TALMIDIM DE YESHUA!

TALMIDIM DE YESHUA!

domingo, 30 de janeiro de 2011

PARASHÁ BESHALÁCH ( QUANDO ELE ENVIOU)

Shalom amados do Eterno,
Hoje continuaremos o estudo da Torah, pedindo a D-us que nos Abençoe e que nos permita que seu Santo Espírito nos conduza dentro de sua vontade, e que não haja engano aos nossos olhos e corações, mas o fluir da essência da sua palavra.
Nesse momento o povo de Israel havia saído triunfante do Egito, levando ouro, prata, vestes, armas e outros e D-us os conduzia. Diz à palavra que D-us não levou o povo pelo caminho da Filístia, pois o povo poderia ficar com medo da guerra e retornar ao Egito.
Observe que assim também é a nossa vida. D-us não nos envia por lugares que não estamos preparados e nem nós devemos achar que estamos e partir para qualquer guerra. Ás vezes queremos nos levantar contra aquilo que nos tenta e o combater de frente, mas apesar de armados com as armas do Espírito, não sabemos conduzir as coisas e acabamos derrotados. Assim como Israel, D-us nos ama e nos conduz por caminhos seguros. Fique atento a voz do Pai.
Moisés cumpre a promessa do povo feita a José antes de sua morte e leva os ossos dele para a terra prometida. Existe honra na vida de José, filho de Jacó.
Diz à palavra que na frente do povo ia uma coluna de fogo e uma nuvem. No deserto, o calor pela manhã é insuportável e o frio das longas noites da mesma forma. Esse povo ficou 40 anos no deserto protegidos por D-us em tudo! D-us ainda cuida dos seus filhos, basta você entender que a palavra ter não existe no vocabulário hebraico, e sim a palavra existir, portanto existe uma casa, existe um carro, existe o alimento para você e que te dá isso? O mesmo D-us que age em Israel! El Shaday, o D-us todo poderoso, ou ainda o D-us que nos amamenta!  Ele ainda cuida de nós!
D-us diz que conquistará ainda mais a glória à custa de faraó e conduz o povo a região de Migdol e Ball-Tz’fon para que faraó achasse que o povo estava sendo confundido e vencido pelo deserto, assim faraó viria contra o povo de Israel e D-us mostraria de uma vez por todas ao Egito que Ele é   D-us!
Ao ver o povo egípcio chegar, Israel treme de medo e começa a murmura contra Moisés, dizendo que ele os havia trazido para morrer ali e não havia dado ouvidos aos pedidos deles para os deixarem em paz. Moisés mostra sua fé e manda que o povo se acalme, pois hoje eles veriam D-us lutando por eles.
D-us pergunta por que clamavam a Ele. Manda Moisés ergue o cajado e mandar que o mar se abra. D-us envia seu anjo e sua nuvem para parte de trás do povo e durante a noite os egípcios não traspassaram contra Israel.
Ao amanhecer os egípcios partem contra Israel e adentram o mar. D-us os olha pela nuvem e o pavor toma conta dos egípcios que tem as rodas de suas carruagens destruídas, dando tempo para o povo de Israel terminar a passagem pelo mar. Os egípcios ao verem o olhar de D-us confessam que Adonai lutava pelo povo de Israel. D-us manda Moisés dar ordem ao mar e ele se fecha sobre os soldados. O povo vê os corpos na praia e louvam a D-us um cântico. Miriam, irmã de Moisés conduz as mulheres na adoração também. (leia esse cântico no capítulo 15, ele edifica a alma e mostra a grandeza de     D-us).
D-us conduz seu povo pelo deserto de Sur. No 3 dia o povo reclama e murmura por sede e eles chegam a Marah, onde tinha água, mas era amarga e não era possível consumir. Moisés clama a D-us e Ele manda que Moisés jogue uma madeira na água e assim ela se torna boa para consumo. Ali D-us diz: ”se vocês ouvirem com atenção a voz de Adonai, seu D-us, e fizerem o que Ele considera certo, prestarem atenção em seus mandamentos e guardarem as suas leis, Eu não os atingirei com nenhuma das doenças com as quais afligi os egípcios, pois Eu sou Adonai que cura vocês.” D-us ainda esta nos falando isso! Seja atento a voz do Pai. Após isso D-us os conduz a Elin, onde haviam 12 fontes de água pura e 70 palmeiras.
Depois disso D-us os conduz para o deserto de Sin, onde o povo começa a murmura pela falta de alimento. Moisés fala ao povo: “Vocês murmuram contra Adonai! Quem sou eu para vocês murmurarem contra mim?”. Assim ainda fazemos hoje sabia? A bíblia nos diz para não falarmos mal dos nossos superiores, autoridades, seja elas quais forem! Não murmure, pois no tocante, vocês podem estar reclamando daquele que os colocou ali, Adonai!
D-us promete mandar carne e pão do céu! Aleluia! Quantas vezes não é assim nas nossas vidas? Não vemos solução e de repente surge do nada a solução! Por isso eu afirmo, não é ter, é existir!
De tarde surge codornas de todas as partes e o povo se farta de carne. Pela manhã o povo se depara com algo parecido com uma farinha no chão e perguntam o que era aqui. Moisés explica que era pão do céu e que cada um poderia recolher pela manhã 1,89 litros por pessoa durante 5 dias e no 6 dia poderiam pegar dobrado, pois era véspera de Shabat (sábado). Somente no 6 dia se poderia guardar o pão, pois nos outros dias o que fosse guardado apodreceria. O povo rebelde ainda sim tenta estocar o que D-us por milagre os dava! Milagre não se estoca! Moisés se irrita com aquilo.
D-us mande que guarde 1,89 litros daquele pão chamado maná para servir de testemunho as gerações futuras.
D-us conduz o povo a Redifim e lá mais uma vez se queixa de sede. A rebeldia do povo era tanta que Moisés diz a D-us que o povo estava a ponto de o apedreja. D-us manda que ele pegue os líderes do povo, vá até o monte e bata com o cajado na pedra, e assim fluiria água. Moisés assim o fez. Ali foi dado o nome de massa e merivá, por causa da situação em que colocaram D-us a prova com discussões e provações, achando que Adonai não estava ali com eles.
Após isso covardemente, pelas costas, sem aviso Amaleque ataca Israel. Moisés manda Josué formar um exército e lutar contra esse povo. Moisés sobe ao monte e eleva suas mãos. Enquanto ele as mantinha no alto Israel prevalecia e quando as abaixava o oposto ocorria. Arão e Hur colocaram uma pedra para ele se sentar e seguraram as mãos dele no alto por todo o dia e Israel venceu a batalha. D-us manda que registre esse história e que Ele extinguiria Amaleque de toda a terra.
Moisés ergue um altar a Adonai, que é a bandeira, o milagre deles!
Assim D-us fez ao povo de Israel irmãos e hoje não vemos muitas diferenças, apenas circunstâncias diferentes! Ele é o mesmo e deseja habitar conosco, mas precisamos erigir a Ele um templo santo, digno para sua habitação! Paulo diz assim em coríntios, Vós não sabeis que sois templo do Espírito Santo?
Fique atento, pois D-us esta falando audivelmente entre nós e está próximo o dia em que ele vai requerer de nós aquilo que nos ensina. Seu amor é imensurável!
Que D-us te abençoe e te guarde! Oremos sempre uns pelos outros e pela igreja do Senhor e por Israel e pela paz a esse povo. Shalom!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário