TALMIDIM DE YESHUA!

TALMIDIM DE YESHUA!

quinta-feira, 3 de março de 2011

PARASHÁ TETZAVEH (ORDENE)

Shalom amados,
Continuemos a estudar a palavra do Senhor, mas especificamente a Torah e busquemos aprender com as leis e os preceitos do nosso D-us!
D-us manda que o povo de Israel trouxesse  azeite puro, para manutenção das lâmpadas do candelabro. As lâmpadas do candelabro deveriam ser acessas todas as tardes e apagadas todas as manhãs continuamente.
Hoje eu gosto de pensar que o azeite que mantém a luz acessa em nós se chama santidade, pois quando estamos em santidade o Espírito de D-us mora em nós! Dedicação a santidade, aliado a muita oração, vigiar e jejuar nos mantém perto do nosso D-us!
D-us fala como será a consagração de Arão e seus filhos como sacerdotes. A primeira coisa a saber é que a descendência de Arão assumiria perpetuamente o ofício de sumo-sacerdote.
ROUPA DO SUMO SACERDOTE ARÃO

ROUPA DOS SACERDOTES (FILHOS DE ARÃO)

D-us mostra como seria a roupa de Arão e de seus filhos. Abaixo colocaremos uma imagem de como provavelmente era a roupa de Arão. É interessante ressaltar que Arão carregava nos ombros 2 pedras de Onix grafados 6 nomes de tribos de Israel cada uma. No peitoral havia 4 fileiras com pedras preciosas e em cada uma um nome de uma tribo. Ainda no peitoral as pedras urim e tumim, que serviam de respostas de D-us para o sumo sacerdote.  Na cabeça uma placa anexada a mitra dizia “santidade ao Senhor”, para que se lembrasse que Arão carregava a culpa de muitos pecados do povo. Na base da túnica vemos sinos pendurados. Esses sinos eram para que D-us ouvisse Arão e não o matasse e para que o povo soubesse se ele estava morto La dentro do lugar santíssimo.
A roupa do sacerdote era sagrada e a palavra diz que a roupa deveria expressar esplendor e dignidade.


Para a consagração dos sacerdotes era necessário 1 novilho e 2 carneiros, pães sem fermento, bolos sem fermento e bolachas sem fermento, todos untados no azeite.  Ela durava 7 dias. Com a morte de Arão, um de seus filhos assumiria seu lugar e seria necessário refazer todo o ritual.
Arão e seus filhos seriam levados a entrada da tenda e lá se lavariam e colocariam as roupas. Moisés derramaria óleo em Arão, na cabeça.
Moisés pegaria o novilho e o traria a entrada da tendo, onde Arão e os filhos colocariam a mão na cabeça do animal. Moisés mataria o animal e colocaria com o dedo sangue nos 4 chifres do altar e derramaria o resto do sangue na base do altar. A gordura interna dos órgãos, 2 rins e a cobertura do fígado deveriam ser queimados no altar, em quanto o resto deveria ser queimado fora do arraial, como oferta pelo pecado.
O 1º carneiro deveria ser trazido a Arão e aos seus filhos que deveriam colocar as mãos sobre a cabeça do animal. Após Moisés mataria o animal e borrifaria sangue nos dois lados do altar. Após esquartejaria o animal, lavaria os órgãos e a parte inferior das patas e queimaria tudo no altar de sacrifício como oferta a Adonai.
O 2º carneiro deveria ser levado a Arão e filhos que colocariam a mão sobre a cabeça do animal. Após Moisés mataria o animal e passaria sangue no lóbulo da orelha direita de Arão e de seus filhos e nos polegares direito dos pés e das mãos deles. O resto do sangue deveria ser borrifado nos 4 cantos do altar. Pegue o resto do sangue do altar junte com óleo e asperge sobre Arão e seus filhos. Isso é a consagração deles.
Moisés Pegaria a gordura do carneiro, da calda, dos órgãos, rins e a coxa direita, um pedaço de pão, bolo e bolacha e colocaria nas mãos de Arão e de seus filhos. Esses deveriam levantar-las como oferta de movimento a Adonai. Moisés deveria pegar de volta e queimar no altar de sacrifício.
Moisés deveria pegar o peito e movimentar como oferta a Adonai. Essa era a parte de Moisés.
D-us deixa claro que o peito e a coxa direita sempre seriam do sacerdote que esta fazendo a oferta para Adonai.
O resto do carneiro deveria ser cozinhado em um lugar santo(separado) e eles deveriam comer toda a carne antes do dia amanhecer, junto com os pães, bolos e bolachas, caso contrário deveriam queimar os restos.
As ofertas diárias oferecidas pelos sacerdotes deveriam ser 2, sendo uma na manhã e outra no final da tarde. Deveriam ser oferecidos sempre 1 cordeiro de 1 ano sem defeito, 2/4 de farinha fina com ¼ de azeite e ¼ de vinho.
D-us afirma que ali, no tabernáculo Ele falaria com eles e que consagraria com sua glória Arão e seus filhos e todo o tabernaculo. O povo de Israel saberia que Ele era D-us!
D-us orienta a Moisés sobre a construção do altar de incenso, que deveria ser colocado de frente a cortina do lugar santíssimo. Esse altar era especialmente sagrado para Adonai. Ele media 45,72cm de largura e comprimento e 91cm de altura, possuía 4 chifres e era coberto de ouro.
Nesse altar deveriam ser queimados incensos todas as manhãs e no final da tarde, no mesmo horário em que fosse acessa e apagada as luzes do candelabro.
D-us orienta que não se deveria queimar incenso não autorizado ali e não era para se realizar nenhum sacrifício destinado ao altar de sacrifício ali.


Arão deveria consagrar o altar 1 vez por ano e também deveria fazer a consagração dele e dos filhos.
Amados parece difícil a gente imaginar como era nessa época, mas uma coisa eu te digo, a glória de D-us descia ali e ali Ele habitava com seu povo!
Lutemos para que D-us habite em nós assim como nos tempos de Moisés!
Oremos sempre uns pelos outros! Eu amo vocês e peço a D-us que os abençoe e os guarde!
Shalom irmãos amados!

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

VEJA E JULGUE QUE TIPO DE CRISTÃO VOCÊ É!

Shalom irmãos!
Estou colocando aqui pregações sobre o Reino de D-us e sua justiça! Vale apena assistir e aprender o quanto a gente esta longe daquilo que precisamos ser em Yeshua!

D-us os abençoe!