TALMIDIM DE YESHUA!

TALMIDIM DE YESHUA!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

É COMO SE O MESSIAS CANTASSE PARA VOCÊ E PARA O MUNDO!


QUANTO TEMPO MAIS?
QUAL A PROVA MAIOR QUE A CRUZ?
ME ENTREGUEI POR TI, ESSA É A PROVA MAIOR DE AMOR!!

"POR QUE D-US AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU FORMA QUE MANDOU SEU FILHO UNIGÊNITO, PARA QUE TODO AQUELE QUE CRÊ NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA!" JO 3:16

ENTENDENDO A GRAÇA EM 3 MINUTOS!


Graça é um favor imerecido!

Você e eu não merecemos que ninguem morresse por nós, para nos salvar, para carregar sobre si nossas iniquidades!

Ao olhar para o Messias lembre disso e seja eternamente grato, pois Ele abriu mão de sua glória, se fez servo, foi humilhado, pisado, blasfemado só pra que você pudesse viver perto de D-us, ainda que você e eu não fossemos dignos!


Nas mãos dele, furadas por cravos de 20 cm estão escritas os nomes de todos nós! Não se esqueça!

Louvado seja Aquele que vem em nome de Adonai! Louvado sejas Yeshua!

D-us nos abençoe e nos guarde, que o Eterno tenha misericórdia de nós e que Yeshua, nosso mestre seja a nossa voz e o dono de nossos corações!

PARASHÁ VAIERÁ - (ELE APARECEU/MOSTROU-SE)


Olá amados de D-us!
Hoje estaremos vendo a parashá de semana passada, Vaierá (mostrou-se/ Ele apareceu), dando continuidade ao estuda da Toráh.
No capítulo anterior ao inicio desse estudo Abraão tinha acabado de receber a circuncisão, estava com 99 anos e sentado debaixo de uma árvore, quando recebeu a visita de 3 varões, cujo qual um era D-us, ou falava em nome de D-us.

Esse ponto é de difícil compreensão, pois a Bíblia diz que nenhum homem poderia ver D-us, mas ao mesmo tempo a Palavra aqui é mostrou-se, apareceu a Abraão. Muitos acreditam que eram anjos! Eu pessoalmente acredito que um deles era o Messias ali, mas não posso afirmar, pois seria irresponsável da minha parte.
Abraão mostra toda a hospitalidade e o respeito aos estrangeiros que o povo oriental tem e que mostrava como ele era um servo do Eterno! Hospitalidade é uma característica dos servos de D-us!
Os anjos fazem a refeição e perguntam por Sara! Abraão diz que ela estava na barraca e então os anjos falam sobre o filho que eles teriam no próximo ano. Sara, ouvindo da barraca ri de dúvida e é repreendida por eles.
Os anjos vão até um local e olham para Sodoma e o Eterno revela a Abraão que destruiria Sodoma e Gomorra. Dois anjos vão em direção a cidade e o Eterno fica ali, junto a Abraão que intercede pelos justos habitantes dessas cidades!
Observe que Abraão, homem justo e fiel intercede por alguém e suas preces são ouvidas! Sejas justo e fiel, e sua oração chegará ao coração do Eterno! Você pode salvar sua família, amigos, vizinhos e desconhecidos intercedendo por eles diante do Senhor! Tiago bem diz que a oração do justo pode muito em seus efeitos! (Tg 5:16b).
Os dois anjos chegam à porta de Sodoma. As portas das cidades antigas eram lugar de comércio, de juízo, de nobreza e só os ricos e anciãos ficavam ali. Sabemos que Ló era rico ao ponto de ter que se separar de Abraão por causa das fazendas.
Ló mostra que herdou de Abraão o bom costume de receber bem os estrangeiros e convence os anjos a se hospedarem em sua casa.
Os sodomitas batem a casa de Ló e anunciam que desejam ter relações sexuais com aqueles homens que estavam hospedados na casa dele e Ló oferece as filhas no lugar dos visitantes.
Não gosto de julgar essa situação, pois Ló pode ter oferecido as filhas pela contaminação da cidade, por ver isso acontecer costumeiramente, ou pode ter entregado as filhas por saber da divindade daqueles homens que ali estavam!
Os sodomitas não aceitam e os anjos cegam os moradores para permitir que Ló e sua família fujam da cidade. Ló demora tanto a sair, preso e enraizado ao local que os anjos os pegam pela mão e os levam para a saída da cidade.
Sodoma e Gomorra são destruídas e a mulher de Ló desobedece às ordens dos anjos de não olhar para trás! Seu castigo foi virar uma estátua de sal.
Ló foi salvo e sua família pelo amor de D-us a Abraão! Ser uma benção é respingar nos seus a misericórdia de D-us! D-us pode salvar através de sua vida!
Após esse evento as filhas de Ló cometem um erro. Por não haver homens perto, elas resolvem dar bebida a Ló e ter relações sexuais com ele, para não morrer sua descendência. Nasce Moabe e Amon, duas nações sobre maldição, inimigos de Israel.
Mas a frente, Sara é tomada em casamento pelo rei Abimeleque de Gerar, que achando que ela era irmã de Abraão, resolve trazer Sara a sua casa. O Eterno aparece em sonhos a Abimeleque e diz que ele morreria,  que Sara era mulher de Abraão e que ele deveria devolver Sara e pedir que Abraão, profeta, para orar e retirar a maldição de D-us sobre sua casa.
Engraçado é que Abraão já havia lutado com 318 homens contra 4 reis e seus exércitos e foi vitorioso! Podemos supor que Abraão entregou nas mãos de D-us, que em sua misericórdia veio interferir no problema do seu amigo Abraão. Ele ora e Abimeleque é curado.
Nasce o Filho da Promessa, da fidelidade do Eterno, Isaque  (significa risos) e o rir de Sara passa de um riso de dúvida para um riso de alegria! Mas o riso de deboche de Ismael faz com que Sara os expulse da casa de Abraão. Mesmo com coração partido, Abraão libera a partida, pois D-us o havia feito a Promessa de que Ismael seria uma grande nação! Ele despede Agar e Ismael com um odre de água.
No deserto, após a água acabar Agar deixa Ismael em baixo de uma árvore e se afasta, pois não queria ver o menino morrer de sede. Ismael chora e D-us envia um anjo que faz promessas a Ismael e abre os olhos de Agar, que vê uma fonte de água. Ismael se torna flecheiro e se casa com uma egípcia.
Sabemos que Abraão queria ter alguém para deixar as heranças que o Senhor estava dando a Ele e que já se passavam 24 anos desde da saída de Harã e que ele estava esperando a Promessa do filho.  Daí D-us pede o filho amado de Abraão em sacrifício!
Tente se colocar na posição de Abraão! Mais ele não fraquejou, ajeitou as coisas do sacrifício e parte em direção a terra de Moriáh, lugar escolhido por D-us. Abraão confiava no Eterno e seu amor por D-us transcendia o amor a Isaque.
Ao 3º dia, eles chegam ao lugar e Abraão fala uma frase de fé, que os empregados esperassem ali, pois ele e o menino iam adorar a D-us e depois RETORNARIAM!! Abraão confiou que eles voltariam!
Mais a frente Isaque pergunta onde estava o cordeiro do sacrifício e Abraão com toda a fé disse que o Senhor PROVERIA!
Ao chegar ao monte, Abraão prepara o sacrifício e amarra Isaque. Ao erguer o instrumento da imolação um anjo impede Abraão ao chamar seu nome e D-us, prova a fidelidade do seu servo. A fidelidade de D-us provê um cordeiro que é sacrificado em honra do Eterno.
Existem algumas coisas em relação a esse fato que precisam ser esclarecidas. Quantos anos tinha Isaque?
Flavio Josepho, fariseu, historiador da época do Messias no seu livro história dos Hebreus diz que Isaque tinha cerca de 25 anos.
Eu pessoalmente acredito que Isaque estava beirando essa idade, pois foi no ombro dele que Abraão depositou a lenha do sacrifício.
Se Isaque tinha essa idade, a história fica ainda mais linda, pois ele teria permitido ser sacrificado, pois o D-us de seu pai havia pedido! Obediência ao pai e ao Eterno! Imagine um homem de 125 anos e um menino de 25! Certamente Isaque teria chance de fugir ou dominar seu pai, mas não foi o que aconteceu.
Bom isso não muda o valor da história, que se você prestar atenção se parece com a história do Messias, só que Yeshua foi entregue pelo Pai ao sacrifício por amor de todos nós!
A Parashá termina com a descendência de Naor, irmão de Abraão, que gerou Betuel, pai de Rebeca que será esposa de Isaque.
A Haftaráh mostra a história de Eliseu e a viúva do profeta e Eliseu e a mãe estéril que teve um filho graças à profecia do profeta. Os dois textos mostram a fidelidade de D-us, sua misericórdia e como D-us honra as palavras e ações dos que são seus!
A Brit Chadashá fala do nascimento de Yeshua e de sua ressurreição, cumprindo a Promessa feita a Abraão a muito tempo, de que por ele D-us abençoaria todas as nações!
Amados, assim terminamos o estudo dessa semana! Lembro a todos que orem um pelos outros e que orem muito para não sermos enganados por palavras!
Ao ler e estudar todos os textos lembre-se de orar e pedir discernimento, pois podemos errar e não queremos ser ministrados por nada que nos afaste da fé no Messias! Não importa se os textos vem de mim, do seu pastor ou de um renomado escritor! Todos somos humanos e passíveis de erros! Que o Espírito Santo ministre os nossos corações e nos conduza no caminho da verdade!
Orem pela Igreja, orem pelos líderes, orem pelos irmãos e peçam a D-us misericórdia pelas nossas vidas!
D-us os abençoe! D-us tenha misericórdia de nós!