TALMIDIM DE YESHUA!

TALMIDIM DE YESHUA!

domingo, 6 de março de 2011

PARASHÁ KI TISSA (QUANDO REALIZAR)

Shalom amados do Eterno D-us,

Hoje continuaremos a estudar a Torah, partindo para o trecho final da conversa de D-us e Moisés no monte Sinai, onde o Eterno está mostrando de que modo deveria ser o tabernaculo, onde Ele moraria no meio do povo de Israel.

D-us diz a Moisés que quando fosse realizado um censo, cada pessoa maior de 20 anos deveria pagar uma oferta para expiação da vida, para evitar que uma praga assolasse o acampamento. Cada um deveria pagar 5,6 gramas de prata, não cabendo ao pobre pagar menos e nem ao rico pagar mais.
Que ensinamento temos acima não? Quantas vezes vamos vender nossos produtos e alteramos os preços por se tratar de um homem rico, ou abaixamos o preço pela misericórdia ao próximo... Quando estipular um preço para algo, seja justo e não o mude, pois se você abaixa o preço para o pobre, como seria para o rico? Você abaixaria? Seja misericordioso sim, mas não injusto! Desconto é desconto e serve para qualquer um!
O dinheiro arrecadado deveria ser empregado no serviço da tenda.
D-US ensina a Moisés como fazer a bacia de bronze, que deveria ser colocada entre a entrada da tenda e o altar de sacrifício. Ali Arão e seus filhos deveriam lavar as mãos e pés antes de entrar na tenda ou quando fosse sacrificar no altar. Esse era um mandamento perpétuo e ensina pureza e higiene.
D-us da a exata medida para a fabricação do óleo da unção, que deveria ser usado para ungir Arão e seus filhos e todos os objetos da tenda, para que tudo se tornasse sagrado e tudo que tocasse neles também. Adonai deixa claro que todo aquele que usasse esse óleo fora das suas ordens e para outros fins deveria ser eliminado do povo.
Da mesma forma Ele ensina sobre a fabricação do incenso que era colocado no altar de incenso, de frente a cortina do lugar santíssimo. Ele deveria ser salgado, puro e sagrado. A mesma ordem é dada sobre aqueles que usarem o incenso fora dos propósitos especificados por Adonai.
D-us separa Bezalael para a construção dos objetos do tabernaculo e coloca nele o Seu Espírito, com sabedoria, entendimento e conhecimento sobre todas as espécies de trabalhos de arte. Ele também aponta Aoliabe como ajudante de Bezalael e capacita todo artesão do acampamento de Israel, para fazer tudo como foi dito a Moisés no monte.
Agora D-us fala sobre a guarda do sábado, onde o povo deveria descansar nesse dia, assim como Ele descansou na criação do mundo. Ele deixa bem claro que esse era um Sinal entre Ele e Israel de que eles eram um povo separado para Ele. Ninguém deveria trabalhar nesse dia.
Aqui EU, JULIANO vou deixar uma opinião sobre o assunto:
Todos sabem que eu sou um defensor da guarda do sábado, que acredito que o sábado deveria ser um dia de total entrega ao Senhor, um dia de festa e tudo mais, mas nossa sociedade vive o sábado como dia normal e separa o domingo. Se você pode guardar o sábado, faça isso e você verá D-us muito mais perto de você, mas se você é obrigado a trabalhar, por força de contrato, ore ao Senhor e peça a Ele se for da vontade Dele, para que você possa trabalhar em outro lugar, de maneira que possa guardar o sábado.
O sábado é um assunto que requer um texto só pra ele, mas quero que tenham em mente que é o 4º mandamento e deixo um texto aqui para vocês refletirem se quiserem. Isaías  56:4-7.
Após isso D-us entrega as placas da lei para Moisés, escritas pelos seus próprios dedos.
O povo via que Moisés estava demorando e foram até o líder Arão para pedir que este fizesse para eles um deus,  para que eles o seguissem. Arão pede os brincos de ouro de suas esposas e faz um bezerro de ouro, que é anunciado como o deus que tirou Israel do Egito. Arão fez um altar e anunciou festa para o dia seguinte. No dia seguinte Ofereceram sacrifícios e comeram e beberam, se entregando a folia.
D-us manda que Moisés desça rápido, pois o povo havia se afastado do caminho dele muito rapidamente e estavam se entregando a um ídolo. D-us diz que aquele era um povo teimoso e que era para Moisés ir e o deixar a sós, que sua ira se acenderia e Ele eliminaria aquele povo e faria de Moisés uma grande nação. Moisés intercede falando sobre os Egípcios, que certamente falariam que D-us tinha tirado aquele povo de lá para o julgar no deserto e que Ele havia feito uma promessa aos patriarcas (Abraão, Isaque e Jacó). D-us retorna de sua ira.
Moisés desceu correndo a montanha e encontrou ali Josué, que relatou um barulho de guerra no acampamento, mas Moisés diz que aquilo era barulho de canto.
Moisés ao chegar e ver a festa e a adoração ao bezerro se ira e quebra as placas das leis, pega o bezerro, derrete em fogo, mói o restante e o espalha nas águas e assim fez o povo beber daquela água. Ele chama Arão e pergunta como o povo pode fazer com que ele cometesse tamanho pecado e Arão conta a ele a história do pedido para fazer um deus.
Vendo que o povo havia perdido o controle e que aquilo se tornaria zombaria de seus inimigos, Moisés parou a frente da entrada do acampamento e gritou para que quem fosse de Adonai que fosse até ele. Os levitas foram até ele. Ele deu uma ordem de D-us, para que eles matassem os seus próprios irmãos, vizinho e amigos, de um lado ao outro do acampamento, aqueles que estavam certamente na zombaria. Assim fizeram os filhos de Levi e ali morreram 3 mil homens. Assim disse Moisés “consagrem-se hoje para Adonai, pois cada um de vocês está contra seu parente, a fim de trazerem hoje uma benção sobre si mesmos”
No dia seguinte Moisés avisa ao povo que irá falar com Adonai e pedir perdão pelos pecados deles, e lá em cima do monte ele coloca sua salvação no lugar da do povo, pois pede que se D-us não perdoasse o povo que Ele riscasse do livro o nome Moisés.
D-us avisa que os que pecarem contra ele, esses teriam o nome riscado do livro. D-us manda que Moisés leve o povo para onde Ele mandasse e que um anjo iria na frente deles, mas que o dia da punição chegaria e os pecadores seriam cobrados. Assim aconteceu! O povo recebeu uma praga por causa do bezerro.
D-us manda Moisés levar o povo em direção a Canaã, e diz que mandará um ano a frente deles, cuja missão era expulsar os povos daquela terra, mas em contra partida Ele não iria com o povo, pois poderia matar-los nos caminho devido a teimosia deles.
O povo ao saber da notícia ficou triste e retirou seus enfeites. Adonai mandou Moisés dizer ao povo que retirasse seus enfeites até que Ele decidisse o que faria com o povo.
Moisés armou uma tenda fora do acampamento e a chamou de tenda do encontro, onde quem quisesse consultar Adonai deveria se achegar. Quando Moisés ia a tenda todos ficavam em frente de suas tendas observando. Quando Moisés chegava, uma nuvem descia até a entrada da tenda e todos os que viam se ajoelhavam. Quando Moisés saia a nuvem subia. Josué ficava sempre dentro da tenda.
Aqui uma informação importante: D-us falava com Moisés face a face, como um amigo! Creio que este é o nosso desejo, sermos amigos de D-us e se relacionar com Ele face a Face. Aqui não é rosto a rosto, pois D-us falará mais a frente em 33:20 que nenhum mortal pode ver seu rosto e sobreviver, portanto o relacionamento existia, mas era entre a presença de D-us, em Espírito e sobre a foram de uma nuvem, falando frente a frente.
Moisés agora mostra sua ousadia, bem diferente daquele Moisés do inicio, tímido, medroso e de difícil fala. Ele fala com Adonai e diz que D-us o mandou levar aquele povo, mas ainda não havia mostrado quem iria a frente deles. Ainda assim D-us o chamava pelo nome e encontrava favor em seus olhos e por isso Moisés intercede pedindo por Israel, como continuação da nação escolhida e pede que D-us o mostre os seus caminhos, para que ele continue encontrando favor aos olhos de Adonai. D-us pede que ele se tranqüilize, pois o próprio D-us iria com eles. Moisés então diz que se a presença de D-us não fosse com eles, eles não deveriam sair, pois essa era a única forma de todos saberem que ele e Israel encontraram favor aos olhos de Adonai e isso era o que distinguia eles de outros povos.
Forte isso! O que te distingue de outros povos é a presença de D-us nos seus caminhos, ou melhor é você andar nos caminhos dele, pois Ele contigo te leva por esse lindo vale!
D-us então diz a Moisés que fará o que ele pediu e que realmente ele encontrou favor aos olhos de D-us. Então Moisés ousadamente pede para ver a glória de D-us! D-us diz que fará Moisés ver toda a sua bondade passar por ele e anunciaria o seu nome sagrado diante dele.
D-us diz que usara de favor com quem Ele quiser e de misericórdia com quem Ele quiser! Portanto não se assuste em ver algumas pessoas fazendo e acontecendo e nada acontecendo com elas, certamente D-us tem um plano na vida deles, ou apenas deseja ter misericórdia deles! D-us é D-us e sua vontade é boa perfeita e agradável!
D-us anuncia a Moisés que apenas o rosto dele não poderá ser visto, pois era impossível um humano ver e permanecer em vida. D-us passaria com sua glória e Moisés seria colocado em uma fenda e seu rosto tapado pelas mãos de D-us! Quando D-us passasse, Ele retiraria a mãos e Moisés veria suas costas.
D-us manda Moisés cortar duas tabuas como as antigas que ele havia quebrado, pois Ele escreveria novamente. Ninguém deveria estar na montanha, nem animais.
 Então na montanha D-us desceu em uma nuvem  e anunciou seu nome sagrado ([NÂO PRONUNCIE EM VÂO! LEMBRE-SE DO 3º MANDAMENTO POR FAVOR]: YUD –HEV _VAV-HEH) e anunciou a Moisés:
Deus é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade;
que usa de beneficência com milhares; que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração.
Moisés então se prostrou e pediu que D-us perdoasse Israel e que fosse com eles em direção a terra prometida.
D-us diz que fará uma aliança, que os povos verão as maravilhas que Ele iria fazer por intermédio daquele povo. Eles não deveriam fazer alianças com o povo que Ele iria expulsar da terra, pois isso seria uma armadilha para eles. Em vez disso era para eles demolirem os altares dos deuses desse povo e não se prostrar diante desses deuses, pois D-us era zeloso (ciumento em bom sentido da palavra). Esses povos os fariam servir a outros deuses, dando filhas e filhos para se casarem com os do povo de Israel, os levando para a adoração ilícita!
Essa parte é importante nos dias de hoje! Cuidado com as suas amizades, com as suas alianças! É sempre um amigo do mundo que te leva de volta paras as orgias do mundo! Israel havia Saído de uma nação extremamente pagã e agora poderia ser induzida a voltar ao paganismo. CUIDADO!
Eles não deveriam fazer ídolos de metal! Eles deveriam guardar a festa de pão asmos (sem fermento) durante os 7 dias no 1 mês, pois era lembrança do mês em que saíram do Egito.
Todo primogênito, do gado e do rebanho era do Senhor! O resgate de um jumentinho era um cordeiro. Caso não se fizesse o resgate, deveria quebrar o pescoço do animal. O resgate dos 1 filhos também deveriam ser feitos.
Descanse no 7º dia, mesmo em tempo de colheita. Guarde a festa da colheita(pentecostes), trazendo os 1º frutos da colheita de trigo ao Senhor!
Três vezes ao ano todos deveriam comparecer diante do Senhor, nas festas, sem preocupação, pois Ele expulsaria o povo da terra e a manteria segura nas festas. Não se deveria queimar sangue com uso de pão fermentado no sacrifício. O sacrifício da Páscoa deveria ser comido no mesmo dia.
Leve as melhores primícias de sua terra para a casa de Adonai. Não cozinhe o cabrito no leite de sua mãe! (Não maltrate o animal que vai comer, como alguns que comem o animal vivo, aos poucos, vendo este sofrer).
Moisés ficou ali com D-us 40 dias e noites e escreveu(Moisés) a mando de D-us os termos da aliança entre Ele e Israel. Na tábua D-us escreveu os 10 mandamentos.
Quando Moisés desceu com as tábuas, ele não percebeu que seu rosto brilhava, resultado da conversa com Adonai e isso causou medo em Arão e no povo, mas Moisés chamou primeiro Arão e os líderes e os anunciou as palavras de D-us e depois para o povo. Moisés então cobriu seu rosto com um lenço e o retirava na presença de Adonai, mas quando ia falar ao povo e seu rosto brilhava ele colocava novamente o lenço.

Bom amados essa Parashá foi bem extensa, mas acredito que nos edificou em muito! Por favor, eu Imploro a D-us que os mantenha no caminho dele e imploro a vocês que lêm esses relatos que busquem mais e mais do Senhor! Precisamos Dele para surportar tanta imundice nesse mundo! Busquemos santidade e clamemos a Ele, e Ele nos ouvirá e se apresentará a nós! Continuemos orando uns pelos outros e prosigamos na fé no nosso Messias Yeshua!

Shalom! Amo vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário