TALMIDIM DE YESHUA!

TALMIDIM DE YESHUA!

sábado, 15 de janeiro de 2011

PARASHÁ VAERÁ ( APARECI).

Ola amados do Eterno, Shalom!
Nessa Parashá estudaremos as passagens que mostram apenas um pouquinho do poder de D-us.
D-us fala a Moisés que Ele é o D-us que apareceu aos seus antepassados, mas pelo nome dele ainda não se havia feito conhecido. O nome de D-us é revelado a Moisés e o que sabemos hoje são as iniciais em hebraico (YHVH), visto que o hebraico não tem vogal, não temos certeza exata do nome de D-us, mas dessa forma também não usamos seu santo nome em vão.
D-us afirma que vai tirar Israel do Egito e que vai levar seus filhos para a terra prometido aos patriarcas e manda Moisés voltar ao rei do Egito e ordenar a saída do povo.
Moisés diz que não é bom com as palavras e assim D-us manda Arão para ser seu locutor. D-us avisa que Faraó não aceitará a saída do povo por que Ele endureceu o coração de faraó e que assim D-us iria mostrar suas maravilhas e o Egito iria descobrir que Ele era D-us.
Moisés começou seu chamado com 80 anos de idade e Arão com 83 anos, quando foram falar com faraó pela 1 vez.
D-us manda que Arão jogue a vara ao chão quando faraó pedisse uma prova. Assim Arão fez e a vara virou uma cobra. Os sábios e encantadores conseguiram fazer o mesmo, porem a cobra de Arão comeu as dos encantadores. Mesmo assim faraó não deu ouvido a Arão e Moisés.
Moisés retorna a faraó pela manhã no rio, no momento de seu banho e afirma que ele deveria deixar o povo ir, se não as águas do Egito se tornariam em sangue e os animais aquáticos morreriam. Assim faraó não atende e Arão levanta a vara em direção ao rio e a tudo que era águas se tornaram em sangue. Porém os encantadores também conseguem tal proeza. Por 7 dias a água ficou como sangue e os moradores tiveram que cavar poços para beber água.
Outra vez voltou Moisés a faraó e avisou que era para ele deixar ir o povo, pois se não D-us enviaria rãs sobre o Egito e assim ocorreu quando Arão levantou a vara e todo Egito foi coberto por rãs. Os magos mais uma vez reproduziram o milagre, mas faraó dessa vez chamou Moisés e rogou que ele pedisse a D-us para retirar todos aqueles sapos dali e assim ele deixaria o povo ir. Assim fez Moisés e D-us retirou as rãs. Faraó depois de livre do problema não honra sua palavra e não deixa ir o povo.
Aqui paro, pra mostrar uma curiosidade. D-us estava fazendo seus milagres e os mágicos de faraó apenas reproduziam. Por que não resolviam o problema e só imitavam?
Bom, sabemos que D-us é um ser criativo, criador e nós, como seus filhos, imagem e semelhança D’Ele também somos criadores e criativos, apenas tendo a diferença que D-us cria do inexistente e nós criamos algo do que já existe. No caso do adversário, ele só sabe matar roubar e destruir e é um imitador e normalmente tenta bagunçar algo que D-us fez, para uso próprio dele. Aqui o adversário apenas conseguia imitar alguns milagres, mas não resolvia o problema. A próxima praga eles não serão mais capazes nem de reproduzir! Não se compara o poder de D-us com o do adversário, pois Ele é criador até mesmo do adversário.
Outro detalhe é que o Egito tinha muitos deuses e o nosso D-us ia derrotando eles um a um! Que ver? Vamos lá:
Ápis era a deusa do Nilo, derrotada em sangue e nas rãs que saíram de seus rios.
Hátor era deusa vaca que nada fez quando morreram os animais na 5º praga.
Amom-ré o deus sol não pode conter a escuridão de 3 dias na 9º praga.
Geb deus da terra não conteve os gafanhotos, moscas e os piolhos.
E faraó, considerado um deus não podia impedir as feridas nem em si mesmo.
Assim faraó ia teimando e mentindo para Moisés! D-us mandou piolhos e moscas. Os magos já diziam a faraó que era o dedo de D-us nessa história! Já admitiam que o fracasso era iminente.
D-us quando manda as moscas separa Gosém, onde morava Israel, pois o Egito precisava ver que Israel era o povo separado de D-us e que nada os afetaria pela demonstração do poder de D-us na terra do Egito.
Faraó permite que o povo sacrifique, mas na terra do Egito. Moisés o explica que os sacrifícios de animais feitos a D-us são duros para os egípcios, pois o boi e a vaca eram animais sagrados no Egito. Ele explica que seria um problema entre Israel e Egito. Faraó mente que permitira que Israel fosse adorar ao Senhor e pede oração. Moisés ora a D-us que tira a praga, mas faraó não permite a ida do povo.
D-us manda Moisés novamente a faraó e avisa que se não deixasse o povo ir ele mataria os animais do Egito, fazendo separação entre os animais dele e de Israel. Assim é feito e faraó manda ver os animais dos israelitas após constatar a morte de seus rebanhos e percebe que se cumpre a palavra de D-us, mas não volta atrás em sua teimosia.
D-us manda que Moisés jogue cinzas diante de faraó e ao serem espalhadas tornaram-se feridas e sarnas em todo o Egito, inclusive nos magos. Faraó ainda assim não cedia diante do Senhor.
D-us manda um recado a faraó, que era para deixar o povo ir embora, que Ele já havia enviado pragas ao Egito e que não permitia ainda mortes, inclusive a faraó, pois ele queria mostrar ao Egito o seu poder, para que seu nome fosse proclamado em toda terra, mas como ele ainda se levanta contra seu povo, agora ele enviará chuvas de pedras e todo aquele que estiver desprotegido morrerá, dos animais, dos servos e outros. D-us da à data, amanhã, e avisa para que tirem os servos e gados do relento. Aqueles que já criam nas palavras de D-us assim fizeram, mas outros não temeram ao Senhor.
D-us envia a chuva de pedras e fogo e tudo que era exposto queimava e morria. Gosém era protegida por D-us.
Faraó manda chamar Moisés e Arão e confessa seu pecado contra o Senhor. Pede que Moisés ore e peça a D-us que cesse as chuvas. Moisés diz que fará isso ao sair da cidade e que sabia que o coração de faraó e de seus servos ainda era duro, que o linho e a cevada haviam perecido, pois estavam ainda nos pés, mas o trigo ainda existia, pois estava coberto e protegido. Moisés meio que avisava que o pouco que ainda restava poderia ser tirado. D-us cessa as chuvas, mas faraó continua teimoso.
Irmãos peço perdão pelo atraso nas parashás e pelo conteúdo pouco pesquisado, pois estive em semanas difíceis, mas glorifico a D-us pela vida de vocês que sempre querem mais e mais da palavra de D-us.
Que o Senhor nos abençoe e nos guarde! Oremos sempre uns pelos outros! Amém!