TALMIDIM DE YESHUA!

TALMIDIM DE YESHUA!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

PARASHÁ NÔACH (NOÉ)

Olá queridos do Eterno!

A parashá Nôach começa com as gerações de Noé e apresentando o mesmo como um homem justo!

Mais o que seria justo, justiça? Bom a própria Toráh pode nos responder! Justo/justiça segundo Dt 6:24-25 é guardar os estatutos e mandamentos do Senhor!

Noé apesar de não conhecer a Toráh, já guardava as leis de D-us em seu coração, semelhantemente a Abel e a todos aqueles que receberam depois de Yeshua a nova aliança de Jr 31:31, de que o Eterno colocaria sua Lei no nosso coração.

Apesar de Noé viver em um local cercado de iniquidade, mantinha-se fiel ao Eterno. Noé andava com   D-us!

Hoje não é diferente, vivemos cercados de maldade, mas podemos nos manter fiéis, graças ao Espírito do Senhor e ao entendimento que ele nos dá de sua Palavra. 

Noé era descendente da linhagem de Sete, aquela que se mantinha fiel ao Senhor!

O Eterno pede que ele faça uma arca e coloque 7 pares de animais puros e 1 par de animais impuros.

Noé demora 120 anos para construir a arca. Ele entra na arca com 600 anos. Então possuia 480 quando começou seu Chamado.

No dia 17 do segundo mês do ano 600 da vida de Noé, as forças que sustentam o mar foram rompidas. D-us fecha a porta da arca.

Por 40 dias e 40 noites a chuva cai sobre a face da terra. Os picos mais altos foram cobertos pela água e ainda mais 7 metros. Como exemplo coloco o Everest, que possui 8.848m.

150 dias as águas prevaleceram sobre a terra, depois disso D-us se lembrou de Noé.

17/07 do ano 600 de Noé a arca repousa sobre o monte Ararat, que possui 5.165m. 01/10 do ano 600 de Noé, os cumes dos montes começam a aparecer!

Noé solta um corvo, mas ele retorna! Depois disso Noé solta uma pomba, mas ela retorna! Mais uma vez ele solta uma pomba e ela volta com um ramo de oliveira no bico.

No dia 01/01 do ano 601 de Noé as águas secaram sobre a terra. No dia 27/02/ d ano 601 de Noé, eles saem da arca.

Após 1 ano na arca, chegando em solo, Noé faz um altar ao Senhor! Ele provavelmente agradeceu ao Eterno pela sua misericórdia, pois de toda terra, sua família era a única a possuir a vida. Os animais usados no sacrifício foram animais puros, é o que achamos e vemos na Toráh.

Toda vitória ou derrota tem que ter um altar ao Eterno! Se você vence, agradeça a Benção do Eterno, se perde, talvez aquilo fosse te fazer mau no futuro, ou não era a hora. A vontade do Eterno é boa, perfeita e agradável! Rm 12:2

D-us se alegra com o sacrifício e promete não amaldiçoar a terra por causa do homem. Ele deixa um sinal para lembrar, o arco-íris. O eterno ainda faz outra promessa, de que haveria frio e calor, inverno e verão, dia e noite enquanto durar a Terra.

O Eterno então libera o consumo de carne, desde que não fosse comido o sangue, pois a vida está no sangue. Ele condena o assassinato também, dizendo que cobrará o sangue pelo homem derramado.

Isso nos leva a At 15:20-21 onde Tiago revela aos gentios as regras iniciais de conduta cristã. Noé ainda não era judeu, visto que apenas depois de Abraão a linhagem judaica se formou, portanto era como gentio.
As regras impostas por D-us a Noé foram usadas por Tiago para nos mostrar o ínicio do caminho santo, portanto devemos obedecer essas regras.

São elas:


1. Creia em D-us - não adore ídolos (Reconheça que existe apenas um D’us)
2. Respeite a D-us e louve-O - não blasfeme usando Seu nome em vão. (Respeite o Criador)
3. Respeite a vida humana - não mate (Respeite a vida humana)
4. Respeite a instituição do casamento - não cometa atos sexuais imorais (Respeite a instituição do casamento)
5. Respeite os direitos e a propriedade dos outros - não furte (Respeite a propriedade alheia)
6. Respeite as criaturas de D’us (Respeite todas as criaturas)
7. Promova a justiça (Estabeleça tribunais de justiça)
                                                         
Após, Noé planta a 1º vinha e se embriaga com ela. Cam, ao ver o pai nu em sua barraca chama os outros irmãos para apreciarem a cena. Os irmãos cobrem o pai com todo respeito, sem se quer olhar para ele.

Ao acordar, Noé fica sabendo do fato e amaldiçoa Cam! Nesse ponto alguns estudiosos acreditam que Cam fez alguma imoralidade com o pai, por isso a maldição!

Dos filhos de Noé, Cam deu origem aos:

Cananeus, Egípcios, Filisteu, Hititas e Amorreus. (África)

Jafé deu origem aos:

Gregos, Tácios E Citas. (Europa)

Sem, de Semitas, deu origem aos:

Hebreus, Caldeus, Assírios, Persas e Sírios. (Oriente Médio).

Dai entramos na história da torre de Babel(Babilônia), onde os homens, que falavam um idioma, resolveram criar uma torre que chegasse aos céus, monumento em honra deles mesmos, para que todos pudessem ver sua maravilha.

O Eterno desce e olha para aquilo e diz não haveria restrição ao que o homem intentassem fazer e que Ele confundiria os homens e os espalharia. Por isso o nome Babel que significa confusão!

A parashá termina com a descendencia de Sem que gera Tera, que gera Abraão.

Tera, pai de Abraão sai da terra de Ur dos caldeus levando consigo Abraão e sua esposa Sarai, Ló que era filho de Harã, irmão de Abraão que havia morrido, e vai em direção a Canaã.
Eles resolvem morar na cidade de Harã e ali morre Tera.

Bom amados de D-us, assim terminamos mais um dia de estudo!
Mais uma vez e sempre quero dizer que devemos orar ao Eterno e pedir que ele nos mostre o caminho correto! Todos podem errar e nós, como um devemos seguir juntos, um ajudando o outro, para que cheguemos juntos aos pés do Senhor!

D-us os abençoe e os guarde, faça resplandescer o Seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti! Que o Eterno te abençoe e te guarde e te dê a Shalom!
Amo vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário