. José juntou por 7 anos mantimentos e quando chegou à fome os egípcios e os povos da terra compravam mantimento de José.
Jacó manda os irmãos de José ira a terra do Egito para comprar mantimentos, pois a fome assolava Canaã. Eles vão e apenas Bejamim fica. Ao chegar diante de José eles não reconhecem o irmão, mas José os reconhece e os trata como espias da terra, mandando prender os irmãos. José falava por interprete, assim eles não sabiam que ele entendia o hebraico deles. José arranca deles informações sobre seu pai e sobre Bejamim.  Os irmãos falam na prisão que aquele momento era por que estava caindo sobre eles à angústia de José, pois ele não deram ouvido a angústia dele, agora estavam colhendo a deles.
No 3º dia José manda os irmãos embora e mantém Simeão preso. Os irmãos deveriam voltar acompanhado do irmão menor, assim eles poderiam comprar na terra e José acreditaria neles. José manda devolver o dinheiro deles no saco com mantimentos. No meio do caminho eles descobrem o dinheiro no saco de um deles e temem a represália que poderia acontecer a Simeão e a eles. Os irmãos contam tudo a Jacó e ele proíbe Bejamim de ir com eles resgatar Simeão.
A fome continua a crescer e Jacó acaba cedendo ao apelo de Judá para levar Bejamim com eles até a terra do Egito. Jacó manda presentes e o dinheiro dobrado, para pagar o dinheiro que havia voltado nos sacos de mantimentos. Jacó era justo e não queria ficar com que não era dele. Chegando lá eles são levados a casa de José e ficam com medo, pois achavam que seriam colocados como servos por conta do episódio do dinheiro devolvido nos sacos.  Eles vão até o homem que os levava até a casa de José e esclarecem o fato de não saber como aquilo havia acontecido, mas eles estavam ali para devolver o dinheiro. O servo de José diz que deveria ser presente de D-us, pois o dinheiro deles havia chegado nas mãos dele.
Na casa de José, diante dele, eles ajoelham mais uma vez, para cumprir o sonho de José quando tinha 17 anos. José pergunta pelo pai e abençoa Bejamim. José sai para chorar e volta para jantar. Uma mesa separada é posta em ordem de primogenitura e espanta os irmãos. José come separado, pois era um absurdo comer com hebreus.  Bejamim recebe mais comida que os outros.
No dia seguinte eles voltam todos para casa, com o dinheiro mais uma vez nos sacos, além do copo de prata de José, que o mesmo mandou esconder no saco de Bejamim. No meio do caminho o servo de José os aborda e os acusa de roubo do copo. Judá diz que aquele que havia roubado era digno de morte e que os demais seriam escravos. O copo é encontrado com Bejamim e eles retornam ao Egito.
Ao chegarem José pergunta se eles não sabiam que ele era adivinho e que podia saber onde as coisas dele estariam. Judá humildemente, se lembrando do juramento ao pai, suplica a José que deixe Bejamim ir, pois ele ficaria no lugar.
Assim termina o estudo de hoje. Vimos como os planos de D-us não são compostos de falhas, mas ás vezes é necessário amadurecer, crescer, e isso muitas das vezes , só vem com a dor, por causa da nossa tendência de seguir para o mau, por causa dos nossos pecados. José não abandonou quem era,  mesmo nos momentos difíceis. Agora, parece que ele esta se vingando dos irmãos, mas na verdade ele esta com medo do destino de Bejamim, pois ele queria ter certeza de que os irmãos não faria o mesmo com ele, mas ele será convencido pelo arrependimento de Judá, genuíno!
Não deixe as lutas te cegarem, mantenha os olhos no alvo e siga na direção de D-us! Uma hora as coisas vão chegar para você! Busque primeiro as coisas do reino e as demais serão acrescentadas.
Vamos fazer uma coisa essa semana? Em vez de pedir algo material para o pai, peça arrependimento, autocontrole, paciência, benignidade e os demais frutos do Espírito que estão em Gálatas 5. Se desejar uma porta de emprego, peça sabedoria para estudar e conquistar, para lutar e conquistar, para ir aos locais certos e ter a benção dele. Lembrem-se disso! O evangelho não é uma fábrica de sonhos, um shopping de futuro! O evangelho é amar a D-us e guardar tesouros no céu, onde ninguém pode roubar e a traça não pode destruir!
O texto de 1 RS fala da sabedoria de Salomão, que ao ter 2 mulheres em sua frente brigando sobre a maternidade de uma criança manda cortar a criança em duas. Logo que disse isso à mãe manda que a criança fique com a outra e a falsa mãe manda cortar a criança, pois nem dela e nem da outra. Salomão restitui à criança a mãe verdadeira.
A Brit Chadashá fala sobre o julgamento do Messias, sobre a lavagem de mão de Pilatos e sobre as blasfêmias dos sacerdotes e ladrões no momento em que o Messias expira no madeiro. Enquanto eles blasfemam, nós louvamos, pois foi o sangue dele que nos permitiu ter acesso à vida eterna ao lado do Pai e do Messias!
D-us seja louvado! Bendito sejas o Santo de Israel!
Eu oro para que o Senhor os abençoe e os guarde. Que Adonai faça resplandecer o rosto sobre vocês e que tenha misericórdia de vocês. Que o Senhor nos de a Paz, no nome de Yeshua. Amém! Que D-us nos abençoe a todos! Continuemos firmes juntos no amor do Messias. Um Grande abraço a todos!
Shalom!