TALMIDIM DE YESHUA!

TALMIDIM DE YESHUA!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

SHACHARIT - A ORAÇÃO DA MANHÃ

Shalom amados,

Shacharit é como é chamada a oração relizada pelos judeus pelas manhãs. È um maravilhoso momento onde se recita bençãos de agradecimento ao D-us todo poderoso. Apesar de ser um ritual que pode se tornar mecânico, feito de maneira correta e colocando sua fé no Messias se torna um grande momento na presença de D-us!

Vou tentar explicar as partes dessa oração, e peço a D-us que me ajude e me abençoe, para que esclareça da melhor maneira possível para abençoar as vidas de vocês.

O primeiro ciclo de orações são referentes ao agradecimento pela devolução de D-us da sua alma, pela permissão de estar vivo,  ao acordar pela manhã,  e por D-us nos fazer tão perfeitos. Querido o fato de você acordar toda manhã é um milagre.

Em sequência vemos as bençãos da manhã.

Logo após vemos a Sh´ma Israel, que a a base da fé judaica, mandamento ao povo de Israel e herança para nós, pois fala de fé, educação e maneiras de não se afastar do nosso D-us!

As palavras veahavtá, Vayomer são as palavras que iniciam a 2º e 3º parte da oração Sh´ma e significam "e amarás" e " "e disse."
De acordo com Nehama Leibowitz, quando a Torá registra um diálogo e quer indicar uma mudança no alto-falante, ele faz isso por meio da palavra vayomer. Ou seja, um chamar atenção, um elevar a voz.

Adon Olam é um poema judaico tradicional, cuja autoria e data de composição são ignorados.

Amidá é a oração central da liturgia judaica. A palavra significa "estar de pé", visto que se diz a oração de pé, olhando na direção de Jerusalém.
É composta por 19 bençãos, porém coloquei apenas 18, por que uma dessas bençãos, conhecida como benção dos hereges, não é entoada por aqueles que não pertencem ao judaísmo, pois ela fala contra aqueles que seguem o caminho.
Ela surgiu contra os saduceus, mas pós - Messias ela foi adaptada para os judeus messiânicos e cristãos.
Para melhor entendimento desse assunto baixe o Sidur, que é o livro de orações dos judeus, que colocarei no próximo post e lá encontraram um belo artigo escrito pelo teólogo Igor Miguel.

Alênu significa "sobre nós",  ou "que é nossa obrigação louvar ao Senhor" e é o final do serviço da manhã.

Bom amados eu tentei explicar mais ou menos esse serviço e estou colocando aqui nesse post uma forma simplificada, só em portugues da Shacharit, para aqueles que sentirem vontade de fazer essa oração poderem baixar.

BAIXAR SHACHARIT PORTUGUES

Que D-us abençoe fortemente a suas vidas! Santidade ao Senhor! Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário