TALMIDIM DE YESHUA!

TALMIDIM DE YESHUA!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

PARASHÁ BERESHIT (NO PRINCÍPIO).


A Toráh e a primeira parashá falam da criação, das obras do Senhor para construir o universo, a Terra e os seres viventes.
A Toráh significa ensinamento, e apresenta uma moral inabalável, que a diferencia de todos os livros de outras religiões assim como toda a palavra do Senhor, do início ao fim.
Em seu primeiro capítulo, Gênesis, o livro que se atribui ao profeta Moisés fala generalizadamente sobre os princípios da criação. O Eterno apenas lança uma Palavra e assim houve a luz! Sabemos que Yeshua é o Verbo, a Palavra, e que estava presente na criação.
Toda criação se faz de maneira organizada, com todos os elementos integrados e em total harmonia.
È importante a gente perceber que antes da criação dos astros não havia 24 horas na terra e que os astros foram criados para o homem perceber a mudança de dias, tempos, estações e outros.
O tempo foi criado para o homem, e o Eterno não se limita nesse tempo. Portanto não podemos afirmar o tempo em que foram criadas as obras de D-us! D-us não se limita a tempo, ele é Eterno!
È fundamental termos em mente que o calendário bíblico é o lunar! Ou seja, o dia começa ao por do sol e termina nele.
O Rabino Marcelo Guimarães nos ensina em suas pregações sobre algumas leis interessantes na criação.
Vejamos o exemplo das sementes. O Eterno diz “produza a terra erva verde” Se olharmos bem, o Eterno lança uma palavra a terra e ela produz a semente que possui todas as características bioquímicas da terra que a formou! A semente precisa da terra para crescer e viver!
Ou seja, para que haja criação a necessidade da ordem de D-us! Segundo, a criação tem a mesma estrutura do criador! Terceiro, a criação precisa do criador para se manter! Aleluia!
Assim se faz com os peixes, aves e animais!
Quando o homem é criado à ordem vem do Eterno, mas o veículo não é mais a terra ou a água, e sim o próprio D-us! Por isso temos sua natureza e precisamos do Eterno para Viver em plenitude!
Até aqui podemos dizer que o dia tinha 24 horas na terra, mas Adão e Eva eram eternos, pois não havia pecado no homem e, portanto não havia morte.
O segundo capítulo nos mostra o Eterno abençoando o Shabat, como dia de descanso de suas obras e nos mostra mais especificamente a criação do corpo humano, como veículo do espírito.
D-us manda o homem governar! Adão nomeia os animais!
A mulher é tirada de Adão, de sua costela e o Senhor nos mostra que ela será uma adjutora, uma auxiliadora do homem.
O Senhor deixa claro que não poderiam comer do fruto da árvore do  conhecimento do bem e do mau. Eva é enganada pela cobra!
Preste atenção como provavelmente Adão colocou um mandamento a mais na proteção de Eva em relação ao fruto proibido! Eva diz à cobra que não podia tocar nem comer! D-us diz a Adão que não podia comer!! Ele não fala nada a Eva até o momento da maldição!
 Importante observar que a cobra não manda  que ela coma a fruta, mas faz com que ela perceba a beleza do fruto, fazendo ela perceber a cobiça.
O nosso adversário age na nossa vida dessa maneira, fazendo com que a gente cobice o que não pode o que normalmente é a nossa fraqueza.
Eva e Adão ao comer o fruto atentam para suas almas que tomam as rédeas do homem, e de imediato sentimentos surgem como medo, rejeição, vergonha.......
Na viração do dia o Eterno vinha se relacionar com o homem. Observe ao por do sol como a natureza canta e se alegram através dos cantos dos pássaros, borboletas voando e animais eufóricos.
Ao encontrar com D-us, após tentarem se esconder do Onisciente, Adão tenta jogar sua culpa na mulher, como todo homem normalmente faz! A mulher diz que a serpente a enganou!
O Eterno amaldiçoa a cobra a rastejar pelo chão e a comer o pó! Eu nunca vi cobra comer pó! A palavra em hebraico ADAM que é o nome de Adão também que dizer terra. Portanto acho que talvez aqui possamos entender como o adversário comendo o fruto da nossa carne, ou seja, os nossos pecados e iniqüidades. Quer ver o adversário com fome? Evite pecar! Que tal essa campanha!!!
D-us faz a primeira profecia da vinda do Messias! Gn 3:15.
Ele amaldiçoa a mulher nas dores do parto e no que diz respeito ao seu desejo, ele será para seu marido que a dominará. Ao homem a maldição é em relação ao esforço para adquirir seu alimento!
A terra também é amaldiçoada e espinhos e acúleos nascem. A terra sofre desde então pelo pecado do homem.
O primeira expiação sacrifical é realizada por D-us ao matar os animais para fazer túnicas a Adão e Eva.
O Eterno expulsa o homem e a mulher do paraíso, pois agora o homem é como D-us e não pode ter mais acesso a árvore da vida, para que não seja eterna a maldade dele.
Adão e Eva têm filhos, Caim e Abel. Caim mata Abel após se revoltar, pois o Senhor não aceitou sua oferta carnal e aceitou a oferta de Abel que foi espiritual, conforme a lei que ele possivelmente ainda não conhecia, mas a tinha no seu coração.
O Eterno diz a Caim que ele poderia dominar o desejo do seu pecado, mas Caim se torna o 1º assassino e 1º nômade.
D-us coloca Sete no lugar de Abel e ele da continuidade a uma descendência justa. A geração de Caim continua mal, a ponto de na 7º geração Lameque se tornar um assassino e Enoque da geração de Sete ser arrebatado para D-us.
A conseqüência disso é que a geração de Sete subiu na arca através de Noé e não a de Caim.
Bom a palavra ainda diz que os filhos de D-us começaram a ter relacionamento com as filhas dos homens. Acredito que aqui se refere aos filhos de Sete com as filhas de Caim.
O Eterno limita a idade humana. Ele vê a maldade dos homens crescerem e se entristece, mas por misericórdia ele já prepara um escape para os justos, um protótipo de salvação através de um homem justo e isso nos leva para o nosso próximo estudo.
Que o Eterno possa nos ajudar por misericórdia a colocar Seus mandamentos em nossos corações, porque os que o amam guardam os Seus mandamentos!
D-us os abençoe e os guarde e os proteja de todo mau! Bendito seja o nome do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário