TALMIDIM DE YESHUA!

TALMIDIM DE YESHUA!

domingo, 30 de janeiro de 2011

PARASHÁ BÔ ( VAI)

SHALOM AMADOS DO MESSIAS YESHUA!
Hoje estudaremos a porção Bô que significa (Vai).
Após a praga da chuva de pedras o Egito encontrava-se arruinado, destruídas, casas, plantações, animais, muito havia se perdido e D-us avisa a Moisés que Ele havia endurecido o coração de faraó e que isso era para testemunho em Israel de como D-us zombou dos egípcios, mostrando um pouco do seu poder maravilhoso.  Segundo o Rabino Marcelo Guimarães D-us julgou aqui as deusas Ísis e serafís, consideradas responsáveis pela colheita.
No versículo 2b Ele diz: “ para que saibais que Eu sou o Senhor”. Aqui no original é declarado mais uma vez o nome de D-us (YHVH), que significa ser, estar, tornar-se. D-us pode ser o que quiser! Ele era conhecido como El Shadái, (D-us todo poderoso ou D-us que amamenta), mas agora revelava mais uma vez seu santo nome.
Moisés vai até faraó e diz que D-us enviará uma praga de gafanhotos que terminaria de destruir tudo o que sobrou de verde e alimentos na terá do Egito. Moisés vai embora e os oficiais de faraó pedem desesperados a faraó que deixe aquele homem ir embora com seu povo para adorar ao Senhor, pois o Egito já era arruinado. Faraó chama Moisés e pergunta quem deveria ir adorar a D-us e ele responde que todos. Faraó não gosta da resposta e só aceita que vão os homens, deixando assim um laço de retorno deles ao Egito.
Cuidado nesse ponto, não deixe laços que vão te levar ao pecado. Quando for destruir o mau, destrua todos os caminhos que te levaram de volta ao erro.
Sendo assim Moisés faz a vontade de D-us e levanta seu bastão. D-us sopra um vento por um dia e uma noite e assim no dia seguinte chegam os gafanhotos e destroem tudo. Faraó mais uma vez falsamente arrependido pede perdão e Moisés ora a D-us que retira a praga.
D-us manda Moisés levantar o cajado e lança escuridão sobre o Egito. Segundo o Rabino Marcelo Guimarães D-us julgou aqui o deus rá, responsável pelo sol.
 Por 3 dias nada se via no Egito, ao ponto das pessoas não se mexerem, ou saírem dos lugares onde moravam, porém em Gosém havia luz nas casas dos israelitas. Faraó manda chamar Moisés e diz que ele poderia ir, mas ficariam os rebanhos, tentando ainda sim manter o laço de retorno. Moisés avisa a faraó que os rebanhos eram sacrifícios ao Senhor e que não poderiam deixar pra trás, já que ao sabiam a oferta que seria pedida por D-us. Faraó não aceita e ameaça Moisés dizendo que não queria mais ver o rosto dele, caso isso acontecesse seria a ultima vez. Moisés como sabia que D-us estava para tirar o povo dali disse que faraó havia dito bem e realmente eles se verão para anúncios de pragas mais uma vez.
D-us revela que traria ao Egito a ultima praga. Ele manda Moisés avisar ao povo que pegasse com os egípcios artefatos de ouro e prata. D-us fez com que os israelitas encontrassem favor dos egípcios que deram tudo o que foi pedido.
Moisés vai diante de faraó e ardendo em ira diz que a meia noite D-us passará pelo Egito e matará todo primogênito daquela terra, desde o homem mais importante até o animal, mas dos israelitas nada será tocado, pois Ele havia feito separação entre esses povos. E após isso os oficiais egípcios se prostrarão ao Senhor e implorarão que Israel se retire. Moisés sai da presença de faraó que ainda tinha o coração endurecido por D-us ainda que ele tivesse visto todas as maravilhas que o Senhor havia feito no Egito.
A ira não é pecado, assim diz a palavra: "Irai-vos, mas não pequeis, não se ponha o sol sobra a vossa ira, nem deis lugar ao diabo" (Efésios 4: 26).
 A ira não é pecado, mas pode produzir o mesmo. Yeshua derrubou as bancas no templo, na sua casa, mas não pecou! A casa era dele, ele tinha o direito. Mas cuide para que a ira não te faça pecar!
Essa questão é muito difícil de ser entendida....por que D-us endureceu o coração de faraó? Faraó então não é culpado?
Bom o livro de Romanos diz que D-us faz vasos de honra e também vasos de desonra. Deixo aqui a MINHA OPINIÃO, de que D-us realmente pode criar homens para esse propósito, mas acredito que Ele sabe que o coração do homem pensa muito antes dele agir. D-us esta na eternidade, vendo passado, presente e futuro. Ele deu muitas oportunidades para faraó, mas Ele sabia que faraó não aceitaria... Agora, mesmo assim eu não questiono D-us! Ele pode criar o que quiser, para honra ou desonra, assim como você pode criar algo para destruição, como um barco de papel lançado em uma catarata, mas não se questiona que Ele apresenta sua misericórdia renovada a cada manhã e que as oportunidades aos homens são muito mais que as estrelas do céu.
D-us começa a revela a Páscoa, a verdadeira sem paganismos de ovos de páscoa e coelho, que significa “passar por cima”, a preparação do povo para a remissão da escravidão. Por isso Yeshua é nossa páscoa, pois ele nos tirou da escravidão também, só que do pecado!
D-us manda que aquele seja o 1º mês do povo israelita. Ele ordena que no dia 10 cada família tome um cordeiro, ou se a família for pequena que tome um cordeiro com seus vizinhos. Esse cordeiro deverá ser sem mancha, defeito, e deverá ter 1 ano. Esse cordeiro deveria ser cuidado até o dia 14, onde seria imolado no crepúsculo e com galhos de hissopo deveriam passar o sangue nos umbrais e vergas das portas. Não deveriam sair de suas casas. Deveriam comer a carne assada no fogo apenas, nada de cozinhar ou comer cru. Deveriam acompanhar pães sem fermento e ervas amargas. Nada deveria sobrar do cordeiro e caso sobrasse deveria ser totalmente queimada. Eles deveriam comer prontos para viajar as pressas, pois era páscoa (saída, passar por cima) do Senhor.
Naquela noite o Senhor passará pelo Egito e julgará os deuses deles. O sangue nas portas será por sinal ao Senhor, e vendo o sangue ele não executará juízo sobre Israel e não permitiria que o destruidor fosse contra seu povo. Porém sobre o Egito ele assim faria.
Esse dia será celebrado por ESTATUTO PERPÉTUO pelo povo de Israel, como memorial da Páscoa.
Por 7 dias comerão pães sem fermentos e no 1 dia tiraram tudo que contem fermento de suas casas.  Se comerem algo com fermento serão expulsos do povo.  No 1 e 7 terão santa convocação e não trabalharão.
A festa dos pães sem fermento também guardarás como santa convocação. Moisés passa esses estatutos aos anciãos do povo e avisam para passar aos seus filhos e quando eles perguntasse eles deveriam dizer que era um rito para lembrar que D-us passou por cima das casas de Israel e feriu o Egito. O povo adora a D-us!
A meia noite D-us cumpre a 10º praga e mata todos os primogênitos do Egito. Houve grande clamor e choro no Egito e faraó despede o povo e pede a benção. O povo do Egito se confundia com o povo de Israel, tentando expulsar o povo, com muito medo de morrer. O povo pegou as massas de pães e enrolou suas coisas para partir. Como D-us ordenará eles pediram ao povo do Egito objetos de prata e ouro e recebiam graças ao favor que D-us os dava.
Saíram do Egito após 430 anos de escravidão 600 mil homens fora crianças e mulheres. Muitos não israelitas saíram junto com o povo. Essa noite é comemorada a páscoa em honra do Senhor.
Essas são as ordens para páscoa:
Nenhum estrangeiro comerá dela. Se quiser comer deverá ser circuncidado. O escravo comprado deverá ser circuncidado.
Não quebrareis nenhum osso do carneiro e o comerás em suas casas, sem sair delas.
Aqui ainda tenho duvidas, pois lendo Efésios 2,( graças a um querido irmão que me ajudou com esta duvida, louvado seja o nome do Senhor pela vida do Dc. Marcondes), vemos que por Yeshua fomos unidos ao povo de Israel e as promessas. Portanto por sermos circuncisos de coração podemos comer desta refeição e louvar ao Senhor. Que D-us nos ajude e nos corrija se estivermos errados.
 D-us pede que se consagre a Ele todo o primogênito, os mesmos poupados na 10º praga. Ele relembra que devem comemorar a páscoa e pães sem fermento na terra prometida.
 Dos primogênitos, resgate poderia ser feito trocando um jumento por um cordeiro. Caso não fosse assim ele deveria ser morto. D-us requeria os machos e os animais puros eram sacrificados. Os filhos eram resgatados por um valor em prata. Quando os filhos de Israel perguntassem sobre esse resgate e sacrifico o povo deveria responder que D-us agiu contra os primogênitos do Egito e poupou Israel, assim eles faziam a entrega em honra e agradecimento ao Senhor.
Bom queridos assim terminamos esse estudo, orando que D-us nos abençoe nos guarde e nos encha de seu Espírito. Que a paz de D-us esteja sobre nós! Louvem ao Senhor da terra! Louvem ao nosso Messias Yeshua! ALELUIA!

Um comentário:

  1. Shalom !

    Só queria deixar também uma colaboração , dizendo que nós celebramos a Páscoa ,sendo gentios , porque também fomos enxertados na Oliveira , Israel ( Rm 11)e sendo assim , fazemos parte dessa Oliveira pelo enxerto , graças ao Sangue do Messias !!!

    ResponderExcluir